A atriz e diretora de teatro Adriana Schneider vem ao Porto Iracema das Artes para ministrar a oficina “Processo de Criação para Dramaturgias Coletivas”. A formação vai ocorrer nos próximos dias 7, 8 e 9, das 14h às 18h, no Cena 15 (Centro de Narrativas Audiovisuais). A oficina não terá seleção prévia e as inscrições serão realizadas por ordem de chegada, totalmente gratuitas. O evento integra a programação especial de aniversário da escola, comemorado no dia 29 de agosto.
A oficina propõe experimentar diversos procedimentos de criação de dramaturgias cênicas, por meio da compreensão do ator como criador, trabalhando programas de performance baseados nas experiências auto-biográficas dos participantes.
Adriana Schneider Alcure, que também é tutora do projeto “Despejadas: entre o teatro e a cidade, a questão do gênero”, que integra o Laboratório de Teatro 2017 do Porto, é atriz, pesquisadora e diretora de teatro. Professora do Curso de Direção Teatral e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena, na UFRJ. Integrante do Grupo Pedras de Teatro, do Coletivo Bonobando e do Movimento Reage Artista. Mestre em Teatro PPGAC-UNIRIO e Doutora em Antropologia PPGSA/IFCS/UFRJ, com bolsa de sanduíche DAAD/CNPq na FU-Berlin. Realizou Pós-Doutorado no PPGAC-UNIRIO.
Serviço:
Oficina “Processos de Criação para Dramaturgias Coletivas”, com Adriana Schneider
Quando: 7, 8 e 9 de agosto, das 14h às 18h
Onde: Cena 15 – Centro de Narrativas Audiovisuais (Rua José Avelino, 495, Praia de Iracema)
Inscrições por ordem de chegada
Acesso gratuito e aberto ao público