Search
Close this search box.

Escola de Formação e Criação do Ceará

Search
Close this search box.
Foto Alan Sousa-14

Cineasta Déo Cardoso assume a coordenação do Programa de Formação Básica em Audiovisual

Foto Alan Sousa 14

Foto: Alan Sousa

 

Diretor e roteirista do premiado filme “Cabeça de Nêgo” (2020), Déo Cardoso assume, nesta segunda-feira (6), a coordenação do Programa de Formação Básica em Audiovisual da Escola Porto Iracema das Artes – equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). O programa, destinado a pessoas  entre 15 e 29 anos, conecta experiências de fruição, estudo de conceitos básicos e produção audiovisual com debates e temas que envolvem a existência e a autoafirmação das juventudes na atualidade.

É com imensa alegria, e ciente da grande responsabilidade, que inicio minha caminhada como Coordenador de um dos Programas de Formação Básica aqui na Escola Porto Iracema das Artes. Como artista vindo de políticas públicas, tanto na formação quanto na realização, entendo a dimensão deste cargo naquilo que de há de mais nobre: permitir sonhar e criar métodos para colocar o sonho em prática. Estou aqui a serviço de algo maior, que é nosso povo em toda sua diversidade e cearensidade, permitindo trocas, saberes e experiências marcantes. Que seja uma navegação maravilhosa”, compartilhou o cineasta sobre seu novo cargo.

Déo Cardoso é diretor e roteirista formado pela segunda turma do Colégio de Dramaturgia do Instituto Dragão do Mar, em 2000, e mestre pela Escola de Cinema de Ohio, em 2005. Após roteirizar e dirigir cinco curtas-metragens de ficção, com destaque para “Pode Me Chamar de Nadí” (2009), Déo estreou seu primeiro longa-metragem em 2020 com “Cabeça de Nêgo”, um filme sobre resistência estudantil filmado em Fortaleza que recentemente ganhou três prêmios no Festival de Cinema Latino de Bordeaux, na França. Como roteirista, integrou a sala de roteiros da série “Rota 66” e também foi um dos diretores de “Encantado’s”, ambas disponíveis na Globoplay.

Suas experiências na Porto Iracema incluem uma passagem como participante do Lab Cena 15, onde desenvolveu o roteiro de “Bolada” e conquistou o prêmio BAL-LAB, que promove sua participação no Festival de Biarritz, na França, em setembro deste ano. Além disso, Déo também é parte do grupo de professores do projeto Porto MIS CinéFabrique, no qual ministra o módulo de escrita de roteiro. 

SOBRE OS CURSOS BÁSICOS

O Programa de Formação Básica da Porto Iracema das Artes tem como objetivo a iniciação no mundo das artes. Está estruturado em percursos formativos nas áreas de Artes Cênicas, Artes Visuais e Audiovisual. O Programa de Formação Básica é destinado, prioritariamente, a pessoas entre 15 e 29 de idade, estudantes ou egressos da rede pública, com ensino fundamental concluído. Cada percurso das diferentes áreas oferece, em média, 25 vagas. As inscrições são realizadas pelo site da Escola e o processo seletivo pode incluir duas etapas. A primeira consiste na análise da inscrição do candidato tendo como base os pré-requisitos específicos do curso (explicitados na ficha de inscrição) e os critérios de prioridade do edital. A segunda fase conta com uma entrevista.

SOBRE A ESCOLA

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, equipamento da Rede de Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há dez anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Arthur Albano (estagiário) | Supervisão e Edição: Gabriela Dourado (jornalista) | Publicado em 06 de maio de 2024