Escola de Formação e Criação do Ceará

photo-collage.png (1)

Cia Criando Arte, integrante do Laboratório de Teatro da Porto Iracema das Artes, promove roda de conversa “A invenção do Nordeste”, em Varjota

photo collage.png 1 e1726774394976

Foto: Divulgação

A atividade, gratuita e aberta ao público, ocorre segunda-feira (23), às 19h, no Ateliê Carlos Dornelles, no município de Varjota

A Cia Criando Arte, integrante do Laboratório de Criação em Teatro da Escola Porto Iracema das Artes – Escola de Formação e Criação do Ceará que integra a Rede Pública de Equipamentos da Secretaria de Cultura do Ceará (Rece), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar –, realiza, nesta segunda-feira (23), às 19h, a roda de conversa “A Invenção do Nordeste”. O encontro, gratuito e aberto ao público, ocorre no Ateliê Carlos Dornelles, em Varjota. Durante a atividade, haverá um bate-papo sobre a pesquisa e desenvolvimento da peça homônima, obra que tem como ponto de partida o livro “A Invenção do Nordeste e outras Artes”, de Durval Muniz de Albuquerque Júnior.

A atriz e diretora, Quitéria Kelly e o diretor e dramaturgo, Henrique Fontes, membros do Grupo Carmin de Teatro, participam da atividade para debater acerca das curiosidades sobre a origem dos preconceitos e reducionismos do Nordeste e do Nordestino, bem como sobre os caminhos para que artistas possam construir obras com narrativas contra-dominantes. Quitéria Kelly e Henrique Fontes também fazem a tutoria do projeto “Cassacos”, desenvolvido pela Cia Criando Arte, o qual integra o Laboratório de Criação em Teatro da Porto.

A programação conta, ainda, com a presença do professor e historiador, Magnel Carvalho e do artista visual e professor, Carlos Dornelles, ambos profissionais reconhecidos em suas respectivas áreas de atuação.

Sobre Quitéria Kelly e Henrique Fontes – Grupo Carmin de Teatro

O grupo Carmin foi fundado pelas atrizes Quitéria Kelly e Titina Medeiros em abril de 2007 ao estrear “Pobres De Marré”, peça escrita e dirigida por Henrique Fontes a partir da realidade de mulheres em situação de rua. Desde 2011 o Grupo pesquisa Teatro Documental e Autoficção, estreando 3 peças nestas linguagens: “Jacy”(2013), “Por Que Paris?” (2015) e “A Invenção do Nordeste”(2017). Esta última, primeira direção de Quitéria, foi a peça mais premiada do Brasil em 2019 (ganhando, entre outros, os prêmios Shell e Cesgranrio). Quitéria e Henrique vêm trabalhando juntos no Carmin por mais de 17 anos e, em 2024, pela primeira vez compartilham a direção da nova peça do Grupo: “Gente de Classe”, a partir da obra de Jessé de Souza.

Sobre Magnel Carvalho

Magnel Carvalho é mestre em História Social pela Universidade Federal do Ceará (2020), especialista em Ensino de História do Ceará pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2016) e graduado em História pela mesma IES (2014). Atua como professor de História na Rede Estadual de Ensino do Ceará. Pesquisa: Identidades, educação patrimonial, história local, trabalho, migrações e políticas de combate às secas. É membro do Conselho de Patrimônio Municipal de Varjota.

Sobre Carlos Dornelles:

Carlos Dornelles é Artista visual. Licenciado em Artes Visuais. Mestrando em Artes – UFC. Professor efetivo de Arte – SEDUC-CE. Diretor do Ateliê CD. Membro da Federação Brasileira de Arte e Educadores – FAEB. Pesquisador na área de ensino de arte local.

SOBRE OS LABORATÓRIOS DE CRIAÇÃO

São espaços de experimentação, pesquisa e desenvolvimento de projetos culturais em cinco linguagens: Artes Visuais, Audiovisual, Dança, Música e Teatro. Funcionam em regime de imersão, por meio de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno das propostas previamente selecionadas. Os artistas recebem orientação de tutores e tutoras, que conduzem à qualificação dos projetos por meio de orientações individuais, além de oficinas, palestras e masterclasses pelo período de sete meses. Os laboratórios funcionam em regime de imersão, através de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno de propostas previamente selecionadas. Durante esse tempo, os artistas selecionados recebem ajuda de custo para que possam se dedicar integralmente ao desenvolvimento de suas propostas. Ao longo de onze edições, de 2013 a 2024, 699 artistas passaram pelos Labs e 285 projetos foram selecionados.

Sobre a Escola

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, equipamento da Rede de Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há onze anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO:

O que: Cia Criando Arte, integrante do Lab de Teatro da Porto Iracema, promove roda de conversa “A invenção do Nordeste”

Quando: segunda-feira, 23 de setembro

Horário: 19h

Onde: Ateliê Carlos Dornelles (Rua Dr Luiz Saboia, Cx D’água – Varjota)

Gratuito e aberto ao público

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Liv de Moraes (estagiária) | Supervisão e Edição: Gabriela Dourado (jornalista) | Publicado em 19 de setembro de 2024