
Oficina acontece de 9 a 12 de fevereiro (Foto: Micaela Menezes)
A Porto Iracema das Artes — equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais (RECE) da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult CE), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) — divulga, nesta terça-feira (3), a lista de pessoas selecionadas para a “Oficina de Dramaturgia: Cenas e Anti-Cenas”, ministrada pelo dramaturgo Jorge Louraço Figueira. A atividade é promovida pelo Programa de Formação Básica da Escola.
Os aprovados deverão efetuar a matrícula nos dias 5 e 6 de fevereiro, de forma on-line. A Secretaria da Escola entrará em contato com os selecionados por e-mail, enviando o link para o formulário de matrícula, junto às orientações necessárias para a conclusão do processo.
Gratuita, a oficina acontece presencialmente de 9 a 12 de fevereiro, das 18h30 às 21h30, na sede da Porto Iracema. Durante os encontros, os participantes mergulham em uma experiência de criação dramatúrgica a partir da elaboração de “anti-cenas”. No método, os artistas escolhem assuntos específicos ou situações como ponto de partida para criar uma cena e, em seguida, precisam desenvolvê-la usando elementos contrários aos presentes nos esboços iniciais.
CONFIRA A LISTA DE SELECIONADOS
*Em virtude do grande número de inscrições, a quantidade de vagas foi ampliada até o limite possível, considerando o caráter prático da oficina.
- ALINE MARIA ALMEIDA
- ANA CANDELÁRIA QUEIROZ DO NASCIMENTO
- ANA ÍRIS CAVALCANTE COSTA
- ANDREZA OHANA DE SOUSA MARTINS
- ANNALIES BARBOSA BORGES
- ANTONIO JUAN LIMA DUARTE
- DAVI FONTENELE SOUZA
- ELISA DE SOUZA DA SILVA
- EMIS BASTOS
- ERICK BITTENCOURT DA SILVA
- ÉRIKA BEZERRA DE MENESES PINHO
- EVELISE DE SOUSA MARREIRO
- FRANCISCO HAROLDO ARAGÃO FILHO
- GIRASSOL LINO DE PAULA
- ISABELLE BARROS ALVES
- JOAO DAVI PEREIRA DA COSTA
- JOAO FELIPE BESSA CAMPOS
- JOSÉ CUPERTINO DE FREITAS JÚNIOR
- KAMILA KELLY CARDOSO DE LIMA
- KARLA SORAYA TEIXEIRA MORAIS TAVARES
- LANA FURTADO
- LEONARDO DE OLIVEIRA COLARES
- LEVY ERICO TEIXEIRA DE SOUSA
- LIDYA SILVA FERREIRA
- LU FERNANDES RIBEIRO
- LUCIMEIRE VIANA NUNES
- MARCOS DOUGLLAS SOUZA DA SILVA
- MARIA DA CONCEIÇÃO DA COSTA SOARES
- MARIA JAENE AGUIAR PINHO
- MARIANA COSTA BARROS
- MATHEUS ARAUJO TABOSA
- NÁDIA DA SILVA CAMUÇA
- PABLO VILANOVA RAMOS DA COSTA
- PATRICK FRAGA
- RAFAEL TELES DE PAIVA
- RODRIGO PAULINO DA SILVA
- SOUMA
- UES BATISTA
- VANESSA ALVES REIS
- VINICIUS MOTA CRISPIM
- VIRGÍNIA DE ALBUQUERQUE SOUSA
Suplentes (por ordem de classificação)
- JEAN DE SOUZA MOREIRA
- MARIA BEATRIZ SOUSA LEITE
- ANDRÉ XIMENES MOREIRA NOBRE
- ANTONIO GREGORIO DA SILVA JUNIOR
- JEAN AUGUSTO MARQUES DA SILVA
- MARCOS MENEZES MEDEIROS
- RUDÁ HARON FERREIRA
- FRANCISCA LUCIANA SOUSA DA SILVA
- FRANCISCO DE ASSIS DA SILVA JÚNIOR
- GABRIELLY TARGINO MONTEIRO
SOBRE JORGE LOURAÇO FIGUEIRA
Jorge Louraço Figueira (Nazaré, 1973) é dramaturgo, professor e pesquisador, com várias peças publicadas e levadas à cena, além de artigos sobre teatro para revistas e jornais. Escreveu as peças As Sete Vidas da Argila, À Espera de Beckett ou quaquaquaqua, Cassandra de Balaclava, Xmas qd Kiseres e O Espantalho Teso; e encenou os espetáculos Precópio, Marcha dos Bonecos, A Noite de José Saramago pelo Grupo de Teatro de Jornalistas do Norte, Titãs e Abrigo para Náufragos. É professor auxiliar na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, no curso de Estudos Artísticos, e faz a curadoria da mostra de teatro Todos São Palco. É doutor em Estudos Artísticos pela Universidade de Coimbra, mestre em Antropologia pelo ISCTE-IUL e licenciado em Relações Internacionais Culturais e Políticas pela Universidade do Minho. Fez oficinas de dramaturgias com Mauricio Kartun, José Sanchis Sinisterra e Antonio Mercado. Foi diretor artístico do teatro Constantino Nery, em Matosinhos; do projeto 23 Milhas, em Ílhavo, e do Teatro Oficina, em Guimarães; coordenador da Pós-Graduação em Dramaturgia da ESMAE (Porto); crítico de teatro do jornal Público; e dramaturgo residente no Teatrão (Coimbra). No Brasil, publicou a monografia Verás que tudo é verdade, sobre o grupo Folias (São Paulo).
SOBRE O PROGRAMA DE FORMAÇÃO BÁSICA
O Programa de Formação Básica é destinado à jovens entre 15 e 29 anos, estudantes da rede pública de ensino, cursando ou tendo concluído o Ensino Médio. Está estruturado por percursos formativos, que propõem um conjunto de módulos de aprendizagem independentes, mas interligados, de maneira a construir uma experiência formativa de iniciação às artes que conecta o estudo das noções básicas das linguagens artísticas com os debates que envolvem a existência e a autoafirmação das juventudes na atualidade, estimulando a conexão das pessoas com seus próprios territórios, narrativas e recursos, relacionando-os com a vida social. Os percursos em Artes Visuais, Audiovisual e Teatro incluem experiências de fruição e criação artística, bem como indicações de possibilidades de profissionalização no campo artístico.
SOBRE A PORTO IRACEMA DAS ARTES
A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, equipamento da Rede de Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há dez anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.
Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Isabella Rifane (jornalista) | Supervisão e Edição: Gabriela Dourado (jornalista) | Publicado em 3 de fevereiro de 2026