Escola de Formação e Criação do Ceará

DanCha 4

Artistas da 3° turma do Laboratório de Música realizam shows na Festa da Tenda

Miguel Cordeiro -Monocromatico 2

Além dos lançamentos de discos, a Festa na Tenda apresenta os projetos que vêm sendo desenvolvidos no Laboratório de Música 2015 do Porto Iracema das Artes. Quem abre a programação musical da Festa na Tenda, na quinta-feira (27), a partir das 20h, na Praça Verde, é o músico Miguel Cordeiro. O cantor, compositor e tecladista apresenta um pouco de “Monocromático”, trabalho que vem desenvolvendo no Laboratório de Música, sob tutoria de Christiaan Oyens, além de músicas do seu primeiro CD, “Que Seja”, lançado em 2013. O músico se apresentará ao lado de Hugo Lage Pessoa (guitarrista), Lucas Lopes Ribeiro (baixista) e PH Oliveira (baterista). Em suas canções, predominam referências do pop, folk e rock e letras que abordam encontros e desencontros amorosos e a condição humana

 

Ananias Gois - Kimera

Na sexta-feira (28), o baixista e compositor Ananias Gois e Banda também se apresentam na Festa na Tenda. Sob tutoria do músico, arranjador e produtor Mário Adnet, Ananias Gois faz sua própria direção musical e apresenta ao público um pouco do trabalho que vem desenvolvendo no laboratório, um projeto de música instrumental com fortes influências dos ritmos brasileiros. Acompanham o artista o pianista, compositor e arranjador Tito Freitas e o saxofonista Bob Mesquita.

Neste mesmo dia, a partir das 22h, uma das atrações mais aguardadas da Festa na Tenda sobe ao palco para apresentar seu novo trabalho. Dado Villa-Lobos, músico que se consagrou nos anos 80, apresenta seu mais novo trabalho solo: “O Passo do Colapso”. A coletânea de 12 canções reflete e traduz o momento de transformação e colapso das forças humanistas primitivas, industriais, irracionais e espirituais deste já iniciado novo milênio. Entre acordos e discórdias, dúvidas e certezas, descompasso e muito amor. Em participação especial,Jonnata Doll, que também fez parte da primeira turma do Laboratório de Música do Porto Iracema das Artes e já desponta no cenário musical brasileiro, dividirá o palco com o Dado.

Aquarela Cearense - Murmurando (1)

No sábado (29), o grupo Murmurando abre a programação musical, a partir das 20h, com o show “Aquarela Cearense”. O grupo integrado por Samuel Rocha (violão de 7 cordas), Giltácio Santos (clarinete e saxofone), Cleylton Gomes (flauta e flautim) e Lauro Viana (cavaquinho), já conhecido na cena instrumental cearense, apresenta o que vem produzindo no Laboratório de Música do Porto Iracema, sob tutoria do músico e produtor Zé Nogueira, de grande prestígio no mercado musical pelo trabalho ao lado de nomes como Djavan, Ney Matogrosso e Moacir Santos. Entre músicas autorais e de grandes mestres brasileiros, o coletivo passeia entre o choro, a gafieira e o baião.
Também no sábado, às 22h, outro grande nome da música brasileira subirá ao palco da Festa na Tenda para encantar o público com seu som diferenciado. O compositor arranjador e multi-instrumentista Hermeto Pascoal impressiona por onde passa, por sua extrema habilidade no manuseio dos mais diversos instrumentos musicais. O músico toca acordeão, flauta, piano, saxofone, trompete, bombardino, escaleta, violão e inúmeros outros. Num show em que encanta pelos elementos regionalistas, Hermeto Pascoal se apresentará ao lado de Fabio Pascoal, Aline Moreno, Jota Pê, André Marques, Fabio Gouvea e Aju Zwarg.

DanCha 4
Em seu último dia, a Festa na Tenda começa um pouquinho mais cedo. A partir das 19h, a banda Danchá abre a programação musical. Formada pelos músicos Pepeu (bateria), Milton Ferreira (baixo), Bruno Rafael (guitarra) e por Danilo Guilherme (cantor e compositor), a banda que atua na cena musical cearense surgiu da derivação do trio instrumental Chacomdéga. O  show “A Terceira Casa”, ​do grupo DanChá, que recebe a tutoria do produtor Liminha, mostra  arranjos diferenciados para ​ canções inéditas, cujas letras remetem a um cotidiano particular e unem música popular brasileira a elementos do reggae e do dub, a samples, influência do pop e do psicodelismo e incorporação de sons espaciais.

// PROGRAMAÇÃO FESTA NA TENDA

DIA 27 – QUINTA

19H – Abertura da Exposição “A Conversa Infinita” (Museu de Arte Contemporânea do Ceará)
20H – Show de Miguel Cordeiro (Praça Verde)
21H – Lançamento do CD “Sonhos Andarilhos”, de Marco Fukuda (Praça Verde)
22H – Festa Sem Cansaço e Sem Juízo (Praça Verde)

DIA 28 – SEXTA
20H – Espetáculo “Joelma”, de Fábio Vidal (Teatro Dragão do Mar)
20H – Show “Kimera”, de Ananias Gois e Banda (Praça Verde)
21H – Lançamento do CD Carlos Hardy e o Circo dos Littles (Praça Verde)
22H – Show “O Passo do Colapso”, de Dado Villa-Lobos, com participação especial de Jonnata Doll (Praça Verde)

DIA 29 – SÁBADO
17H – Espetáculo “Final de Tarde”, do Teatro de Caretas (Praça Almirante Saldanha)
20H – Espetáculo Nada como Quando Começou, do grupo No Barraco da Constância Tem! (Teatro Dragão do Mar)
20H – Show “Aquarela Cearense, do grupo Murmurando (Praça Verde)
21H – Lançamento do CD “Ouvi Dizer que lá faz Sol”, de Lorena Nunes (Praça Verde)
22H – Show com Hermeto Pascoal (Praça Verde)

DIA 30 – DOMINGO

18H – Espetáculo “Boi Estrela”, do grupo Formosura
19H – Show “A Terceira Casa”, do grupo Danchá (Praça Verde)
20H – Espetáculo “Homem Torto”, de Eduardo Fukushima
20H – Lançamento do CD “Giosta”, da banda Banana Scrait (Praça Verde)

 

Serviço: Festa na Tenda
27 a 29 de agosto de 2015, a partir das 20h
30 de agosto, a partir das 19h
Praça Verde, Teatro Dragão do Mar e Museu de Arte Contemporânea do Ceará, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Acesso gratuito*
*Necessária retirada de ingressos para os espéculos do Teatro Dragão do Mar, 1 hora antes da apresentação