Escola de Formação e Criação do Ceará

foto_ Sabyne Cavalcanti

Projeto “Um Corpo Entre Mundos”, do Laboratório de Dança, promove experiência imersiva no universo da mariscagem nesta quinta-feira (10)

foto Sabyne Cavalcanti scaled e1765375161969

Atividade explora os gestos e movimentos da mariscagem (Foto: Sabyne Cavalcanti)

Presente no cotidiano de inúmeras localidades do litoral brasileiro, a mariscagem é mais do que uma atividade econômica, sendo também considerada uma importante prática cultural, que fortalece a relação das comunidades litorâneas com o território e com a natureza. Inspirado por essa ligação ancestral, o projeto “Um Corpo Entre Mundos” promove, nesta quarta-feira (10), a atividade “A Dança Florestal da Mariscagem”, uma vivência prática de dança, baseada nos gestos e movimentos de marisqueiras da Sabiaguaba, em Fortaleza.

Idealizado por Natalia Lopes, Marcelina e Josiane Sousa, “Um Corpo Entre Mundos” é um dos trabalhos desenvolvidos no Laboratório de Dança da Porto Iracema das Artes – equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). A proposta do projeto é explorar, por meio do corpo, a conexão entre arte, natureza e ancestralidade.

No encontro “A Dança Florestal da Mariscagem”, o grupo convida o público a vivenciar uma experiência imersiva no universo da mariscagem, a partir dos ensinamentos de Jocélia Barros e Josiane Sousa, marisqueiras da comunidade da Sabiaguaba.

Durante a atividade, os participantes acompanham a coleta de alimento no mangue, desfrutando de uma oportunidade única de experimentar, com o próprio corpo, os movimentos da prática ancestral. Ao fim da experiência, os mariscos coletados durante a imersão no mangue serão preparados e degustados coletivamente pelos presentes.

Gratuito e aberto ao público, o encontro acontece nesta quinta-feira (10), às 14h, no Bosque do Complexo Ambiental e Gastronômico da Sabiaguaba. Para participar, é importante usar roupas confortáveis, que possam ser molhadas, e levar protetor solar e chinelos.

Realizada em parceria com Complexo Ambiental e Gastronômico da Sabiaguaba, a atividade “A Dança Florestal da Mariscagem” integra a programação das Rotas de Criação. A ação apresenta os vislumbres iniciais dos projetos culturais desenvolvidos na 13ª edição dos Laboratórios da Porto Iracema, oferecendo, ao público, perspectivas inéditas sobre a concepção e o desenvolvimento de obras artísticas em diferentes linguagens.

SOBRE O PROJETO “UM CORPO ENTRE MUNDOS”

“Um Corpo Entre Mundos” é uma pesquisa performativa em dança que investiga o diálogo entre o urbano e o natural através do movimento. Nas Dunas da Sabiaguaba, fronteira frágil entre cidade e floresta, a dança se torna um rito de passagem — um corpo em desurbanização que escuta o vento, o solo e as marés. Entre capoeira, movimento animal e transe, a investigação questiona: como dançar com a reverência das raízes? Como despertar a memória florestal adormecida no asfalto? Uma experiência em dança que não se exibe, mas se vive no florescer na mata da percepção.

SOBRE OS LABORATÓRIOS DE CRIAÇÃO

São espaços de experimentação, pesquisa e desenvolvimento de projetos culturais em cinco linguagens – Artes Visuais, Cinema, Dança, Música e Teatro. Os Laboratórios funcionam em regime de imersão, por meio de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno das propostas previamente selecionadas, que devem partir de artistas com trajetórias prévias. Os artistas recebem orientação de tutores, que conduzem a qualificação dos projetos com orientações individuais, oficinas, palestras e aulas abertas pelo período de sete meses. Durante os Laboratórios, os artistas selecionados recebem uma ajuda de custo mensal como incentivo ao desenvolvimento de seus projetos.

SOBRE A ESCOLA

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há quase dez anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO

[DANÇA] Vivência “A Dança Florestal da Mariscagem”, com o projeto “Um corpo entre mundos: uma trilha para uma dança florestal”

Horário: 14h

Local: Complexo Ambiental e Gastronômico da Sabiaguaba

Classificação indicativa:

Sobre a atividade: O projeto “Um Corpo Entre Mundos” convida a todes para experienciar a arte da mariscagem pelo Rotas de Criação, onde investigaremos essas questões através do movimento das marisqueiras. Guiades pelo saber ancestral de Jocélia e Dayane, marisqueiras da comunidade da Sabiaguaba, seremos introduzides aos seus movimentos habituais de coleta de alimento no mangue. Esta é uma oportunidade de experimentar com o próprio corpo uma dança ancestral que é, ao mesmo tempo, trabalho, tradição e sustento. A experiência culminará com o preparo e a degustação coletiva dos mariscos coletados.

Observação: Importante levar protetor solar, roupas que possam ser molhadas e calçados para entrar na água (chinelos são ideais).

Gratuito e aberto ao público

 

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Isabella Rifane (jornalista)  |  Supervisão e Edição: Gabriela Dourado (jornalista) | Publicado em 10 de dezembro de 2025