Escola de Formação e Criação do Ceará

Operadores Poéticos

Porto Iracema das Artes

Fotos-Micaela_Menezes-61

O que são os Operadores Poéticos?

Operadores Poéticos são dispositivos que agendam reflexões a partir das experiências vividas nas formações da escola, na perspectiva do aprofundamento dos debates. Os operadores poéticos pautam questões centrais que mobilizam a cultura contemporânea: diversidade, identidade, território, cultura e juventude. Eles contribuem para costurar sentido entre arte e vida.

Operadores Poéticos | 2016 - 2024

Fotos Micaela Menezes 68 8

2025 | Poéticas de Territórios

A expansão das ações formativas para além de sua sede, em Fortaleza, têm cada vez mais centralidade na experiência da Porto Iracema das Artes. Considerando a atuação de todos os seus programas, a Porto  contabiliza hoje 63 municípios cearenses contemplados com formação presencial e continuada, além de uma forte aproximação com escolas de Ensino Médio da Rede Pública na capital e no interior, e um projeto de intercâmbio internacional. 

Em 2024, a reflexão sobre esse processo de expansão foi orientada pela ideia de confluência, assumida como uma força que, nas palavras de Nêgo Bispo, “rende, aumenta, amplia”. Em 2025, a escola continua a refletir sobre esses movimentos que alargam o alcance de suas ações, agora com o tema Poéticas de Territórios.

Território é um termo complexo que opera em diversos campos do saber e de diferentes formas na vida social. Aqui nos referimos principalmente à dimensão do imaginário. Brasil, Nordeste, Ceará, Cultura e Arte são apenas alguns dos territórios imaginários que nos atravessam, nos identificam e nos movem. E cada um deles, por sua vez, comporta inúmeras imagens e contradições. São muitos Brasis e Nordestes. Há grande diversidade cultural no Ceará. São muitas e infinitamente variadas as práticas envolvidas no fazer artístico. Por isso dizemos territórios, no plural, em referência tanto à quantidade quanto à diversidade de experiências que os deslocamentos proporcionam. 

Mais do que simplesmente executar ações em diferentes bairros de Fortaleza e municípios do  interior do estado, a expansão é um encontro de imaginários, é sobre estabelecer conexões com diferentes formas de ser e estar, de se posicionar politicamente, de produzir imagens poéticas, de constituir cena artística e cultural. A expansão instaura, em cada movimento, um circuito de partilhas em que todas as pessoas e instituições envolvidas são, de alguma forma, transformadas. É sobre esses circuitos que queremos pensar.