Escola de Formação e Criação do Ceará

foto-te-pinheiro-baculejo-43

Coletivo Riddims leva montagem desenvolvida na Porto Iracema das Artes à Mostra Internacional de Teatro de São Paulo

foto te pinheiro baculejo 43

“Baculejo”, espetáculo do projeto Riddims na MOPI 7 – Dança (Fotos: Té Pinheiro)
O coletivo cearense Riddims, com o espetáculo “Baculejo”, marca presença na Mostra Internacional de Teatro de São Paulo (MITsp), um dos eventos mais importantes do mundo das artes cênicas contemporâneas.

 

O coletivo cearense Riddims, referência na pesquisa do Dancehall e de suas conexões com as narrativas periféricas e afro-indígenas, conquistou mais um espaço de destaque no cenário teatral. Com o espetáculo “Baculejo”,desenvolvido em 2019 no Laboratório de Dança da Porto Iracema das Artes – Escola de Formação e Criação do Ceará, que integra a Rede Pública de Equipamentos da Secretaria de Cultura do Estado (Rece), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) – o grupo participa da Mostra Internacional de Teatro de São Paulo (MITsp), que reúne artistas nacionais e internacionais em uma programação voltada para o intercâmbio cultural e o pensamento crítico sobre as artes cênicas contemporâneas.

A obra passeia pelos limites de celebração e enfrentamento por meio da dança, do canto e da poesia, a partir das  raízes na trajetória do Riddims dentro da Escola Porto Iracema das Artes. Durante o percurso no Laboratório de Dança , o coletivo aprofundou sua pesquisa sobre o “Dancehall”, dança urbana jamaicana, como uma ferramenta de resistência e permanência no cenário artístico, além de explorar as relações entre corpo, identidade e ancestralidade, traçando paralelos entre práticas espirituais afro-indígenas e do movimento de resistência das periferias. 

 

Uma trajetória cultural e espiritual

Desde sua fundação, o Riddims tem trabalhado para afirmar as danças urbanas como expressões artísticas legítimas e potentes dentro do teatro contemporâneo. Ao longo dos anos, o grupo consolidou uma linguagem própria, que une o corpo à memória e às vivências.

Em 2019, o grupo participou do Laboratório de Dança da Porto Iracema, experiência que proporcionou  expandir as pesquisas sobre as conexões entre as ancestralidades, a espiritualidade e as práticas culturais periféricas. O ano foi determinante para o aprimoramento do grupo, principalmente pela participação na sétima Mostra de Arte Porto Iracema (MOPI) com o espetáculo “Baculejo”, na qual  os artistas exploraram a fusão entre o sagrado e o profano, o cômico e o trágico, utilizando a festa como um dispositivo de pesquisa.

O espetáculo traz à cena uma subversão da lógica colonial, modificando a violência histórica para manter vivo o ato de sonhar. Essa abordagem foi aprimorada com as mentorias e o suporte do Laboratório de Dança da Porto Iracema, que ofereceu um ambiente fértil para experimentação e trocas com outros artistas e pesquisadores.

 

Do Ceará para um dos maiores festivais de teatro do Brasil

O reconhecimento do trabalho do Riddims culmina agora na participação na Mostra Internacional de Teatro de São Paulo (MITsp), na qual  “Baculejo” se insere em um contexto maior, dialogando com produções nacionais e internacionais que questionam estruturas de poder e reafirmam a arte como território de luta e expressão. O espetáculo reforça a importância das narrativas periféricas no cenário artístico e mostra como a dança e o teatro podem ser ferramentas de transformação.

A presença do coletivo cearense na MITsp reforça a potência do teatro periférico e a capacidade das danças urbanas de se afirmarem como expressões legítimas dentro do cenário artístico atual, representando não apenas o reconhecimento de um trabalho consistente, mas também a ampliação de espaços para corpos e vozes historicamente marginalizadas.

O espetáculo “Baculejo” reafirma que arte e resistência caminham juntas e que a periferia segue ocupando e ressignificando esses espaços com potência e identidade.

 

Sobre os Laboratórios de Criação

São espaços de experimentação, pesquisa e desenvolvimento de projetos culturais em cinco linguagens: Artes Visuais, Cinema, Dança, Música e Teatro. Funcionam em regime de imersão, por meio de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno das propostas previamente selecionadas. Os artistas recebem orientação de tutores e tutoras, que conduzem à qualificação dos projetos por meio de orientações individuais, além de oficinas, palestras e masterclasses pelo período de sete meses. Durante esse tempo, os artistas selecionados recebem ajuda de custo para que possam se dedicar integralmente ao desenvolvimento de suas propostas.

 

Serviço

O quê: Apresentação do grupo Riddims com o espetáculo “Baculejo”

Onde: Mezanino do SESI em São Paulo

Quando: 22 e 23 de março, sábado e domingo

Horário: 15h e 19h

Ingressos a venda no site do MITSP

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Conan Peixoto (estagiário) com supervisão e edição de Gabriela Dourado (jornalista) | Publicado em 24 de março de 2025