A ação é organizada pelo Cena 15 e tem como proposta estimular o encontro de realizadores do cinema cearense e brasileiro
O Centro de Narrativas Audiovisuais (Cena 15) do Porto Iracema das Artes lança, na próxima terça-feira (10), o Cena Cineclube, que inicia com filmes programados por cineastas mulheres cearenses. A sessão de estreia acontece às 19h, no Cena 15, com o filme As Maravilhas (2014), dirigido pela italiana Alice Rohrwacher, e será apresentado pela diretora de arte Thaís de Campos. A entrada é gratuita.
O Cena Cineclube se propõe a ser um espaço de exibição pública e gratuita de filmes e pretende estimular o encontro de realizadores do cinema cearense e brasileiro – que são convidados a programar as sessões – e de todos os interessados em debater os diversos tipos de cinema no mundo. Neste primeiro ciclo, a dinâmica das sessões se divide em duas partes: na primeira, às 18h, será exibido um capítulo da série Decálogo (1989), do cineasta polonês Krzysztof Kieslowski, e na segunda, às 19h, um longa-metragem. As sessões ocorrerão quinzenalmente às terças-feiras, no Cena 15, e seguem até novembro.
Segundo Lis Paim, coordenadora do CENA 15, a ideia surgiu do desejo de reunir a cena do cinema cearense e o público interessado em torno de um espaço importante como o Cena. “Um cineclube é sobretudo um espaço político e de agenciamento de pessoas interessadas em intervir no mundo e pensá-lo através do cinema”, ressalta Lis. E completa: “a nossa ideia é que este seja mais um ponto de encontro da cidade com ela mesma e com outros mundos, dentro de uma atmosfera criativa, livre, de experimentação e de engajamento”.
A coordenadora também explica que cada ciclo do cineclube deve ser diferente. “Para o ano que vem podemos pensar outros formatos. É um espaço criativo, acima de tudo, de experimentação de formas e encontros, não vamos operar sempre do mesmo jeito”, detalha.
AS MARAVILHAS, 110 min, 2014
As Maravilhas conta a história de quatro irmãs que cresceram em uma família de apicultores, numa casa perdida na zona rural em fronteira com a Toscana. O equilíbrio da família é perturbado quando uma equipe de televisão aparece para promover um concurso no verão. Gelsomina, uma adolescente inquieta, impressiona-se com a possibilidade de olhar o mundo para além do horizonte de sua casa, ao mergulhar na possibilidade de ser rainha de um reino imaginário.
O filme foi indicado à Palma de Ouro de Cannes 2014 e é vencedor do Grande Prêmio do Júri do Festival de Cannes de 2014. Confira o trailer AQUI (https://www.youtube.com/watch?v=MxuWJZaKHa8&t=3s).
DECÁLOGO, EPISÓDIO 1: AMARÁS A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS, 55 min, 1989
Decálogo é um conjunto de filmes inspirados nos Dez Mandamentos e foi realizado para a televisão polonesa em 1989. Ambientadas no mesmo condomínio de Varsóvia, a capital da Polônia, as dez histórias ilustram conflitos morais e dramas familiares. Neste primeiro episódio, um professor universitário que acredita na razão e nas forças das leis da ciência convive com seu filho de 10 anos, dividido entre a crença científica paterna e a fé religiosa de uma tia.
A série consagrou internacionalmente o diretor Krzysztof Kieslowski e foi vencedora do Prêmio da Crítica Internacional no Festival de Cinema de Veneza.
SOBRE THAÍS DE CAMPOS
Thaís de Campos é uma realizadora audiovisual, diretora de arte, figurinista e musicista experimental. Dirigiu os curtas Um raio de sol (2007), o episódio Chama Violeta – integrante do longa Praia do Futuro (2008) – e Vaidade (2009). Realizou a vídeo-instalação Livro Livre (2007) e a série de apresentações Nós em Fortaleza (2008 – 2010). Em 2016 realizou, em parceria com outros artistas, o projeto de ocupação artística, instalação e performance intitulado Humanidade Inanimal, no qual ocuparam a sala do Museu de Arte do Contemporânea do Ceará durante o 61º Salão de Abril.
SERVIÇO
O que: estreia do Cena Cineclube
Quando: 10 de outubro – terça-feira, às 18h e 19h (duas sessões)
Onde: Cena 15 (Rua José Avelino, 495 – Praia de Iracema)
GRATUITO