
Desenvolvido na 2ª edição do Lab Cena 15, “BR 116 IDA” narra a jornada da protagonista Celeste na extensa rodovia federal, marcada por encontros e afetos (Foto: Divulgação)
Responsáveis por dar vida ao projeto “BR 116 IDA”, a roteirista Irene Bandeira, a diretora Rúbia Mércia e a consultora Nara Normande se reúnem, nesta quinta-feira (22), para um bate-papo sobre o longa, na Porto Iracema das Artes – equipamento da Secretaria da Cultura do Estado (Secult CE), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). No encontro, o trio discute o processo de escrita e construção de roteiro da produção.
Ainda em desenvolvimento, “BR 116 IDA” é um road-movie, gênero cinematográfico em que o enredo se desenrola ao longo de uma jornada física, aprofundando personagens e tramas durante a viagem. No caso do projeto cearense, o roteiro segue a trajetória da protagonista Celeste pela extensa BR 116.
Tomada por lutos e rompimentos, a personagem decide se aventurar na estrada, motivada pela questão “O que pode uma mulher quando chega aos 73 anos?”. Entre diferentes cidades e paisagens, Celeste encontra novos amores e traças caminhos inesperados, mudando o rumo de sua vida para sempre.
A jornada transformadora da protagonista e o desenrolar da trama é o tema da “Partilha de Processo: BR 116 IDA”, realizada nesta quinta-feira (22). Promovido pelo Lab Cena 15, o bate-papo gratuito e aberto ao público acontece no auditório da Porto Iracema das Artes, às 19h.
“BR 116” foi um dos projetos desenvolvidos na 2ª edição do Lab Cena 15, em 2014. Atualmente, o projeto é contemplado no Edital de Apoio ao Audiovisual Cearense – Produções, na categoria XII – Desenvolvimento de Roteiro de Longa-Metragem ou Série.
SOBRE A EQUIPE DE “BR 116 IDA”
Irene Bandeira – Roteiro
Irene Celeste Bandeira é natural de Fortaleza e atua como diretora de fotografia, realizadora, roteirista e colorista. Como realizadora, dirigiu os curtas-metragens “Noturno” (2023), Clínico (2015), Mutação (2014) e Mamingo (2017). Realizou também o episódio “1990”, da série o “O Ano Delas”, com direção geral de Virna Paz (em fase de finalização). Além de diversos curtas, Irene roteirizou o longa “BR 116 IDA”, atualmente em desenvolvimento pelo Edital LPG. Irene também é sócia e uma das fundadoras da Caratapa Filmes, que atua em variadas linguagens na cidade de Fortaleza, realizando diversos filmes de forma coletiva e colaborativa bem como instalações sonoras, música, artes visuais, dentre outros.
Rúbia Mércia de Oliveira – Direção
Rúbia Mércia é realizadora, pesquisadora, curadora, educadora audiovisual e gestora de projetos. Atua desde 2010 com formação artística no audiovisual, com ampla experiência em realização, curadoria, pesquisa e educação. Desenvolve pesquisa em filmes-carta desde 2009. É doutoranda em Comunicação pela UFC, integrante de grupos de pesquisa em artes, audiovisual e políticas feministas. Curadora e Idealizadora da Mostra Cine Caratapa. Festival de Cinema Ceará Voador. Coordena e já coordenou importantes programas e iniciativas culturais no Ceará e no Brasil, com destaque para projetos de formação audiovisual em contextos urbanos, rurais e indígenas. Integra o coletivo Caratapa e desenvolve trabalhos de realização com ênfase no documentário e em experimentações cinematográficas contemporâneas. Dirigiu o episódio “2016”, da série o “O Ano delas”, com direção geral de Virna Paz (em fase de finalização). Coordenação pedagógica do projeto Cinema no Brejo: laboratório rural de formação e experimentação em audiovisual. Coordenadora de formação do Hub Cultural Porto Dragão.
Nara Normande – Consultoria de Roteiro
Nara Normande é alagoana. Morou 20 anos em Recife, onde desenvolveu seus primeiros trabalhos no cinema. Em 2011, dirigiu seu primeiro curta-metragem, a animação “Dia Estrelado” (Festival de Havana) e em 2014 dirigiu com Tião a ficção com atores “Sem Coração”, curta ganhador do prêmio Illy na Quinzena dos Realizadores em Cannes. Em 2018, seu terceiro curta, o documentário animado em técnicas mistas “Guaxuma”, co-produção com a França, ganhou mais de 70 prêmios em prestigiosos festivais como SXSW, Palm Springs, Guadalajara, Ottawa AIFF, Annecy, etc e foi shortlisted para o César. Nara foi duas vezes premiada como melhor diretora no Festival de Brasília.
SOBRE O LAB CENA 15
O Lab Cena 15 é um laboratório de desenvolvimento de roteiros de longas-metragens e séries de ficção criado em 2013 pelos cineastas Karim Aïnouz, Marcelo Gomes e Sérgio Machado em parceria com a Escola Porto Iracema das Artes. Tem como proposta geral contribuir com o desenvolvimento do campo audiovisual regional, favorecendo a qualificação profissional de roteiristas, por meio de um intenso programa de formação prático e conceitual, com ênfase no desenvolvimento da escrita dramatúrgica de projetos de longa-metragem e séries de ficção para televisão. Com prioridade para projetos do Ceará e das regiões Norte e Nordeste do país, o programa prevê um processo imersivo de sete meses, que inclui tutorias, oficinas, aulas abertas e outras atividades formativas.
Ao final de cada edição, o Lab Cena 15 promove uma apresentação pública dos projetos a importantes produtores e produtoras do Brasil e do mundo, num evento público chamado Pitching de Roteiros, no qual os projetos concorrem a prêmios frutos de parcerias com instituições relevantes na cena audiovisual, como Projeto Paradiso, FRAPA – Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre, Ventana Sur, Cinema do Dragão, centro cultural b_arco e, mais recentemente, Final Draft e Sol Film Lab.
SOBRE A PORTO IRACEMA DAS ARTES
A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há nove anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.
SERVIÇO
Partilha de Processo: BR 116, com Irene Bandeira, Rúbia Mércia e Nara Normande
Quando: 22/01, às 19h
Onde: Auditório da Porto Iracema das Artes (R. Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema, Fortaleza – CE)
Gratuito e aberto ao público
Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Isabella Rifane (jornalista) | Edição e supervisão: Gabriela Dourado (jornalista) | Publicado em 20 de janeiro de 2026