Escola de Formação e Criação do Ceará

arrimo_capa-site

Exposição de alunos do Preamar de Artes Visuais 2018 segue até 21 de dezembro

caroline sousa eversao 2018
Caroline Sousa – Eversão, 2018 (fotografia)

 

A mostra é resultado de pesquisas dos alunos do Programa Preamar de Artes Visuais, que acontece no segundo semestre e aprofunda a formação básica da primeira metade do ano

Segue em cartaz até o dia 21 de dezembro, na escola Porto Iracema das Artes, a exposição “Arrimo”, mostra coletiva dos alunos do Curso Básico de Artes Visuais que fizeram o Programa Preamar no segundo semestre. A mostra, aberta na sexta-feira (9 de novembro), apresenta 14 trabalhos envolvendo desenhos, pinturas, fotografias, instalações, intervenções, vídeos e outros meios visuais de acesso ao público a partir uma imagem poética e política em consonância com o tema “Poéticas do Feminino”, eixo norteador das formações deste ano na Escola. A exposição ficará no pátio do Porto, com acesso gratuito.

A palavra “Arrimo” significa amparo, proteção, tudo que se utiliza para dar apoio ou suporte a alguém ou alguma coisa. Dentro do PREAMAR, a palavra pode ser pensada como espaço de colaboração. A turma de alunos vem se encontrando há alguns meses para a elaboração deste trabalho coletivo em que um opina no processo do outro e cada um lida de forma diferente com a construção de sua obra, além de estarem juntos no exercício complexo da montagem da exposição. Cada peça dessa construção coletiva é fundamental para perceber a mostra como um todo. A expografia, criada pelas professoras em diálogo com a turma, leva o público por um possível trajeto formado por placas de madeira instaladas nas paredes do hall do café do Porto, passando por um corredor de madeira instalado no pátio, seguindo o percurso ainda há outras placas de madeira instaladas nas grades da escola até chegar numa instalação sonora, debaixo de uma árvore, que está localizada no espaço por onde o visitante se encaminha para fora, para a rua.

Com tutoria de Clara Capelo, Ingra Rabelo e Waléria Américo, “Arrimo” é resultado de pesquisas dos alunos e das alunas de Artes Visuais que passaram pela formação básica no primeiro semestre: Bárbara Moira, Beatriz Gurgel, Caroline Sousa, Daniel Neves, Danny Costa, Esterline dos Santos, Jessica Larissa, Juliana Braga, Kinberlly Pereira, Loba, Matheus Dias, Samanta Rosa, Vivianne Morais, Yuri Juatama.

mae gentil yuri juatama
Yuri Juatama – Mãe Gentil, 2018 (vídeo)

Formação

O percurso formativo do PREAMAR de Artes Visuais se deu de forma dinâmica com aulas das três professoras-artistas que estiveram juntas para dialogar sobre o projeto de cada aluno, configurando assim encontros de orientação. As aulas da turma envolveram indicação de referências, textos, artistas e envolvendo os alunos no processo de produção e montagem da mostra. A professora Clara Capelo apresentou trabalhos e artistas mais voltados para a fotografia. Já a professora Ingra Rabelo acompanhou o grupo trazendo diversas referências no campo das Artes Visuais. A última etapa foi conduzida pela professora Waléria Américo que discutiu curadoria, montagem e edição dos trabalhos.

matheus dias reu2018
Matheus Dias – REU, 2018 (fotografia/instalação)

Após o período de tutoria, os alunos se reuniram para finalizar questões faltantes sobre as obras e iniciar o fechamento do trabalho para a fase de produção e processo de montagem. Após a abertura da exposição, os alunos ainda vivem a experiência de ter um retorno do público sobre seus trabalhos e, ao final do processo, de desmontagem da exposição.

Programa PREAMAR
O programa tem como objetivo criar condições de intensas experiências estéticas, com vistas a aprofundar os estudos desenvolvidos no Programa de Formação Básica da Escola: Artes Cênicas, Artes Visuais e Audiovisual. A proposta é compor equipes de alunos que passaram pelo Porto para se engajarem em projetos de criação de vídeos de ficção e documentários, montagens de peças, ensaios, exposições e outras práticas, sob a tutoria de profissionais de carreira consolidada. Como o nome do programa sugere, a ideia é elevar ao nível máximo as possibilidades de formação, criando uma turbulência potente e criativa, assim como as marés cheias do mar aberto, a PREAMAR referida no título do programa.

kinberlly pereiradesterro 2018
Kinberlly Pereira – Desterro, 2018 (fotografia)

Conheça abaixo a lista de cada trabalho com o nome do artista/aluno, título, ano da obra e tipo:

Bárbara Moira – Tende piedade de nós ou Sobre como os homens gostam de nos ver, 2018 (instalação)
Beatriz Gurgel – Arte é tudo que me resta, 2018 (intervenção)
Caroline Sousa – Eversão, 2018 (fotografia)
Daniel Neves – Fluxos, 2018 (desenho/intervenção)
Danny Costa – Tia Djanny, 2018 (vídeo)
Esterline dos Santos – Agora você vai ver, 2018 (fotografia)
Jéssica Larissa – Tem dias que só o mar me basta, 2018 (fotografia/pintura)
Juliana Braga – A dor que nos atravessa, 2018 (desenho/instalação)
Kinberlly Pereira – Desterro, 2018 (fotografia)
Loba – Como você chegou aqui?, 2018 (desenho)
Matheus Dias – REU, 2018 (fotografia/instalação)
Samanta Rosa – Desacelera, 2018 (instalação)
Vivianne Morais – Reverberar, 2018 (desenho/instalação)
Yuri Juatama – Mãe Gentil, 2018 (vídeo)

Sobre as curadoras

Clara Capelo
Iniciou o curso de Fotografia Analógica da Casa Amarela (Universidade Federal do Ceará) e passou a se dedicar a fotografar espetáculos de teatro e música, além do cotidiano urbano e íntimo. Em 2010, a fim de experimentar os processos digitais da fotografia, se mudou para São Paulo onde teve a oportunidade de trabalhar como assistente fotográfica no Instituto Internacional de Fotografia, sendo convidada em 2011 pelo diretor do Instituto, Danilo Russo, a coordenar os cursos do IIF. No mesmo ano, ingressou no Curso Técnico de Processos Fotográficos no SENAC, mas foi a partir do curso “Luz Marginal Procura Corpo Vago”, do fotógrafo Gal Oppido, que pôde vislumbrar o que queria fotografar: o onírico. São inquietações a partir das possibilidades dos sonhos que movem os ensaios fotográficos que realiza desde 2014. Em 2015, já em Fortaleza, participou do 66º Salão de Abril, com o ensaio “La Mala Leche” e da XVIII Unifor Plástica, com o ensaio “Sustenida”. Em 2016, ingressou na Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes, no Curso de Realização em Audiovisual. Desde então desenvolve no audiovisual: realização, roteiro, fotografia e produção. Em 2018, participou da exposição Mulher Vírgula (Centro Cultural Dragão do Mar) com o ensaio “O que restava quando olhei pro abismo”. Ainda em 2018, passou a ministrar aulas de fotografia na escola Porto Iracema das Artes, no Percurso Formativo de Fotografia.

Waléria Américo
É artista visual. Suas experimentações artísticas põem em tensão questões que permeiam o corpo e o entorno, a arquitetura e a paisagem, abrindo novas perspectivas de orientação espaço-temporal que no entanto nunca se deixam fixar. Trabalha majoritariamente com registros fotográficos ou em vídeo, muitas vezes de performances que terminam por integrar instalações, também passando pelo objeto, desenho e experimentações sonoras. Realizou exposições individuais no Centro Cultural Banco do Nordeste, Fortaleza (2008); e na Galeria Laura Marsiaj, Rio de Janeiro (2012); além de ter participado da Jogja Biennale XIV: Indonesia meets Brasil – Jogja National Museum – Indonesia (2017); do Fuso – Festival de Video Arte no Maat, Lisboa (2016); 19o Festival de Arte Contemporânea Sesc Vídeo Brasil, São Paulo (2015); Frestas Trienal de Arte, São Paulo (2014); Panorama da Arte Brasileira, Museu de Arte Moderna de São Paulo (2007); da Bolsa Pampulha, Belo Horizonte (2005 e 2006); e Rumos Visuais, Itaú Cultural, São Paulo (2005 e 2006). Recebeu o Prêmio Illy Sustain Art Brasil, SP Arte, São Paulo (2013) e Prêmio Residência Artística no Exterior do Itamaraty, Fundación ACE, Argentina (2014). É mestre em Arte Multimedia – Performance & Instalação pela Universidade de Lisboa e graduada em Artes Visuais pela Faculdade da Grande Fortaleza, com especialização em Audiovisual e Mídias Eletrônicas pela Universidade Federal do Ceará.

Ingra Rabelo
É artista visual e produtora formada pelo Instituto Federal do Ceará. Sua produção artística transita em experimentações com desenho, pintura, design, grafiti e animação. Pesquisa a desconstrução da estrutura do corpo sobre uma perspectiva mutante, afim de discutir relações de identidade, gênero e sexualidade, participando de exposições coletivas e laboratórios de criação desde 2013. Atualmente se concentra no projeto Maria Xinim, buscando refletir sobre o próprio corpo e relações com micro politicas de gênero. Em produção nas artes visuais inicia suas atividades no CCBNB – Fortaleza (2013), se envolvendo também em processos de mediação, montagem e catalogação de acervo. Em (2014) foi assistente de projetos e pesquisa do artista Eduardo Frota. Logo em seguida, assumi coordenação e produção do Salão das Ilusões, conduzindo projetos dentro de várias linguagens artísticas. Tem em seu percurso a participação nos projetos “Rasto” – Naiana Magalhães (2015); “Sem Açúcar” – Henrique Viudez (2015); “Sem Título” – Diego Maia, curadoria – Raisa Cristina (2015); Agosto Saliente (2016); Bloco Adocyca (2016/2018); Ossos – Fernando Catatau (2016); Memórias de um Futuro em Ruínas – Mariana Smith (2017); “Vestuário” – Themis Mémória (2017)”Salão de Abril Sequestrado” (2017); “Tropicana” – Samuel Siebra (2017); “Festa Pra dar Cartaz” – Coletiva (2017); Interlúnio – Vitor Colares (2018); Ocupe Salão com “Nu Deslocado” – Vitor Marin/ VEN, “Terrena” – Marlon Tamboril/RO, “Dromer on Skov” – Samy Sffogia/RS (2018). Idealizadora e coordenadora da residência artística Sala Vazia.

Serviço
O quê: Exposição de alunos do Preamar de Artes Visuais 2018 segue até 9 de novembro
Quando: até 21 de dezembro
Onde: Pátio do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
Gratuito

 

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Eduardo Sousa

(Atualizado em 30/11/2018)