Escola de Formação e Criação do Ceará

karim

Cineclube Âncora exibe os primeiros curtas-metragens de Karim Aïnouz

Na próxima terça-feira (25), às 19h, o Cineclube Âncora recebe o cineasta cearense Karim Aïnouz para a exibição de seus curtas-metragens “Seams” (1993), “Paixão Nacional” (1994) e “Hic Habitat Felicitas” (1996). As obras marcam os primeiros passos do cineasta e tutor do Laboratório de Cinema da escola Porto Iracema das Artes. Após a exibição dos filmes haverá debate com Karim. A entrada é gratuita e aberta ao público.

O Cineclube Âncora tem curadoria de Kamilla Medeiros e Arthur Gadelha, que foram alunos do Porto. Os filmes integram o ciclo semestral do Cineclube, que convida cineastas nascidos no Ceará para compartilhar suas obras e debatê-las como parte da história do audiovisual cearense. Em agosto, o cineclube exibiu “Clarisse ou alguma coisa sobre nós dois” (2016), com participação do diretor Petrus Cariry e o crítico de cinema Diego Benevides. O ciclo segue até novembro.

De “Madame Satã” (2002) à “Praia do Futuro” (2014), último lançamento comercial de Karim, as provocações afetivas da relação entre ambientes e personagens, com ênfase na reflexão sobre o corpo e a figura masculina, já estavam explícitas nos primeiros curtas-metragens do diretor. Nesta sessão de setembro, o Cineclube vai resgatar o cinema ficcional e documental de Karim, assim como as sensações que impulsionaram o processo criativo do diretor ao longo da carreira.

Sobre o Cineclube

Exibição de filme seguido de debate entre convidados e público, o Cineclube Âncora nasceu como iniciativa espontânea dos alunos dos percursos básicos de audiovisual 2017 do Porto Iracema das Artes. Em parceria com a Escola, exibições são realizadas mensalmente e abertas a todos os cinéfilos de Fortaleza.

Sinopses dos filmes

Seams (1993)

Um olhar sobre as atitudes em relação a gays e lésbicas no Brasil, como visto em entrevistas com a família do diretor.

Paixão Nacional (1994)

Um jovem brasileiro tenta fugir de seu país. À medida que ele congela até a morte, suas memórias agonizantes das hipocrisias sexuais de sua terra natal, entrelaçadas com a impressão turística de que o Brasil é um paraíso superexplorado, proporcionam um olhar sombrio para a vida de um homem gay.

Hic Habitat Felicitas (1996)

Um conto sobre sexualidade no colonialismo. Mathias, um viajante europeu, passa por uma cidade da costa, abaixo do Equador, e implode a rotina daqueles que encontra. Nas suas próprias palavras: “A tonalidade de pele deles me atrai como um abismo”.

 

 

 

Serviço
O quê: Cineclube Âncora: exibição e debate de curtas-metragens de Karim Aïnouz – Seams (1993), Paixão Nacional (1994) e Hic Habitat Felicitas (1996) – Sessão de 69 minutos + debate
Quando: 25 de setembro, terça-feira, às 19h
Onde: Auditório do Porto Iracema (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
Gratuito

 

(Publicado em 19/09/2018)