Na última sexta-feira (28), dia de encerramento do 2° PIER – Semana de Encontros e Realizações da Escola Porto Iracema das Artes, os alunos do curso de Danças Urbanas apresentaram-se no pátio da Escola.
Segundo Jorge Luiz Alves, professor do curso, a montagem da performance começou a ser trabalhada no início do mês de fevereiro. Com uma mistura de break-dance, pop e hip-hop, os alunos das duas turmas fizeram uma apresentação animada, seguida por um workshop de como seria uma aula de dança liderada pelo professor.
O professor avalia positivamente a performance dos alunos, apesar do nervosismo e da inexperiência. “Eles conseguiram absorver muito rápido toda a proposta coreográfica, a expressão. A dança também tinha muitas figuras, desenhos de cena, de fluxo. Para assimilar toda essa estrutura, eles foram muito bem. Fiquei muito feliz”, conta.
O curso de Danças Urbanas da Escola Porto Iracema das Artes tem como objetivo capacitar bailarinos para compor e apresentar espetáculos, relacionando-os com outras áreas do conhecimento e outros seguimentos da arte, como o grafite e a música. Quanto ao programa de ensino, os alunos estudam as danças urbanas americanas, principalmente o hip-hop. “Pense na dança de salão, que possui a salsa, o tango, a valsa. No hip-hop também temos essas variações, com o break-dance, o house, o pop e o locking”, explica o professor.