Escola de Formação e Criação do Ceará

taíba 2

Alunos do projeto aBarca produzem curta de terror ambientado na praia da Taíba

taiba 2

(Foto: Divulgação)

Filme foi produzido durante aulas de curso formativo em audiovisual, promovido pela Porto Iracema das Artes

Jovens da comunidade da Taíba, no município de São Gonçalo do Amarante, produziram um curta-metragem de terror ambientado na famosa praia. A produção foi desenvolvida durante as aulas do curso de audiovisual do projeto aBarca – Formação em Artes para as Juventudes, promovido pela Porto Iracema das Artes – Escola de Formação e Criação do Ceará, que integra a Rede Pública de Equipamentos da Secretaria de Cultura do Estado (Rece) e é gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM).

Aluno da formação, o jovem Daniel Ramiro explica que o enredo do filme “Pelo Corredor” foi idealizado pelos próprios estudantes e desenvolvido durante as aulas, com o auxílio dos professores. No curta, três jovens decidem explorar uma casa abandonada na praia da Taíba, assombrada pelo espírito de uma mulher.

Para tirar o projeto do papel e levá-lo para as telas, a turma precisou se dividir em diferentes funções, tendo a oportunidade de aprender sobre as variadas formas de atuação dentro do setor audiovisual.

“Tivemos uma experiência única, que nos fez entender melhor como [a produção audiovisual] realmente funciona e despertou o interesse dos alunos em seguirem no campo das artes”, afirma Daniel.

Além de aproximar os jovens do universo cultural, as formações também facilitaram o contato do restante da comunidade com atividades artísticas, escassas na região. “Vou ser bem sincera, aqui é um ‘pouco esquecido’. Mesmo tendo pessoas que gostam de arte, raramente tem algo sobre, você só encontra em lugares mais distantes. Então, é extremamente importante ter essa oportunidade de conhecer e aprender sobre arte”, conta Rebekah Osterholt, outra aluna do curso de audiovisual.

“Pelo Corredor” foi exibido para a comunidade em evento gratuito, realizado em São Gonçalo do Amarante. O restante do público pode conferir a produção no YouTube.

AÇÕES EM SÃO GONÇALO DO AMARANTE

Além da formação em audiovisual, o projeto aBarca também promoveu cursos de teatro e artes visuais, com foco em fotografia, para os 45 jovens inscritos na iniciativa. As aulas aconteceram no Centro Comunitário da Taíba (CCT), nos turnos da tarde e da noite.

Atendendo jovens com idade entre 15 e 29 anos, o projeto aBarca em São Gonçalo do Amarante, via Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), conta com o Patrocínio Master da Nubank.

SOBRE O ABARCA

É um projeto da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) que promove a expansão de atividades de formação básica em artes para o interior do Ceará desde 2022. Financiado pelo Fundo Estadual de Combate à Pobreza (FECOP) e executado pela Escola Porto Iracema das Artes, o projeto consiste na realização de percursos formativos de iniciação às artes, nas linguagens de Artes Visuais, Audiovisual e Teatro, para jovens entre 15 e 29 anos, em situação de vulnerabilidade social, residentes nos municípios de Fortaleza (Bairros Vicente Pinzón e Curió), Caucaia, Maranguape, Maracanaú, Itapipoca, Sobral, Quixadá, Iguatu, Crato e Juazeiro do Norte, com perspectiva de expansão para outros municípios.

SOBRE A ESCOLA

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há dez anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.