Escola de Formação e Criação do Ceará

Martin

Artistas convidados participam de batalha de rap e roda de conversa promovida pela Escola Porto Iracema das Artes

Gratuito e aberto ao público, o evento ‘Que rap é esse?’ reúne artistas da cena do rap no Ceará

Pelo menos oito artistas convidados participam de batalha de rap no evento ‘Que rap é esse?’, promovido pela Escola Porto Iracema das Artes – instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) –, na próxima terça-feira (6). Além da batalha, será realizada uma roda de conversa com pesquisadores e produtores do gênero para debater questões sobre a cena do estilo musical em Fortaleza. O momento acontece a partir das 18h30, no pátio da Escola. 

Participam da batalha os artistas Mc Martin, Narizinho Mc, Nyck, Raissa, Rapper Lee, Smolker, Star Mc e Visão. Os jurados serão Erikinha e Carlim, ambos reconhecidos pela organização de batalhas. A apresentação fica sob o comando de Aluado e Bolt, também organizadores e mcs de batalhas.

A roda de conversa, mediada por Mona Gadelha, coordenadora do Laboratório de Música da Porto, e Maíra Abreu, coordenadora do Curso Básico de Artes Cênicas, conta com a participação de Roseleide Dantas, estudante de Pedagogia, membro do Grupo de Pesquisa Cultura Brasileira e Práticas Pedagógicas (Uece) e fundadora da Batalha Freiriana da instituição; Helber Rocha, estudante de Serviço Social, também membro do mesmo grupo de pesquisa e organizador da Batalha Freiriana, além de diretor do Grupo Cultural Guardiãs da Ciranda; Vinicius Pires, formado em Gestão de Marketing (FGN), agitador e articulador cultural e uma das lideranças do Hip Hop Fortal.

 

Sobre Maíra Abreu Rocha 

É diretora, dramaturga e produtora cultural no grupo Cena Fórum/Caucaia-CE. Arte-educadora na rede particular de ensino com ênfase na Educação Inclusiva. Licenciada em Teatro pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE) e graduanda em Ciências Sociais na Universidade Estadual do Ceará (UECE). Pesquisadora voluntária no Projeto de Extensão “Processos de Legitimação de Artistas Negras/os/es nas Artes Visuais Contemporâneas” (PPGS-UECE) com lócus no Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE), foi assistente de curadoria na exposição Quilombo Cearense (uma exposição coletiva contendo obras do acervo MAC e artistas convidadas). Co-fundadora e produtora cultural do Coletivo Urbano Cultural/Caucaia-CE.

 

Sobre Mona Gadelha

É cantora, compositora, jornalista e produtora. Coordenadora do Laboratório de Música desde 2014. Lançou sete CDs (Mona Gadelha, Cenas & Dramas,  Tudo se Move, Salve a Beleza, Praia Lírica, um tributo à canção cearense dos anos 70  e Cidade Blues Rock nas Ruas – este também em CD e DVD). Fez a produção executiva de vários CDs e projetos culturais, como “Jazz na Caixa”, em São Paulo. Escreveu para jornais e revistas (O Povo, Vogue), atuou em TV e rádio. Foi editora do jornal Meio & Mensagem, em SP. Fez curadoria de concertos de música ao vivo em filmes na 27ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo (2003) e palestrante do WOMEX, falando sobre música e inclusão social, em Sevilha, ES(2003). Realizou shows por todo o país e turnê na Alemanha. Tem especialização em Globalização e Cultura pela Fundação Escola de Sociologia de São Paulo (2004) e mestrado em Comunicação (Fotografia e Audiovisual) pelo PPGCOM, da Universidade Federal do Ceará. Escreveu perfis biográficos de José de Alencar e Petrúcio Maia (Edições FDR, 2002 e 2017).Ganhou o I Concurso de Contos Femininos do Jornal O Povo. Coordenou o Ponto de Cultura Memórias do Olhar (São Paulo, 2008).

 

Sobre a Escola

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há nove anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

 

Serviço

O quê: Batalha de rap e roda de conversa no evento ‘Que rap é esse?’, da Porto Iracema das Artes

Quando: Terça-feira, 06 de junho, às 18:30h

Onde: Pátio da Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema).

Gratuito e aberto ao público