Neste sábado (09), às 20h30, quatro dos cinco projetos selecionados para o Laboratório de Música do Porto Iracema das Artes apresentam-se no Teatro de Arena, estrutura erguida no pátio interno. Com acesso aberto ao público, esta audição foi programada para dar a estes artistas a oportunidade de apresentar seus respectivos projetos a José Miguel Wisnik. O músico, compositor e ensaísta veio a Fortaleza para ministrar a Masterclass na última sexta-feira (08), sobre “Espetáculo e sensibilidade – as relações entre a canção e a música midiática”. Assista ao vivo pelo stream do Porto. A programação é parte do “Dragão da Criação”, evento que acontece durante todo o mês de agosto para comemorar o primeiro aniversário do Porto Iracema das Artes, braço de formação e criação do Instituto Dragão do Mar.
A diretora do Porto Iracema das Artes, Bete Jaguaribe, explica que estas audições dos alunos dos laboratórios para profissionais de reconhecimento nacional e internacional serão uma prática comum, no decorrer dos processos formativos. “Nós identificamos que estes encontros são muito importantes, porque amadurece o trabalho, na medida em que se estabelece um diálogo permanente com os grandes mestres do campo cultural do Ceará”, observa a diretora.
Os artistas que se apresentam no sábado e seus projetos:
Astronauta Marinho – Visus qua Sonus – O projeto propõe que o Astronauta Marinho produza e execute um espetáculo sinestésico, unindo som e imagem.
Felipe de Paula – Filho de Manicure – Trata-se do processo de concepção e criação do show referente ao seu primeiro registro fonográfico, com todas as composições de sua autoria. Felipe de Paula pretende conceber o show a partir da investigação entre as linguagens da música, performance, audiovisual e artes visuais, e também a inserção de 5 músicas autorais inéditas. O show terá a direção do músico Cainã Cavalcante e a direção artística de Aspásia Mariana.
Marta Aurélia – Vagabunda Flor – É um projeto de espetáculo cênico-musical da cantora, compositora e atriz Marta Aurélia. Surge com uma canção homônima da lavra de Marta, na viagem conceitual da artista entre as fronteiras da música, do teatro e do cinema. O repertório é construído como roteiro dramatúrgico, com múltiplos ritmos e culturas, desde o canto indígena brasileiro até o hip hop.
Soledad Brandão – As Nuvens Serão Um Colar de Margaridas – O projeto nasce a partir do show homônimo e trabalha canções de compositores cearenses próximos à cantora Soledad, como Danilo Guilherme e Saulo Duarte, através das trocas entre os integrantes da banda, explorando sonoridades flutuantes e timbres experimentais aliados à pegada rock’n’roll da cantora. Para o projeto, propõe-se o arredondamento dos arranjos e o amadurecimento estético do show, além da gravação de um disco e de videoclip em parceria com os alunos do laboratório audiovisual.
Audição com artistas selecionados para o Lab. Música do Porto Iracema
Quando: 9 de agosto (sábado) às 20h
Onde: Teatro de Arena do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema)
Entrada gratuita