Na noite desta quarta-feira, 30, o Museu de Arte Contemporânea (MAC) inaugurou as exposições “És mãe gentil”, “Lar é onde ele está”, “A casa enquanto vida” e “Uma Mostra sem Qualidades” – trabalhos dos laboratórios de Artes Visuais da Escola Porto Iracema das Artes. A exposição foi aberta no primeiro dia da Mostra Especial do Porto na Maloca Dragão, evento que comemora os 15 anos do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
Dividido em quatro ambientes, um para cada trabalho, as exposições apresentavam as obras dos artistas Diego dos Santos, Lara Vasconcelos, Marina de Botas e Cláudia Sampaio, que passaram os últimos oito meses do Laboratório desenvolvendo suas pesquisas em temas como, curadoria e crítica de arte, as casas ambulantes que os caminhoneiros carregam pela estrada, a vida invisível a olho nu presente em uma casa.
Entre as mostras, o público pode se divertir e “descarregar”, destruindo uma parede do MAC com martelos. A experiência de interação com as pessoas foi realizada na exposição “Uma Mostra sem Qualidades”. Rose Araújo, empresária, relatou ser aliviante poder canalizar o estresse na parede: “Tenho que fazer isso em casa. Meu marido vai me agradecer”.
Ítalo Alves, estudante de Artes Visuais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE), declarou que todos os laboratórios conseguiram atingir o que seus objetivos. “Naquilo que cada artista com cada tutor se propuseram a fazer, eu acho que ficou brilhante”, afirmou.
A exposição segue em cartaz até o dia 25 de maio.
SERVIÇO
Exposição do Laboratório de Artes Visuais do Porto Iracema das Artes
Quando: até 25 de maio
Onde: Museu de Arte Contemporânea (MAC) no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar 81, Praia de Iracema)
Entrada Franca