Search
Close this search box.

Escola de Formação e Criação do Ceará

Search
Close this search box.
praia do futuro para o site

Cineasta Karim Aïnouz ministra masterclass no Porto Iracema

Stillframe O ceu de Suely masterclass Karim lab de audiovisual 2
Cena de O Céu de Suely (2006)
“Madame Satã”, “O Céu de Suely” e “Praia do Futuro” são alguns dos trabalhos mais conhecidos do diretor cearense

O cineasta cearense, tutor e um dos coordenadores do Laboratório de Audiovisual do Porto Iracema das Artes, Karim Aïnouz, vem a Fortaleza para ministrar a masterclass “Praia do Futuro e O Céu de Suely: uma conversa sobre dramaturgia no cinema”. O evento, que é uma ação do Centro de Narrativas Audiovisuais (CENA 15) do Porto Iracema, ocorre no próximo dia 29 de setembro, a partir das 19h, no auditório da escola. A atividade é gratuita.

Na conversa com o público, Karim tratará do processo criativo e da construção dramatúrgica dos filmes, debatendo as obras a partir de questões como o desenvolvimento do roteiro, a construção dos personagens e a relação que estabeleceu com os atores enquanto diretor.

SOBRE OS FILMES

O Céu de Suely

Brasil/França/Alemanha, 2006, 88 min.

Depois de morar dois anos em São Paulo, Hermila retorna à cidadezinha pacata de Iguatu, no sertão do Ceará, com um filho no colo e a esperança de uma nova vida. Ela aguarda o retorno do pai da criança, mas logo se vê iludida e abandonada pelo rapaz. Para fugir daquele lugar, a jovem adota o nome de Suely e resolve rifar o seu próprio corpo. Capaz de enfrentar a cidade para alcançar o seu objetivo, ela vê a possibilidade de um novo recomeço, uma nova jornada, longe dali.

Considerado um dos 100 melhores filmes brasileiros, segundo a Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine), O Céu de Suely estreou na 63ª edição do Festival de Cinema de Veneza de 2006, na mostra Orizzonti, sendo o único filme brasileiro selecionado. No mesmo ano, o longa-metragem recebeu os prêmios de Melhor Direção e Melhor Filme de Ficção, no Festival do Rio, e Melhor Longa-metragem de Ficção na 28ª edição do Festival do Novo Cinema Latino-Americano de Havana, em Cuba.

Praia do Futuro

Brasil/Alemanha, 2014, 107 min.

Donato trabalha como salva-vidas na Praia do Futuro, na cidade de Fortaleza. Seu irmão caçula, Ayrton, tem grande admiração por ele devido à coragem demonstrada ao se atirar no mar para resgatar desconhecidos. Um deles é Konrad, um alemão de olhos azuis que muda por completo a vida de Donato após ser salvo por ele. Enquanto Donato se muda para a Europa, Ayrton, querendo reencontrar o irmão, parte em sua busca na fria Berlim.

Praia do Futuro estreou na Competição Oficial do 64º Festival de Berlim, na Alemanha. Conquistou o prêmio de Honraria Sebastiane Latino no Festival de Cinema de San Sebastián e o prêmio de Melhor Filme Nacional do Ano na 59ª edição do Prêmio APCA, da Associação Paulista de Críticos de Arte, em São Paulo.

KARIM AÏNOUZ

Karim Ainouz Institucional Porto Iracema. Foto Joyce S. Vidal 2
Karim Aïnouz (Foto: Joyce S. Vidal)

Nascido em Fortaleza, Karim é diretor, roteirista e artista visual. Seu último longa-metragem, Praia do Futuro, teve estreia mundial em 2014 na Competição Oficial do 64° Festival de Berlim junto de Cathedrals of Culture, filme em 3D produzido por Wim Wenders, que estreou na seção Berlinale Special. Seu primeiro longa-metragem, Madame Satã, estreou na mostra Un Certain Regard do Festival de Cinema de Cannes em 2002. Seus longas seguintes, O Céu de Suely e Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo (co-dirigido com Marcelo Gomes) estrearam no Festival de Veneza na Mostra Orizzonti em 2006 e 2009 respectivamente. Dirigiu ainda longa metragem O Abismo Prateado, que teve sua estreia mundial em Cannes na Quinzena dos Realizadores e recebeu o prêmio de Melhor Diretor no Festival do Rio. Aïnouz é co-roteirista dos filmes Abril Despedaçado de Walter Salles, Cinema, Aspirinas e Urubus, de Marcelo Gomes, e Cidade Baixa, de Sérgio Machado.

 

SERVIÇO

O que: Masterclass “Praia do Futuro e O céu de Suely: uma conversa sobre dramaturgia no cinema”, com Karim Aïnouz
Quando: 29 de setembro, às 19h
Onde: Auditório do Porto Iracema (Rua Dragão do Mar, 160)
GRATUITO
cleardot