Search
Close this search box.

Escola de Formação e Criação do Ceará

Search
Close this search box.
capas-programacao-site-2022-agosto

AGOSTO 2022

FUNCIONAMENTO

Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação do Governo do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há oito anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Para as atividades presenciais, estão sendo seguidos protocolos sanitários relativos à pandemia da Covid-19 que exigem  a apresentação do cartão de vacinação.

Endereço: Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema – Fortaleza
Aberta de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 17h30min.

 

01 a 03 de agosto | Segunda-feira a Quarta-feira | Projeto aBarca – Sobral
[TEATRO] [aBarca] – Navegações Estéticas: O Cheiro do Queijo – Circo Rap – Com Igor Cândido e David Cruz
A partir da pesquisa “O Cheiro do Queijo – Circo Rap” desenvolvida no Laboratório de Música da Escola Porto Iracema das Artes, os artistas Igor Cândido e David Cruz abordarão um mergulho no universo da palhaçaria popular e da música cômica nordestina. Utilizando a formação em diversas manifestações e produções artísticas que possuem o riso e as sonoridades como ligação estética, possibilitando um espaço de experimentação cênico/musical.
18 às 21h > Estação Juventude Padre Albani Linhares – Sobral/CE

01 a 12 de agosto | Segunda a Sexta-feira | Projeto aBarca – Quixadá
[AUDIOVISUAL] [aBarca] Módulo 2 – Crônicas e cartografias sonoras – Com Emmanuel Kant
A partir da coleta de gravações sonoras e a criação de novos registros, são compartilhados métodos e ferramentas para debater as possibilidades de experimentação do som no campo audiovisual. Ao longo das aulas, mapas sonoros da cidade são formados para nos permitir ouvir as particularidades da região.
9h às 12h > Casa de Saberes Cego Aderaldo em Quixadá

[ARTES VISUAIS] [aBarca] Módulo 2 – Imaginar a foto/cidade concreta e caminhante – Com Vivi Siade
A partir do olhar sobre e na cidade, esse módulo se propõe a investigar elementos singulares da paisagem com exercícios de sensibilização do olhar através da fotografia, desenho, colagem e escrita (arte postal). Os participantes serão convidados a ver e mostrar o território que se esconde no detalhe de suas experiências individuais e coletivas e articular a consistência imagética dessas corpas-cidade-memórias.
14h às 17h > Casa de Saberes Cego Aderaldo em Quixadá

06 de Agosto | Sábado – Manhã e Tarde | Fortaleza
[TEATRO] Oficina 1 com Duda Maia /Ação realizada em parceria com o Festival TIC (Teatro Infantil do Ceará) : “ O corpo que move e brinca”
Gratuito com ficha de inscrição (disponível AQUI) e seleção com 30 vagas disponíveis.
Horário > 9h às 11h
Local: Centro Cultural Porto Dragão – Sala de Dança Flávio Sampaio
A atividade abordará a relação do corpo com a musicalidade e espacialidade. Voltada para professores, orientadores, psicólogos, assistentes sociais e artistas, a iniciativa pretende mostrar aos participantes a importância do corpo no trabalho com crianças. “Em um primeiro momento vamos dialogar sobre noções básicas de anatomia, fazendo com que cada aluno tenha a oportunidade de conhecer sua estrutura óssea. A partir desta conscientização e com mais domínio sobre o assunto, eles serão capazes de desenvolver um trabalho de improvisação que amplie seu vocabulário corporal e ao mesmo tempo estimulados a trabalhar com as crianças de forma mais livre, consciente e sem sobrecarga muscular. Trata-se de utilizar o corpo brincante para se relacionar com o outro de forma inteligente, saudável, harmônica e criativa. Após essa parte, vamos abrir um roda de conversa para que as experiências profissionais e da prática realizada, possam ser divididas e fomentadas no grupo”, explica Duda Maia.

06 de Agosto | Sábado – Manhã e Tarde | Fortaleza

[TEATRO] Oficina 2 com Bruno Mariozz /Ação realizada em parceria com o Festival TIC (Teatro Infantil do Ceará): “Arte é profissão”
Gratuita com ficha de inscrição (disponível AQUI) e seleção com 50 vagas disponíveis.
Horário > 14h às 16h
Local: Centro Cultural Porto Dragão – Sala de Dança Flávio Sampaio
O que você vai ser quando crescer? Já escolheu que carreira seguir? Essas perguntas povoam o imaginário cotidiano de milhares de adolescentes e jovens. E quando se trata de um público exposto a diversas vulnerabilidades, as opções de escolha podem ser reduzidas. E se o assunto gira em torno da arte, cujo acesso é escasso, aí então nem se fala. Como decidir sobre um tema tão necessário e ao mesmo tempo tão desconhecido?

A partir destas reflexões Bruno Mariozz resolveu abrir um espaço de comunicação com alunos de escolas públicas e/ou beneficiários de ongs. Em um encontro virtual, baseado na sua trajetória profissional, ele conduz uma roda de conversa na qual são expostas as atividades profissionais relacionadas aos segmentos componentes do teatro, abrangendo cenografia, figurino, sonorização, iluminação e produção. O diálogo foi escolhido como metodologia porque pressupõe um exercício de escuta e fala que possibilita a construção coletiva de novos conhecimentos, além de dar voz aos participantes, contribuindo assim para estimular a prática da reflexão e o desenvolvimento da concentração.

Trata-se de uma oficina que irá introduzir o conhecimento das diferentes profissões artísticas, estimulando os participantes a entender, organizar, refletir, debater e expressar seu viés criativo. O objetivo é dialogar com os participantes sobre a importância de cada indivíduo em sua respectiva área de articulação da cena – da criação à execução, da produção à distribuição – e, desta forma, construir visões sobre novas possibilidades de futuros profissionais no campo da Arte. Plantar essa semente é um trabalho de empoderamento relevante. Esta oficina é um projeto social e político que irá colocar o jovem participante no lugar de sujeito ativo, potencializando novas oportunidades, ampliando sua visão de mundo e o estimulando a empreender uma nova jornada.

08 a 12 de Agosto | Segunda a Sexta-feira | Projeto aBarca – Maranguape
[TEATRO] [aBarca] Navegações Estéticas – O fazer-se artista nos “corres” – com Chico Henrique
Fala aberta com Chico Henrique junto da turma do Percurso Básico de Teatro no Projeto aBarca no município de Maranguape. Compartilhando sua relação e criação com teatro, audiovisual e artes visuais que partem de suas pesquisas na cultura popular: bumba-meu-boi, mamulengo e bonecos gigantes.
14h às 17h > Casa de Cultura Capistrano de Abreu – Maranguape/CE

08 a 29 de Agosto | Segunda, Terça e Quarta-feira | Sobral
[TEATRO] [aBarca] MÓDULO 2 – Poetização da cena: território, palavra e imagem – com Sabrinah Sá

Trabalha-se com textos de diferentes tipos: poesia, literatura, drama, documentos, vídeos, etc. Para experimentar a construção de textos poéticos que venham a discutir e exercitar a palavra criada para a cena e a imagem (visual ou imagética) que as compõem construindo diálogo entre os conceitos, técnicas e/ou equipamentos envolvidos que possam auxiliar no processo criativo. Propondo um sampleamento desses três elementos para a poética da cena, fundadas na experiência de cada uma/um em seu território.

18h às 21h > Estação Juventude Padre Albani Linhares – Sobral/CE

9 a 30 de agosto | Terça, quarta e quinta-feira | Sobral
[Audiovisual] [aBarca] Módulo 2 – Trabalho, construção e fotografia – com Coletivo Câmera da Peste
A partir da coleta de gravações sonoras e a criação de novos registros, são compartilhados métodos e ferramentas para debater as possibilidades de experimentação do som no campo audiovisual. Ao longo das aulas, mapas sonoros da cidade são formados para nos permitir ouvir as particularidades da região.
18h às 21h> CRAS Regina Justa em Sobral

9 a 30 de agosto | Terça e quinta-feira | Fortaleza
[ARTES VISUAIS] [Percursos Básicos de Artes Visuais] – Fotopintura Digital – com Mestre Julio Santos.
Nesta proposta de formação, convidamos a turma a conhecer o trabalho de Fotopintura Digital do Mestre Júlio, a partir disso, propomos a partilha de sua trajetória em adição às demais histórias des estudantes e professores.
Oficina aberta ao público em geral, gratuita com ficha de inscrição e seleção de 5 vagas disponíveis.
Link para inscrição disponível AQUI
Divulgação dos selecionados: sexta, dia 05 de agosto, via Whatsapp e e-mail.
14 às 17h > Laboratório Porto Iracema das Artes – Fortaleza

08 a 12 de Agosto | Segunda a sexta | Plataforma Zoom
[LABX] [ARTES VISUAIS / CINEMA / DANÇA / MÚSICA / TEATRO] LAB X – 10a Edição dos Laboratórios de Criação
Com aula inaugural de Zahy Guajajara e participação de artistas selecionad@s para os cinco Laboratórios.
Horário > 14h às 17h Plataforma Zoom

[ARTES VISUAIS] [aBarca] Navegações Estéticas – “Relatos Visuais na construção de narrativas de si” – com Virgínia Pinho.
As navegações estéticas caracterizam-se por um módulo de abertura em que participantes são convidades a envolverem-se com o percurso, demonstrando uma síntese daquilo que a turma terá contato, com o objetivo de aprofundar seus conhecimentos e experiências artísticas e estéticas. Nesse sentido, convidamos a artista Virgínia Pinho para propor uma sequência de vivências visuais a partir das paisagens da cidade de Maranguape.
14 às 17h > Casa de Cultura Capistrano de Abreu – Maranguape/CE

08 de Agosto | Segunda-feira | Maranguape
[TEATRO] [aBarca] Navegações Estéticas – O fazer-se artista nos “corres” – com Chico Henrique
Fala aberta com Chico Henrique junto da turma do Percurso Básico de Teatro no Projeto aBarca no município de Maranguape. Compartilhando sua relação e criação com teatro, audiovisual e artes visuais que partem de suas pesquisas na cultura popular: bumba-meu-boi, mamulengo e bonecos gigantes.
18:30 > Casa de Cultura Capistrano de Abreu – Maranguape/CE

[ARTES VISUAIS] [aBarca] Navegações Estéticas – “Relatos Visuais na construção de narrativas de si” – com Virgínia Pinho.
As navegações estéticas caracterizam-se por um módulo de abertura em que participantes são convidades a envolverem-se com o percurso, demonstrando uma síntese daquilo que a turma terá contato, com o objetivo de aprofundar seus conhecimentos e experiências artísticas e estéticas. Nesse sentido, convidamos a artista Virgínia Pinho para propor uma sequência de vivências visuais a partir das paisagens da cidade de Maranguape.
18:30 > Casa de Cultura Capistrano de Abreu – Maranguape/CE

12 de Agosto | Sexta-feira | Fortaleza
[TEATRO] [Rotas de Criação] – Sarau CARDUME – 2ª edição
Finalização do Percurso Básico de Teatro 2022 com participação da turma, professoras/res e artistas convidad@s.
17:30h > Pátio da Escola Porto Iracema das Artes

15 a 19 de Agosto | Segunda à Sexta-feira | Juazeiro do Norte
[ARTES VISUAIS] [aBarca] Navegações Estéticas – “A arte assentada nos territórios da memória” – com Eliana Amorim. | Juazeiro do Norte
As navegações estéticas inauguram esse percurso de Formação em Artes Visuais com a experiência de partilha entre turma e artista-formadora. Esse momento é de intensa troca e aprendizado, guarda um caráter teórico e conceitual, mas também de experimentação prática a partir da trajetória da artista Eliana Amorim.
14 às 17h > Núcleo de Artes Marcus Jussier – Juazeiro do Norte

[ARTES VISUAIS] [Percursos Básicos de Artes Visuais] – O retrato e a folha: vivência em fitotipia – com Felipe Camilo | Fortaleza
A expectativa é de apresentar o processo criativo do projeto Perecível e relacionar a feitura e apropriação de retratos ao ‘suporte’ folha do processo de fitotipia. Dessa forma, cada aluno deve sair com ao menos um retrato feito durante a oficina e outro enviado previamente.
14 às 17h > Ateliê Porto Iracema – Fortaleza

15 a 19 de Agosto | Segunda-feira | Crato e Juazeiro do Norte
[TEATRO] [aBarca] Navegações Estéticas – O fazer-se artista nos “corres” – com Lucas Limeira
Navegações Estéticas com Lucas Limeira com a presença da turma do Percurso Básico de Teatro no Projeto aBarca no município de Maranguape. Onde o artista fará uma partilha de seus processos de trabalho no teatro e audiovisual.
18:30h > A definir – Crato e Juazeiro do Norte

[ARTES VISUAIS] [aBarca] Navegações Estéticas – “A arte assentada nos territórios da memória” – com Eliana Amorim.
As navegações estéticas inauguram esse percurso de Formação em Artes Visuais com a experiência de partilha entre turma e artista-formadora. Esse momento é de intensa troca e aprendizado, guarda um caráter teórico e conceitual, mas também de experimentação prática a partir da trajetória da artista Eliana Amorim.
18:30h > A definir – Crato e Juazeiro do Norte

15 de Agosto a 05 de Setembro | Segunda, quarta e sexta-feira | Maranguape

[TEATRO] [aBarca] MÓDULO 2 – Corpo, voz e a comicidade na cena – com Guilherme Bruno

Trabalha os processos de preparação corporal e vocal na criação artística em espaços cênicos diversos, pensado as múltiplas possibilidades de criação cômica para a cena teatral. Experimentando a espacialidade do lugar, projeção corpóreo-vocal, caricatura, máscara, o gesto e suas diversas possibilidades de criação.
14h às 17h > Casa de Cultura Capistrano de Abreu – Maranguape/CE.

17 de Agosto | Quarta-feira | Fortaleza
[MÚSICA] V Seminário Eurobrasileiro de Choro
Organização de Samuel Rocha, ex-Lab Música com o projeto Murmurando.
Programação:
Manhã – Aula de Prática em conjunto
Tarde: Aulas de ritmo e prática em conjunto.
Fechamento com uma roda de choro com um convidado especial.
Local: Sala de Música – Porto Iracema das Artes

18 e 19 de Agosto| Quinta e Sexta-feira | Fortaleza
[DANÇA] Oficina: “Composição e improvisação para a criação cênica e sua relação com a primeira infância” – com Andrea Jabor (RJ)
9h30 às 13h > Sala de Dança da Escola Porto Iracema das Artes
Oficina gratuita com ficha de inscrição e seleção com 24 vagas disponíveis.
Público Alvo: artistas, bailarinos, estudantes de artes cênicas e intérpretes criadores interessados em projetos de criação cênica com foco na primeira infância.
Link para inscrição disponível AQUI. 
Divulgação dos selecionados: sexta, dia 12 de agosto, via Whatsapp e email.

19 de Agosto| Sexta-feira / Dia mundial da fotografia | Fortaleza
[ARTES VISUAIS] [Percursos Básicos de Artes Visuais] – O retrato e a folha: vivência em fitotipia – com Felipe Camilo.
19 às 21h > Auditório Porto Iracema das Artes – Fortaleza

15 a 19 de agosto | Segunda a Sexta-feira | Crato

[AUDIOVISUAL] [aBarca] Navegações Estéticas | A Memória da Coisas – com Adriana Botelho

As Navegações Estéticas com Adriana Botelho apresentam as possibilidades de criação de estéticas, narrativas e modelos de produção a partir do compartilhamento de experiências e experimentações da diretora e seus próprios filmes. O fazer cinematográfico é abordado tendo como perspectiva o território, entendendo que a construção da linguagem audiovisual está atrelada, sobretudo, às vivências e às pulsações de uma comunidade.
9h às 12h > CEU do Crato

22 de agosto a 14 de setembro | Segunda, quarta e sexta-feira | Crato

[AUDIOVISUAL] [aBarca] MÓDULO 2 – Caminhar, olhar, fotografar, com Nívia Uchôa

Neste módulo, os estudantes a vagar pela cidade e, a partir da observação, fazer emergir as histórias e imagens invisíveis, guardadas pelo silêncio das ruas, praças, parques, construções e ruínas, assim como dos sujeitos que compõem seus territórios materiais e imateriais.
9h às 12h > CEU do Crato

22 a 26 de agosto | Segunda a Sexta-feira

[AUDIOVISUAL [aBarca] Navegações Estéticas, com Rafael Luan | Fortaleza

As Navegações Estéticas com Rafael Luan apresentam as possibilidades de criação de estéticas, narrativas e modelos de produção a partir do compartilhamento de experiências e experimentações da diretora e seus próprios filmes. O fazer cinematográfico é abordado tendo como perspectiva o território, entendendo que a construção da linguagem audiovisual está atrelada, sobretudo, às vivências e às pulsações de uma comunidade.
14h às 17h > CRAS do Curió

[ARTES VISUAIS] [aBarca] Navegações Estéticas: A arte assentada nos territórios da memória – com Eliana Amorim. | Juazeiro do Norte
A partir de experiências fotográficas ligadas ao lugar onde se vive e as vivências, pessoais e coletivas, serão abordadas as relações entre fotografia e memória. Os álbuns de família, as imagens de uma festa de aniversário de quando éramos crianças, o retrato da nossa avó já falecida, são como pedaços de coisas vividas. O que fazemos com elas? O que nos mostram? O que escondem? Como construir e perseguir atlas/constelações visuais?
14h às 17h > Núcleo de Artes Marcus Jussier – Juazeiro do Norte

[TEATRO] [aBarca] Navegações Estéticas: O fazer-se artista nos “corres” – com Chico Henrique | Caucaia
Fala aberta com Chico Henrique junto da turma do Percurso Básico de Teatro no Projeto aBarca no município de Caucaia. Compartilhando sua relação e criação com teatro, audiovisual e artes visuais que partem de suas pesquisas na cultura popular: bumba-meu-boi, mamulengo e bonecos gigantes.
14h às 17h > Praça PEC – Araturi/Caucaia-CE

22 de agosto a 2 de setembro | Segunda a Sexta-feira | Quixadá

[ARTES VISUAIS] [aBarca] Módulo 3 – Pintura e Desenho – Narrativas de si nas escritas da cidade com Bruno Joe | Quixadá
Nesse módulo a turma é convidada a mais uma vez perceber nas trilhas da cidade aspectos que ajudem a contar suas histórias de vida, fazendo reconhecer o que é patrimônio para cada um, nesse sentido, cartografando escritas de si no território e paisagem de Quixadá. Convidamos o artista Bruno Joe para elaborar estratégias de composição dessas narrativas visualmente a partir das linguagens do desenho e da pintura.
14h às 17h > Casa de Saberes Cego Aderaldo em Quixadá.

Dia 29 de Agosto – ANIVERSÁRIO DE 9 ANOS | Fortaleza
Lançamento dos livros Escotilha e Poéticas de Bombordo
Lançamento Prêmio Amarrações Estéticas

29 de Agosto a 23 de Setembro | Segunda, quarta e sexta-feira

[TEATRO] [aBarca] MÓDULO 2 – Corpo, voz e espaços cênicos – com Juremara Raquel

Trabalha os processos de preparação corporal e vocal na criação artística em espaços cênicos diversos, pensado as múltiplas possibilidades de seu uso. Experimentando a espacialidade do lugar e a projeção corpóreo-vocal para a cena teatral e suas diversas possibilidades de criação.