Escola de Formação e Criação do Ceará

foto-lua-latorre-16-1

Espetáculos produzidos no Lab Dança do Porto apresentam-se na Bienal Internacional de Dança do Ceará

foto lua latorre 16 1

Foto: Lua Latorre

As produções artísticas participam do evento nos dias 19, 21, 22, 24, 26 e 27 de outubro, com horários e locais diversificados

Seis projetos que passaram pelo Laboratório de Criação do Porto Iracema das Artes entre os anos de 2016 e 2018 apresentam-se na XII Bienal Internacional de Dança do Ceará, que em 2019 celebra 22 anos de existência. O evento, que acontece de 16 a 27 deste mês em Fortaleza e mais cinco cidades cearenses, reúne cerca de 36 espetáculos de todo o Brasil e sete atrações internacionais. O acesso à programação é gratuito e aberto a todos os interessados.

No dia 19 de outubro, às 19h, o espetáculo “Tudo passa sobre a Terra”, com Rosa Primo, será apresentado no Porto Dragão. O trabalho é cria do projeto “Iracema”, que teve passagem pelo Lab Dança do Porto em 2018. No dia 21, “Corpos Embarcados” entra em cena, a partir das 21h, no Teatro do Dragão do Mar. A montagem foi desenvolvida em passagem pelo Laboratório de Criação em 2017. Em 22 de outubro, no Teatro do Dragão do Mar, às 21h, é a vez de “CorpoCatimbó” mostrar ao público o desenvolvimento de sua pesquisa, que passou pela Escola no ano de 2018.

A bailarina, coreógrafa e performer Aspásia Mariana traz referência dos corpos femininos que estão nas frentes de lutas para apresentar, no dia 24 de outubro, às 21h, o espetáculo “Guerreiras”. A artista teve passagem com seu projeto no Lab Dança em 2016. No dia 26, a partir das 19h, “Gente de Lá”, da Plataforma Afrontamento, também participará da Bienal. A ação cênica parte da investigação do Lab Dança de 2017. No último dia do evento, 27 de outubro, às 20h, o espetáculo “Intergalático”, desenvolvido no Lab Dança 2018, sobe ao palco. As três mostras artísticas acontecem no Porto Dragão.

Sobre os espetáculos

Iracema
“Tudo Passa Sobre a Terra” é um espetáculo de dança que parte da imagem de Iracema, personagem feminina do romancista cearense José de Alencar, para pensar e discutir questões que atravessam a figura da mulher, bem como o sentido de sua presença como parte dos povos originários do Brasil no passado e no presente. O trabalho é resultado do projeto IRACEMA, no Laboratório de Dança do Porto Iracema das Artes em 2018.

Corpos Embarcados
O projeto tem como proposta a investigação, a pesquisa e a criação coreográfica a partir das memórias e matrizes estéticas corporais e ancestrais do Fandango cearense. Busca-se o diálogo entre a performance do corpo e o saber tradicional, ressaltando a importância desse encontro das culturas populares com a contemporaneidade. O exercício coreográfico tentará aproximar a brincadeira perdida ao universo da dança, favorecendo, por meio do corpo, um encontro com o saber ancestral.

CorpoCatimbó
Poderão os elementos corporais do PluriUniverso da Jurema Sagrada criar narrativas cênicas, construções estéticas, energéticas, de movimento e da presença no campo da dança? Que diretrizes criativas esse encontro pode possibilitar? Partindo dessas questões, a proposta busca investigar as corporeidades da Jurema, tendo como foco suas sete linhas de trabalho e suas entidades míticas, no intuito de observar e compreender como as fisicalidades desse território podem fundamentar a criação em dança.

Guerreiras
A montagem se inicia na corporeidade marcial da artista Aspásia Mariana e vai se constituindo através das corporeidades de mulheres que estão nas frentes de lutas, que protagonizam e são defensoras de movimentos sociais. O título está associado à figura dessas mulheres que lutam: às guerreiras da arte marcial chinesa, às mulheres que lutam no campo, nos movimentos sociais, e às artistas contemporâneas, pois não é a artista uma guerreira com a luta diária no seu fazer em arte?

Gente de Lá
A ação cênica parte da investigação do corpo roleta-russa: negro, favelado e urbano, desenvolvida no projeto Afrontamento, dos artistas Wellington Gadelha, Priscilla Sousa e Alexandre Fernandes, no Laboratório de Dança do Porto Iracema das Artes em 2017. A ideia é interligar resistências e pensar os territórios, as violências e os circuitos de segregação étnico-racial-espacial em Fortaleza.

Intergalático
Pesquisa artística e acadêmica em dança e multimídia que tem em sua motivação a percepção do corpo longe da estrutura organizada, anatômica e socialmente, discorrendo sobre o corpo potente que expande, ecoa e deixa rastros na contemporaneidade. Aqui, acolá, nas redes sociais, na TV, em tempos outros, o questionamento é: qual espaço a minha corporeidade ocupa? Se a corporeidade está sempre reverberando, transitamos por entre tempos e espaços.

Sobre a Escola
O Porto Iracema das Artes é uma instituição da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há seis anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO
O quê: Espetáculos produzidos no Lab Dança do Porto apresentam-se na Bienal Internacional de Dança do Ceará
Quando: Dias 19, 21, 22, 24, 26 e 27 de outubro, com horários alternados

>> Sábado, 19 de outubro
Apresentação do espetáculo “Tudo passa sobre a Terra”
Com Rosa Primo
19h > Porto Dragão (rua Dragão do Mar, 2 – Praia de Iracema) > Gratuito

>> Segunda-feira, 21 de outubro
Apresentação do espetáculo “Corpos Embarcados”
Com Circe Macena
21h > Teatro Dragão do Mar (rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema)> Gratuito

>> Terça-feira, 22 de outubro
Apresentação do espetáculo “Corpo Catimbó”
Com Viana Júnior e Pai Mesquita
21h > Teatro Dragão do Mar (rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema)> Gratuito

>> Quinta-feira, 24 de outubro
Apresentação do espetáculo “Guerreiras”
Com Aspásia Mariana
21h > Teatro Dragão do Mar (rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema)> Gratuito

>> Sábado, 26 de outubro
Apresentação do espetáculo “Gente de Lá”
Com Wellington Gadelha
19h > Teatro Dragão do Mar (rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema)> Gratuito

>> Domingo, 27 de outubro
Apresentação do espetáculo “Intergalático”
com Maria Epinefrina, H-umano, Ti-ego e Cozilos Vivos
20h > Teatro Dragão do Mar (rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema)> Gratuito

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Glauber Sobral
Publicado em 17/10/2019