Search
Close this search box.

Escola de Formação e Criação do Ceará

Search
Close this search box.
cena-cineclube_eu-um-negro_capa-site

Cena Cineclube exibe o longa-metragem “Eu, Um Negro”, do cineasta francês Jean Rouch

 

filme eu um negro

A programação é assinada pelas roteiristas Adriana Botelho e Reneude Andrade

No próximo dia 21 de fevereiro, o Cena Cineclube exibe o longa-metragem Eu, Um Negro, do cineasta francês Jean Rouch. A quarta sessão do ano acontecerá às 19h, no Centro de Narrativas Audiovisuais do Porto (CENA 15). O filme será apresentado pelas roteiristas Adriana Botelho e Reneude Andrade, que integraram a edição 2017 do Laboratório de Cinema do Porto Iracema das Artes. O acesso é gratuito e aberto a todos os ​públicos.

A proposta deste ciclo do cineclube é​ debater a construção dramatúrgica ​por meio de filmes ​​que serviram de referências à escrita dos ​roteiros que passaram pel​a última edição do​ Lab.

Sinopse Eu, Um Negro (Dir. Jean Rouch, 73 min, 1958)

Jovens nigerienses deixam sua terra natal para procurar trabalho na Costa do Marfim. Desenraizados em meio à civilização moderna, acabam chegando a Treichville, bairro operário de Abdijam. O herói, que conta sua própria história, se auto-denomina Edward G. Robinson, em honra ao ator americano. Da mesma forma, seus amigos escolhem pseudônimos destinados a lhes forjar, simbolicamente, uma personalidade ideal.

Sobre as programadoras

cineasta adriana botelho

Adriana Botelho é professora de história da arte na Universidade Federal do Cariri, onde também faz parte do projeto de extensão Cine Arte Clube, que realiza exibições de curtas-metragens, palestras e oficinas. É formada em dramaturgia pelo Instituto Dragão do Mar e doutoranda pela Universidade de Lisboa, onde investiga as interposições entre o cinema de ficção e o documental.

Reneude Andrade é formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e em dramaturgia pelo Instituto Dragão do Mar. Fez o curso de Cinema e Animação na TV Ceará, em convênio com a National Film Board of Canadá, no qual produziu curtas-metragens enquanto diretora e roteirista. Escreveu também o filme de animação Campo Branco (Dir. Telmo Carvalho, 1997), premiado em diversos festivais pelo mundo.

Cena Cineclube

O Cena Cineclube tem como proposta estimular a formação de público e repertório através do encontro da cena de realizadores do cinema cearense e brasileiro​. É um espaço de exibição pública e gratuita de filmes que acontece às quartas-feiras no prédio histórico do Centro de Narrativas Audiovisuais da escola Porto Iracema das Artes – o CENA 15.

Serviço:
O quê: Exibição do filme “Eu, Um Negro”, no Cena Cineclube
Quando: 21 de fevereiro, às 19h
Onde: Centro de Narrativas Audiovisuais (CENA 15) do Porto Iracema (Rua José Avelino, 495)
GRATUITO