Escola de Formação e Criação do Ceará

Cenotecnia II – Cenotecnia estrutural

Ementa: Concepção, execução e planejamento de ambientes cênicos em escala reduzida, bem como montagem e estruturação de formas articuladas e noções de materiais de revestimento.

Período do módulo: 25/08 – 17/09 (Segunda, quarta e sexta)
Horário: 8:00 – 12:00
Pré-requisitos:
– Idade mínima de 16 anos
– Possuir noções básicas de carpintaria OU já ter cursado o módulo I dos percursos de cenografia ou cenotecnia.
Número de vagas: 15
Período de inscrições: 14/08 – 21/08
Materiais necessários:

Mini-currículo dos profissionais

Nascido em 1 de junho de 1953, em Córdoba- Argentina. Veio para o Brasil em 1980 e nesse mesmo ano trabalhou na decoração de Reveillon, Monte Libanos, com direção de Cyro del Nero. De 1982 até 1989 trabalhou como cenotécnico free-lancer em diversas produtoras: Linx Filmes, Fathom, Kroma, Publifilmes, Manduri, Diana Bakestage. Também atuou como cenotécnico nas peças “Edipo Rei”, no Teatro Ruth Escobar e “Dona Flor e seus dois maridos”, no Teatro Brigadeiro. Em cinema fez a cenotecnia dos longas-metragem “O Beijo da mulher aranha” e “Besame Mucho” pela produtora HB. De 1990 até 1994, morando em Embu das Artes, dedicou-se a restaurar móveis antigos. Trabalhou nas produtoras Companhia de Imagem, Trio Filmes, 14 Bis, Kroma e Malagueta Cinema e Vídeo. Atuou na cenotecnia dos seguintes filmes rodados em Ceará : “Vilalobos”, “Bezerra de Menezes”, “As mães de Chico Xavier”, “Cine Holiudi” e nos curtas metragem “O Retrato Pintado”, de Joe Pimentel, “Cada qual com seus problemas”, de Sandra Kraucher,” O astista contra o caba do mal”, de Halder Gomes e “O Auto da Camisinha” de Clébio Ribeiro. No teatro construiu cenários para Unifor, para as peças “Pinochio” e “Robin Hood”. Para o Grupo Bagaceira construiu cenário para as peças “Interior” e “Conversas Íntimas”, dirigidas por Yuri Yamamoto. Em todos os trabalhos desempenhou função de Cenotécnico, utilizando materiais diversos como madeira, tecido, papier maché e ferro.

Público-alvo: Marceneiros, artistas, profissionais e pessoas interessadas que possuam um mínimo de conhecimento sobre o trabalho com madeira

OBJETIVOS DO MÓDULO:
Propiciar aos participantes o acesso a técnicas para a estruturação de ambientes cênicos em pequena escala e confecção de objetos articulados para a edificação destes ambientes.

COMPETÊNCIAS:
O aluno fica apto executar projetos cenográficos simples em escala reduzida.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

– Processos construtivos de objetos cênicos de pequeno porte

– Noções de encaixe

– Construção de elementos cenográficos articulados (portas, janelas, etc.)
– Noções básicas de materiais para revestimentos e acabamentos de objetos cênicos.
– Noções de ferramentas e procedimentos apropriados para lidar com madeira

METODOLOGIA DE ENSINO:
– Exposição de vídeos
– Aula expositiva
– Aula prática
– Visitas técnicas em teatros e outros espaços

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:
Frequência, participação nas atividades e através de um produto final