Escola de Formação e Criação do Ceará

Fotos-Micaela_Menezes-09 (1)

Porto Iracema divulga lista de selecionados para oficina “Cenas e Anti-Cenas”, com Jorge Louraço Figueira

Fotos Micaela Menezes 09 1

Oficina acontece de 9 a 12 de fevereiro (Foto: Micaela Menezes)

A Porto Iracema das Artes — equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais (RECE) da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult CE), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) — divulga, nesta terça-feira (3), a lista de pessoas selecionadas para a “Oficina de Dramaturgia: Cenas e Anti-Cenas”, ministrada pelo dramaturgo Jorge Louraço Figueira. A atividade é promovida pelo Programa de Formação Básica da Escola.

Os aprovados deverão efetuar a matrícula nos dias 5 e 6 de fevereiro, de forma on-line. A Secretaria da Escola entrará em contato com os selecionados por e-mail, enviando o link para o formulário de matrícula, junto às orientações necessárias para a conclusão do processo.

Gratuita, a oficina acontece presencialmente de 9 a 12 de fevereiro, das 18h30 às 21h30, na sede da Porto Iracema. Durante os encontros, os participantes mergulham em uma experiência de criação dramatúrgica a partir da elaboração de “anti-cenas”. No método, os artistas escolhem assuntos específicos ou situações como ponto de partida para criar uma cena e, em seguida, precisam desenvolvê-la usando elementos contrários aos presentes nos esboços iniciais.

CONFIRA A LISTA DE SELECIONADOS

*Em virtude do grande número de inscrições, a quantidade de vagas foi ampliada até o limite possível, considerando o caráter prático da oficina.

  1. ALINE MARIA ALMEIDA
  2. ANA CANDELÁRIA QUEIROZ DO NASCIMENTO
  3. ANA ÍRIS CAVALCANTE COSTA
  4. ANDREZA OHANA DE SOUSA MARTINS
  5. ANNALIES BARBOSA BORGES
  6. ANTONIO JUAN LIMA DUARTE
  7. DAVI FONTENELE SOUZA
  8. ELISA DE SOUZA DA SILVA
  9. EMIS BASTOS
  10. ERICK BITTENCOURT DA SILVA
  11. ÉRIKA BEZERRA DE MENESES PINHO
  12. EVELISE DE SOUSA MARREIRO
  13. FRANCISCO HAROLDO ARAGÃO FILHO
  14. GIRASSOL LINO DE PAULA
  15. ISABELLE BARROS ALVES
  16. JOAO DAVI PEREIRA DA COSTA
  17. JOAO FELIPE BESSA CAMPOS
  18. JOSÉ CUPERTINO DE FREITAS JÚNIOR
  19. KAMILA KELLY CARDOSO DE LIMA
  20. KARLA SORAYA TEIXEIRA MORAIS TAVARES
  21. LANA FURTADO
  22. LEONARDO DE OLIVEIRA COLARES
  23. LEVY ERICO TEIXEIRA DE SOUSA
  24. LIDYA SILVA FERREIRA
  25. LU FERNANDES RIBEIRO
  26. LUCIMEIRE VIANA NUNES
  27. MARCOS DOUGLLAS SOUZA DA SILVA
  28. MARIA DA CONCEIÇÃO DA COSTA SOARES
  29. MARIA JAENE AGUIAR PINHO
  30. MARIANA COSTA BARROS
  31. MATHEUS ARAUJO TABOSA
  32. NÁDIA DA SILVA CAMUÇA
  33. PABLO VILANOVA RAMOS DA COSTA
  34. PATRICK FRAGA
  35. RAFAEL TELES DE PAIVA
  36. RODRIGO PAULINO DA SILVA
  37. SOUMA
  38. UES BATISTA
  39. VANESSA ALVES REIS
  40. VINICIUS MOTA CRISPIM
  41. VIRGÍNIA DE ALBUQUERQUE SOUSA

Suplentes (por ordem de classificação)

  1. JEAN DE SOUZA MOREIRA
  2. MARIA BEATRIZ SOUSA LEITE
  3. ANDRÉ XIMENES MOREIRA NOBRE
  4. ANTONIO GREGORIO DA SILVA JUNIOR
  5. JEAN AUGUSTO MARQUES DA SILVA
  6. MARCOS MENEZES MEDEIROS
  7. RUDÁ HARON FERREIRA
  8. FRANCISCA LUCIANA SOUSA DA SILVA
  9. FRANCISCO DE ASSIS DA SILVA JÚNIOR
  10. GABRIELLY TARGINO MONTEIRO

 

SOBRE JORGE LOURAÇO FIGUEIRA

Jorge Louraço Figueira (Nazaré, 1973) é dramaturgo, professor e pesquisador, com várias peças publicadas e levadas à cena, além de artigos sobre teatro para revistas e jornais. Escreveu as peças As Sete Vidas da Argila, À Espera de Beckett ou quaquaquaqua, Cassandra de Balaclava, Xmas qd Kiseres e O Espantalho Teso; e encenou os espetáculos Precópio, Marcha dos Bonecos, A Noite de José Saramago pelo Grupo de Teatro de Jornalistas do Norte, Titãs e Abrigo para Náufragos. É professor auxiliar na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, no curso de Estudos Artísticos, e faz a curadoria da mostra de teatro Todos São Palco. É doutor em Estudos Artísticos pela Universidade de Coimbra, mestre em Antropologia pelo ISCTE-IUL e licenciado em Relações Internacionais Culturais e Políticas pela Universidade do Minho. Fez oficinas de dramaturgias com Mauricio Kartun, José Sanchis Sinisterra e Antonio Mercado. Foi diretor artístico do teatro Constantino Nery, em Matosinhos; do projeto 23 Milhas, em Ílhavo, e do Teatro Oficina, em Guimarães; coordenador da Pós-Graduação em Dramaturgia da ESMAE (Porto); crítico de teatro do jornal Público; e dramaturgo residente no Teatrão (Coimbra). No Brasil, publicou a monografia Verás que tudo é verdade, sobre o grupo Folias (São Paulo).

SOBRE O PROGRAMA DE FORMAÇÃO BÁSICA

O Programa de Formação Básica é destinado à jovens entre 15 e 29 anos, estudantes da rede pública de ensino, cursando ou tendo concluído o Ensino Médio.  Está estruturado por percursos formativos, que propõem um conjunto de módulos de aprendizagem independentes, mas interligados, de maneira a construir uma experiência formativa de iniciação às artes que conecta o estudo das noções básicas das linguagens artísticas com os debates que envolvem a existência e a autoafirmação das juventudes na atualidade, estimulando a conexão das pessoas com seus próprios territórios, narrativas e recursos, relacionando-os com a vida social. Os percursos em Artes Visuais, Audiovisual e Teatro incluem experiências de fruição e criação artística, bem como indicações de possibilidades de profissionalização no campo artístico.

SOBRE A PORTO IRACEMA DAS ARTES

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, equipamento da Rede de Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há dez anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

 

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Isabella Rifane (jornalista)  | Supervisão e Edição: Gabriela Dourado (jornalista) | Publicado em 3 de fevereiro de 2026