Escola de Formação e Criação do Ceará

Criadores em cena 2015 - alexandre veras (1)

A Conversa Infinita

Título: “A Conversa Infinita”
com Alexandre Veras

Período de inscrição: 28/04 a 08/05
Apresentação e tira-dúvidas da atividade: 06/05, às 19h, no Auditório do Porto Iracema – Com a presença do criador Alexandre Veras, o público é convidado a conhecer melhor as ações que serão desenvolvidas ao longo dos meses. Alexandre Veras apresentará sua metodologia de criação e formação ao esclarecer sobre as ações que serão desenvolvidas a partir de cada projeto instalativo que será produzido
Seleção: 11 a 15/05
Período da atividade: 18/05 a 21/08, de segunda à sexta-feira, das 9h às 12h
Proposta / Ementa

A proposta desse trabalho é aproximar duas linhas. De um lado a experiência de um processo de criação de um artista, envolvendo a realização de uma exposição com 7 instalações, que envolvem pesquisas em espacialização de áudio e vídeo, interatividade, composição de ambientes imersivos, produção de vídeos e outras coisas afins. De outro lado, a construção e vivência de um processo formativo que acompanhe a composição das obras. Os participantes interessados serão convidados a imergir nesse processo de composição a partir de seis áreas de atuação: I) produção de vídeo; II) produção de áudio; III) montagem de ambientes instalativos; IV) interfaces e interatividade; V) acompanhamento crítico de processos e curadoria VI) produção. Cada interessado deve se inscrever apontando em que segmento desse prefere trabalhar. Durante três meses estaremos envolvidos num intenso processo de troca, invenção e aprendizado. Ao final a exposição será montada no MAC-Dragão.

Público Alvo

Se você têm interesse em imagens projetadas, construção de paisagens sonoras e espacialização de áudio, desenho de interfaces e sistemas interativos, criação de ambientes imersivos, cenotecnia para instalações e vídeo instalações, produção de vídeo ou de exposições, pesquisa crítica ou teórica em artes, produção de textos para trabalhos de arte, e outras coisas afins você provavelmente faz parte do nosso público alvo e pode ter nessa experiência a possibilidade de desenvolver e aprofundar seus conhecimentos na área. Por isso é desejável que os interessados tenham já algum conhecimento na área.

Sobre as áreas de atuação

Lembre-se que esse é um processo de formação vinculado a uma prática de montagem de exposição. Para fortalecer esse processo dividiremos a turma em áreas de atuação. No decorrer dessa experiência teremos conversas coletivas e pequenas formações nas áreas de atuação mas o enfoque é no aprendizado através da construção das obras. É nesse contexto que as experiências formativas se darão.

As áreas são as seguintes:

  • Produção de vídeo (Filmagem de cenas utilizadas nos trabalhos, edição, mapeamento das imagens e documentação do processo)
  • Produção de áudio (Gravação de som direto, edição de som, desenho de paisagens sonoras e espacialização do som dos trabalhos)
  • Montagem de ambientes instalativos ( Cenotécnia e montagem das estruturas físicas envolvidas nos trabalhos)
  • Interfaces e interatividade (Utilização do software Isadora para desenho das interfaces interativas e da sincronização e mapeamento de vídeo, áudio e luz
  • Acompanhamento crítico de processos e curadoria (Produção de textos sobre o percurso, acompanhamento crítico dos trabalhos, produção de textos para a exposição)
  • Produção (Produção de todos os aspectos envolvidos na montagem dos trabalhos e da exposição)

Alexandre Veras
​Realizador, professor e pesquisador em vídeo, foi fundador e coordenador do Alpendre-Casa de Arte, Pesquisa e Produção onde desenvolveu durante treze anos, extensa atividade como curador de mostras de cinema e vídeo e exposições de artes visuais, além de coordenar seminários, cursos e palestras e o projeto NoAr, de formação em vídeo com adolescentes. Acompanhou a implantação da Escola de Audiovisual de Fortaleza – Vila das Artes, fazendo o desenho do itinerário formativo do curso e ministrando uma série de oficinas além de fazer parte de seu conselho. Nos últimos três anos foi também professor da disciplina Arte e Tecnologia, na Universidade de Fortaleza – Unifor. Algumas de suas realizações de filmes e intervenções: Invenções, Uma Noite com Buda, O Tempo da Delicadeza, Claustros, Falas Inacabadas, Cidade Anônima, Dez toneladas de Vácuo, As Vilas Volantes- o verbo contra o vento, Intervenção San Pedro, Partida, Marahope 14/07, O Regresso de Ulisses, Micro Move Movies, Náiades, O Gesto a Voz e o Olho, Os Tempos, e seu primeiro longa metragem de ficção Linz- quando todos os acidentes acontecem, através do edital Longa BO do Minc.