Search
Close this search box.

Escola de Formação e Criação do Ceará

Search
Close this search box.
IMG_0976

Aula aberta “E se o Simá fosse o nosso Guarani?” com Suene Honorato

No dia 24 de agosto, o Porto Iracema das Artes recebe a aula aberta “E se o Simá fosse o nosso Guarani?”. A atividade acontecerá das 15h às 18 horas, no auditório da escola, e será ministrada pela professora da Universidade Federal do Ceará, Suene Honorato, que é doutora em Teoria e História Literária. A aula, que compõe a programação comemorativa dos 5 anos da escola, é gratuita e aberta ao público.

Analisando as obras “Simá”, de Lourenço Amazonas, e “O Guarani”, de José de Alencar, a aula tem o intuito de debater a narrativa sobre a relação entre os índios e os portugueses. Enquanto em “O guarani” os indígenas, mesmo não submetendo às ordens dos portugueses, são silenciadas ao longo da obra, em Simá, os nativos dialogam com a possibilidade de aliança ou contraposição aos portugueses, sendo também protagonistas dos eventos históricos.

Se “O guarani” tivesse o livro “Simá” como referência, a narrativa teria alguma mudança na forma como percebemos a presença dos povos indígenas na contemporaneidade? A pergunta é sem resposta, porque não é possível refazer o passado, mas o debate é válido enquanto exercício para pensar o poder do discurso literário na formação de parâmetros sociais de julgamento. E é a partir da questão que a aula será conduzida.

A atividade compõe o processo formativo do projeto “Iracema”, das artistas Rosa Primo, Carolina Wiehoff e Raisa Christina, desenvolvido no Laboratório de Dança 2018.

Sobre Suene Honorato

Professora da Universidade Federal do Ceará (UFC), no curso de Letras, Campus Universitário do Benfica, Fortaleza. Bacharel em Literatura pela Universidade Federal de Goiás (2002), mestre em Letras e Lingüística pela Universidade Federal de Goiás (2006) e doutora em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas. Trabalho especialmente com poesia brasileira moderna e contemporânea. Atualmente, venho desenvolvendo pesquisa sobre a representação do índio na literatura brasileira.

SERVIÇO

O quê: Aula aberta “E se o Simá fosse o nosso Guarani?”, com Suene Honorato

Quando: 24 de agosto, das 15h às 18 horas

Onde: Auditório do Porto (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)

Gratuito

 

Publicado em 27/07/2018