Bruno Ribeiro Pinto, ou Bruno Spoteink como é conhecido, tem 25 anos, é tatuador e grafiteiro nascido em Fortaleza. Seu interesse por ilustração começou ainda jovem, quando tentava reproduzir os desenhos que assistia na televisão. “Eu tinha vontade de desenhar qualquer coisa, a qualquer momento. Então comecei a treinar. Na escola, via os meninos com a revista de grafite, achei interessante, bonito e comecei a estudar o grafite, mas só no papel”, conta o artista.
Bruno não teve nenhum professor que lhe ensinasse as técnicas desta arte urbana. “A gente via nas revista e tentava reproduzir, então a gente foi criando um estilo, uma técnica, aprendendo, foi meio que auto-didata. Foi uma experiência imaginária”, revela.
Além do grafite e da ilustração, Bruno possui diversos interesses no campo das artes, como fotografia, música e vídeo. Na Escola Porto Iracema das Artes, cursou aulas de Fotografia e, atualmente, é aluno de Câmera de Vídeo. Na área da ilustração, possui trabalhos com aquarelas e lápis. “Tudo o que é de pintura, eu me envolvo”, diz, sorridente. Na edição mais recente do Baião Ilustrado, evento que reúne ilustradores, designers, artistas plásticos e cartunistas em palestras e oficinas sobre ilustração, Bruno foi responsável pelo grafite que colore o pátio do Porto Iracema das Artes.
O artista se envolveu com o ensino do grafite para jovens da Comunidade do Poço da Draga em 2013, em um projeto promovido pelo Núcleo de Arte e Cidadania do Dragão do Mar, a ONG Velaumar e a Coordenadoria da Juventude da Prefeitura de Fortaleza.
Imagens dos trabalhos de Bruno Spoteink: