Search
Close this search box.

Escola de Formação e Criação do Ceará

Search
Close this search box.
fundo22

Cursos Básicos completam um mês de atividades no novo ano letivo

fundo22As atividades dos primeiros módulos dos Cursos Básicos da Escola Porto Iracema das Artes completam, esta semana, um mês neste novo ano letivo. O Programa de Formação das aulas está estruturado por Percursos Formativos, em que a autonomia do aluno também orienta o processo de construção do conhecimento.

Flora Vasconcelos, 18, que está na turma de História da Arte e vem se preparando para o vestibular, afirma que a experiência como aluna do Porto Iracema ajuda na escolha do curso. “Minhas aulas começaram há pouco tempo, mas já conheci pessoas de áreas totalmente diferentes. […] Tem aluno que é artista e tem aluno que ainda está ingressando na universidade”, declara a estudante.

Sobre as primeiras impressões que teve na escola, Flora explica que confirmou a opinião dos amigos que já fizeram cursos no Porto. “Já ouvia amigos falarem que a escola amparava o aluno de um jeito muito bacana, mas não sabia como era estar aqui dentro. Quando entrei, vi que os professores são muito dedicados e temos aulas teóricas e práticas”, afirma.

Flora já havia estudado artes anteriormente, mas as aulas que está tendo agora são diferentes das que já teve. “A gente está estudando um módulo por dia. Hoje, estamos estudando teatro, mas já vimos literatura, escultura, pintura. Como é um curso rápido, o professor indica livros pra que a gente possa se aprofundar nos assuntos”, explica.

Diego Bezerra, 26, tem graduação de Licenciatura em Teatro pelo IFCE (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará) e hoje faz o curso de cenografia. Aluno do Porto Iracema pela segunda vez, Diego esteve na turma de cenotecnia no semestre passado. Na conclusão do curso anterior, trabalhou como cenotécnico no espetáculo “Máquina Fatzer – Diga que você está de acordo!” do Teatro Máquina, que fez parte do Laboratório de Teatro da escola.

O ator afirma que entrou em outro curso para ampliar o aprendizado. “O cenógrafo tem uma visão do cenário e o cenotécnico constrói essa visão, é um casamento entre as duas áreas e eu queria me especializar”, declara Diego. Ele conta que a grande mudança que sentiu quando voltou a ser aluno foi o direcionamento. “No início, a gente chega aqui procurando um caminho para seguir. Depois de concluir um curso, o aluno entende melhor a integração de linguagens que compõem o Porto Iracema, e já sai direcionado para o que quer fazer”, explica.

Os módulos de aprendizagem dos cursos básicos são divididos em fundamentais (que habilitam o aluno para o exercício profissional da área), integradores (que permeiam as diversas áreas de formação do programa básico da Escola) e complementares (que expandem as possibilidades de conhecimento do aluno). Cada módulo tem duração média de 45 horas/aula, totalizando 225 horas/aula nos percursos formativos.