Ministrada pelo ilustrador JJ Marreiro, a turma da disciplina de Expressão Gráfica, do curso técnico de Animação para Jogos Eletrônicos, já demonstrou seus avanços com os desenhos à mão nesta primeira etapa do módulo.
Marreiro levou à sala de aula a experiência com as ilustrações assim como referências, como Betty Edwars, Philli Hallawell e Andrew Loomis. Além disso, demonstrou aos alunos que, antes de começar a desenhar, o primeiro passo é se tornar um bom observador – para desenhar o que se vê e não o que se imagina.
Para Wictor Xavier, aluno da disciplina, o resultado da turma prova que o saber desenhar está longe de ser um dom. A arte do desenho vem da paciência e do esforço de aprender gradativamente: “A partir da observação, fui aprendendo mais sobre traços mais finos, traços mais fortes… mas é preciso ter paciência. Eu era muito apressado pra saber desenhar logo. Agora estou melhor”.
A continuidade do processo agora é no computador, que conquista pela facilidade da prática do desenho. “No computador tem o ‘Ctrl+Z’, né?! É melhor. Apesar do traço a lápis ser mais firme, a borracha ainda mancha muito. Mas o papel também tem seu charme”, afirma Wictor.
Confira abaixo o resultado da turma de Expressão Gráfica: