Atividade gratuita mediante inscrições acontece de 11 a 15 de novembro, na Sala de Dança Wilemara Barros da Porto Iracema das Artes; As inscrições estão abertas e seguem até sexta-feira (8)
Com concepção e direção de Mônica Lira, “Pontilhados” é uma experiência criada em Recife (2016) como uma intervenção urbana em formato de dança-poesia-trajeto. O projeto busca, por meio do passeio narrado na rua, questionar modelos de cidade, espaços urbanos e política. Como parte do Cena Nordeste, a artista e diretora chega à Porto Iracema das Artes – Escola de Formação e Criação do Ceará que integra a Rede Pública de Equipamentos da Secretaria de Cultura do Ceará (Rece), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar – para uma residência artística de dança neste mês de novembro.
“Depois de tantos atravessamentos, de tantas estradas percorridas, de tantos obstáculos que
ultrapassamos, de experienciarmos “pontilhar” e outros destinos, chegamos pela primeira vez ao Ceará, para pontilhar Fortaleza com sua gente tão igual e diferente do Nordeste que somos, expandindo essa cena e aprofundando as nossas tantas conexões”, explica a companhia.
Para a residência em Fortaleza, o grupo traz, de 11 a 15 de novembro, uma imersão com trabalho corporal, junto a artistas locais previamente selecionados que, a partir da metodologia do projeto, sob a condução de Mônica Lira e Silvia Góes, vão vivenciar o roteiro e se preparar para estar em algumas cenas de “Pontilhados” no Centro Dragão do Mar, no dia 16 de novembro. As inscrições seguem até sexta-feira (8), por meio deste link.
SOBRE O CENA NORDESTE
O Cena Nordeste Festival é uma iniciativa artístico-cultural inédita que mobiliza os nove estados que compõem a região Nordeste do Brasil. Realizado em encontros no decorrer do ano de 2024, cada edição promove um intercâmbio nas linguagens artísticas de cultura popular, música, dança, teatro, audiovisual, artes urbanas (grafite), circo e forró.
SOBRE O GRUPO EXPERIMENTAL
O Grupo Experimental, fundado em 1993 no Recife, é uma companhia de dança que se destaca por seu estilo autêntico, representando a cultura local. Ao longo de quase 30 anos, produziu 22 espetáculos, incluindo “Zambo,” “Quincunce” e “Pontilhados,” e alcançou reconhecimento internacional, com apresentações na América Latina e Europa. O grupo participou de festivais no Brasil, incluindo o Palco Giratório do SESC, e foi premiado com o espetáculo “Breguetu.” Durante a pandemia, o grupo realizou produções audiovisuais e manteve atividades com residências artísticas e projetos de formação, como o Núcleo de Formação em Dança, impactando mais de 600 jovens.
SOBRE A ESCOLA PORTO IRACEMA DAS ARTES
A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, equipamento da Rede de Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há onze anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.
SERVIÇO:
O quê: Abertas as inscrições de Residência Artística de Dança do Grupo Experimental (PE) na Porto Iracema das Artes
Quando: 11 a 15 de dezembro, das 14h às 18h na Sala de Dança Wilemara Barros da Porto Iracema das Artes
Público: Artistas locais, da dança ou de outra linguagem artística que já tenham alguma pesquisa ligada ao corpo e movimento.
Limite de Vagas: 20 vagas
Link para formulário e Inscrição: https://forms.gle/P9GJjeW7w138J3s86