Escola de Formação e Criação do Ceará

Bença

BENÇA (FORTALEZA, CE)

Sinopse: Estranhos sonhos têm perseguido Lúcia. Ela, uma mulher negra, doutoranda em Antropologia em São Paulo, arruma as malas para retornar à Fortaleza. Mas ao desembarcar, Lúcia perde todas as memórias de seu território ancestral. Agora, ela enfrenta o desafio de redescobrir a si mesma e buscar sua ancestralidade por meio da história de sua mãe, Carmem, e de sua comunidade. Para isso, contará com a ajuda de sua prima Camila e de uma misteriosa e familiar figura ancestral que habita seus sonhos. 

Roteiristas: Joaquim Ferreira e Lipe da Silva 

JOAQUIM FERREIRA Professor de brasiliano, arte-educador, escritor, pesquisador de relações de gênero, sexualidade e raça presentes nas literaturas brasilianas, organizador do curso “Re-conhecendo as literaturas negro-brasilianas” e produtor do Cine Descoberta. Coordenador Estadual do Instituto Brasileiro de Transmasculinidade (Ibrat) e Trans-ativista pelos direitos da população LGBTQIAP+. 

LIPE DA SILVA Sou poeta, slamer, escritor, artista visual, bicha preta, militante do Movimento Negro Unificado, estudante do Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades (BHU) na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e ocupo Fortaleza junto com a poesia de luta do Slam da Okupa! Escrevo sobre as minhas retomadas e resistências enquanto jovem negro, reafirmando a força do nosso povo que luta e resiste de Preta Simoa e Chico da Matilde até nóis