
Ex-diretor artístico do Teatro Municipal Constantino Nery, o dramaturgo, professor e pesquisador português Jorge Louraço Figueira conduz oficina gratuita que investiga a contradição como estratégia para a escrita de cenas (Foto: Micaela Menezes)
A Porto Iracema das Artes — equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult CE), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) — abre inscrições, nesta segunda-feira (19), para a “Oficina de Dramaturgia: Cenas e Anti-Cenas”, conduzida pelo dramaturgo português Jorge Louraço Figueira. Ofertando 20 vagas, a atividade gratuita acontece presencialmente, de 9 a 12 de fevereiro, das 18h30 às 21h30, na sede da Porto Iracema.
Promovida pelo Programa de Formação Básica da Porto Iracema, a oficina propõe uma experiência de criação dramatúrgica a partir da elaboração de “anti-cenas”. No método, os participantes escolhem assuntos específicos ou situações como ponto de partida para criar uma cena e, em seguida, precisam desenvolvê-la usando elementos contrários aos presentes nos esboços iniciais.
A experiência incentiva a turma a mergulhar em importantes conceitos da escrita teatral, explorando noções como tema, contradição, figura e ação, além dos caminhos de construção do texto dramático.
O responsável por conduzir o experimento é o dramaturgo, professor e pesquisador Jorge Louraço Figueira, doutor em Estudos Artísticos pela Universidade de Coimbra. Autor das peças “As Sete Vidas da Argila” e “O Espantalho Teso”, Figueira atuou como crítico de teatro do jornal Público e foi diretor artístico de importantes projetos teatrais em Portugal.
COMO PARTICIPAR?
A “Oficina de Dramaturgia: Cenas e Anti-Cenas” é destinada a artistas, estudantes e pesquisadores maiores de 18 anos, com interesse em dramaturgia. Para participar da formação, os candidatos devem realizar inscrição, por meio de formulário virtual, até o dia 01 de fevereiro.
A lista de aprovados será divulgada no dia 03 de fevereiro, no site da Porto Iracema das Artes. Após a divulgação, os selecionados receberão, via e-mail, um link para realizar matrícula na formação entre os dias 05 e 06 de fevereiro.
SOBRE JORGE LOURAÇO FIGUEIRA
Jorge Louraço Figueira (Nazaré, 1973) é dramaturgo, professor e pesquisador, com várias peças publicadas e levadas à cena, além de artigos sobre teatro para revistas e jornais. Escreveu as peças As Sete Vidas da Argila, À Espera de Beckett ou quaquaquaqua, Cassandra de Balaclava, Xmas qd Kiseres e O Espantalho Teso; e encenou os espetáculos Precópio, Marcha dos Bonecos, A Noite de José Saramago pelo Grupo de Teatro de Jornalistas do Norte, Titãs e Abrigo para Náufragos. É professor auxiliar na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, no curso de Estudos Artísticos, e faz a curadoria da mostra de teatro Todos São Palco. É doutor em Estudos Artísticos pela Universidade de Coimbra, mestre em Antropologia pelo ISCTE-IUL e licenciado em Relações Internacionais Culturais e Políticas pela Universidade do Minho. Fez oficinas de dramaturgias com Mauricio Kartun, José Sanchis Sinisterra e Antonio Mercado. Foi diretor artístico do teatro Constantino Nery, em Matosinhos; do projeto 23 Milhas, em Ílhavo, e do Teatro Oficina, em Guimarães; coordenador da Pós-Graduação em Dramaturgia da ESMAE (Porto); crítico de teatro do jornal Público; e dramaturgo residente no Teatrão (Coimbra). No Brasil, publicou a monografia Verás que tudo é verdade, sobre o grupo Folias (São Paulo).
SERVIÇO
Inscrições para “Oficina de Dramaturgia: Cenas e Anti-Cenas”, com Jorge Louraço Figueira
Período de inscrições: 19/01 a 01/02, via formulário virtual
Público-alvo: artistas, estudantes e pesquisadores interessados em dramaturgia
Vagas: 20
Divulgação do resultado: 03/02
Período de matrícula: 05 a 06/02, por meio de link enviado por e-mail pela secretaria da Escola
Aulas: 09 a 12/02, das 18h30 às 21h30, na Porto Iracema das Artes
Gratuito
Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Isabella Rifane (jornalista) | Edição e supervisão: Gabriela Dourado (jornalista)