Escola de Formação e Criação do Ceará

rotas-lab-artes-visuais_capa-site

Artistas das Artes Visuais apresentam projetos no Rotas de Criação 2017

rotas lab artes visuais capa site

Este é o primeiro momento em que as pesquisas e os processos criativos do laboratório são apresentados ao público

Os artistas-pesquisadores do Laboratório de Artes Visuais da escola Porto Iracema das Artes apresentarão suas pesquisas no Rotas de Criação 2017. O evento será na próxima segunda-feira (30), das 18h às 21h, e contará com a presença do artista visual Vitor César, entre outros profissionais da linguagem. As apresentações serão realizadas na Sala A3 do Porto, com entrada gratuita e aberta ao público.

O Rotas de Criação funciona como um momento de partilha dos processos de formação da escola, uma etapa em que os proponentes apresentam seus trabalhos ao público e a outros profissionais da área. É o que explica o coordenador do Laboratório de Artes Visuais do Porto, Bitú Cassundé. “No Programa Rotas de Criação do Laboratório de Artes Visuais, os artistas apresentam o estado processual das investigações desenvolvidas nesta edição e refletem acerca da condução e das próximas etapas, até a finalização em dezembro”.

Este ano já foram apresentados os projetos dos Laboratórios de Dança, Música e Teatro. Os resultados dos percursos formativos dos laboratórios serão conhecidos em dezembro, na 5ª edição da Mostra de Artes do Porto Iracema – MOPI.

Conheça abaixo as pesquisas que integram a edição 2017 do Laboratório de Artes Visuais, com os respectivos artistas e tutores.

 

[051 – Grande Circular]
Artistas: Samuel Tomé e Filipe Acácio // Tutor: Vitor César

Ao longo de três horas, a linha de ônibus 051/Grande Circular I navega pela margem da cidade de Fortaleza. Infinitas mensagens atravessam o caminho e os passageiros. Leio, releio, decodifico e respondo através do Código Internacional de Sinais. A pesquisa apropria-se desse sistema de comunicação náutica ao criar um diário de navegação a partir de fotografias, desenhos, mapas, cartas e outras imagens que encontro durante esse percurso.

[Isolamento Compulsório]
Artistas: Virgínia Pinho e Antônio Elionardo // Tutor: Ednei de Genaro

A pesquisa tem como ponto de partida a história da Colônia Antônio Justa, em Maracanaú (CE). O espaço, inaugurado em 1942 para o isolamento de pessoas acometidas pela hanseníase, atualmente Centro de Convivência, permanece ativo, com nove ex-pacientes remanescentes. Propomos uma residência no bairro fazendo uso da linguagem do audiovisual e lançando mão de arquivos, mapas, depoimentos, autorretratos, diários e outras estratégias a fim de construir um pequeno “arsenal” de pesquisa artística. A ideia é discutir o processo histórico de isolamento dos corpos nesse espaço, mas também pensar a ocupação desse território e sua atual condição de bairro, com toda a questão urbana que permeia a comunidade, como a especulação imobiliária e a ocupação irregular.

[Novas Abordagens Perceptivas do Real]
Artistas: Célio Celestino e Bruno Santos Bandeira // Tutora: Clarissa Diniz

O projeto explora, por meio da ressignificação e apropriação, as possibilidades e alternativas que algumas imagens sugerem, atualizando visualidades impressas em um acervo de revistas e livros fotográficos das décadas de 1970, 1980 e 1990, criando novas abordagens discursivas. A técnica a ser trabalhada será a colagem, suas possibilidades e desdobramentos.

[Sonho causado pelo voo de uma abelha ao redor de uma romã, um segundo antes de acordar]
Artistas: Ana Cecília Soares e Júnior Pimenta // Tutora: Tania Rivera

O projeto consiste em desenvolver uma pesquisa curatorial sobre a influência do surrealismo no desenho cearense dos anos de 1970 e 1980, assim como desvelar interstícios dessa produção e reflexão, instigando o debate sobre sua contribuição e importância para a história da arte no Ceará. Buscando, portanto, destacar pensamentos, questões, conceitos, fatos e experiências deste importante cenário artístico ainda tão pouco estudado.

Serviço:
O quê: Rotas de Criação 2017 do Laboratório de Artes Visuais
Quando: 30 de outubro, das 18h às 21h
Onde: Sala A3 do Porto Iracema das Artes
GRATUITO