
![]()
Curtas-metragens foram desenvolvidos por artistas negros egressos do Lab Cena 15 e do Programa de Formação Básica em Audiovisual da Porto Iracema das Artes (Imagem: Divulgação)
Nesta terça-feira (18), a Porto Iracema das Artes — equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais (RECE) da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult CE), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) — realiza mais uma edição da mostra Cineclube Âncora, apresentando a sessão especial “Perspectivas Negras”, a partir das 18h. Durante a atividade, serão exibidos curtas-metragens assinados por diretores negros egressos do Lab Cena 15 e do Programa de Formação Básica em Audiovisual da Escola.
Após a exibição, os cineastas responsáveis pelas obras participam de uma série de debates, discutindo temas como negritude, cinema e decolonialidade. O evento é gratuito e aberto ao público.
“Vai ser muito bacana ver o cinema negro contemporâneo daqui do Ceará [em uma mostra] e trocar ideia com esses realizadores sobre o que são essas ‘Perspectivas Negras’. É muito importante discutirmos sobre como é fazer filme, fazer arte, sendo uma pessoa preta aqui no Ceará”, afirma Déo Cardoso, coordenador do Programa de Formação Básica em Audiovisual da Porto Iracema.
CONHEÇA OS CURTAS EXIBIDOS
REBORDOSA | 15 min (Dir. Darlan Sousa)

Sinopse: Robson e Jorge, amigos inseparáveis, saem da casa dos pais e vão morar juntos numa quitinete na periferia de Fortaleza. Jorge faz entregas de bike para pagar o aluguel e Robson não consegue emprego, até que o sumiço de uma planta pertencente ao locatário coloca em cheque a moradia dos amigos.
TIRAMISÚ | 20 min (Dir. Leônidas Oliveira)

Sinopse: No interior do Ceará, Rio quer sair pelo mundo afora, mas não sabe andar de bicicleta. Cláudia, sua melhor amiga, quer ficar e ser vereadora. Evângelo apenas quer amar Rio.
FLORES VERMELHAS | 12 min (Dir. Érica Sansil)

Sinopse: Entre danças, futebol e videogame, Matheus tenta levar uma vida normal, porém a violência aumenta na sua comunidade, com frequentes tiroteios. Assustado, ele se torna prisioneiro em sua própria casa.
VOCÊ TEM OLHOS TRISTES | 18 min (Dir. Diogo Leite)

Sinopse: Luan trabalha como bikeboy de aplicativo e enfrenta dilemas e preconceitos na sua jornada diária de entregas em uma cidade grande. Sem hesitar, sonha com um futuro melhor.
ENTRE O PASSADO | 15 min (Dir. Larissa Estevam)

Sinopse: A chegada inesperada de Conceição, no dia do velório de Dona Aparecida, gera desconforto nas pessoas presentes, principalmente em Anderson, neto da falecida. A partir desse reencontro de mãe e filho no velório, ambos revisitam o passado e a dor de mágoas antigas.
SIRIUS NÃO É TÃO LONGE | 15 min (Dir. Nick Sanches)![]()
![]()

Sinopse: O último dia de Sofia na cidade foi o mesmo dia que me senti sozinha.
CAÇA MATA | 15 min (Dir. Jonas Everton e Lucas Sabino)

Sinopse: Entre florestas do passado e selvas de prédios do presente, o jovem preto Okan se depara com perigos antigos pelas ruas de Fortaleza e, agora, precisa enfrentar seus medos para encontrar seu próprio caminho.
MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA
A sessão especial “Perspectivas Negras” do CineClube Âncora integra a programação do Mês da Consciência Negra da Porto Iracema das Artes. Além da mostra, o evento também promove oficinas, exposição de fotos e sarau. Confira a programação completa:
18/11
[CINEMA] Cineclube Âncora – Sessão Especial “Perspectivas Negras”
Horário: 18h
Local: Auditório da Porto Iracema das Artes
Classificação indicativa: 14 anos
Sobre a atividade: Exibição de curtas-metragens produzidos ou dirigidos por artistas negros egressos do Lab Cena 15 e do Programa de Formação Básica em Audiovisual da Porto Iracema das Artes. Após as exibições, será realizado um debate sobre cinema, negritude e decolonialidade.
Gratuito e aberto ao público
24, 25 e 26/11
[MÚSICA] Oficina “Música Eletrônica com Hardware – Composição e Fruição”, com Uirá dos Reis
Horário: 14h30
Local: Sala de Música da Porto Iracema
Classificação indicativa: 16 anos
Sobre a atividade: A oficina propõe um mergulho criativo na música eletrônica a partir do uso de hardware — samplers, sintetizadores e grooveboxes — como instrumentos de composição coletiva. O objetivo é experimentar a criação em tempo real, compreender fundamentos de síntese sonora, explorar estilos musicais e estruturar peças coletivas, equilibrando prática e reflexão.
Gratuito e aberto ao público (10 vagas, conforme ordem de chegada)
27/11
[ARTES VISUAIS E AUDIOVISUAL] Exposição de fotos e exibição de curtas produzidos por alunos da Escola Clóvis Beviláqua
Horário: 15h às 17h
Local: Pátio (exposição) e auditório (exibição de curtas) da Escola Porto Iracema das Artes
Classificação indicativa: Livre
Sobre a atividade: A atividade expõe fotografias e exibe curtas-metragens produzidos por estudantes da EEFM Clóvis Beviláqua durante participação no projeto “aBarca nas Escolas”. Parte do Programa de Formação Básica da Porto Iracema, o projeto leva formações em teatro, audiovisual e artes visuais a escolas da rede pública do Ceará. Na ocasião, o público poderá conferir ensaios de fotoperformance e registros documentais feitos nas aulas de artes visuais, além de filmes-carta criados ao final da formação em audiovisual, realizada entre agosto e novembro de 2025.
Gratuito e aberto ao público
[TEATRO] Sarau Mareação
Horário: 18h30
Local: Pátio da Escola
Classificação indicativa: Livre
Sobre a atividade: O Sarau Mareação é a celebração do ciclo do Percurso Básico de Teatro que se encerra. É um momento também para partilhar com outras pessoas que desejam juntar-se ao movimento e apresentar suas cenas curtas, poemas, performances, dança, música, poemas e rimas.
Gratuito e aberto ao público
SOBRE A FORMAÇÃO BÁSICA EM AUDIOVISUAL
Imagens e sons estão presentes em todos os lugares. Em telas grandes e pequenas, em casa, na escola, no trabalho, em espaços públicos, no bolso, na mochila. As imagens e sons muitas vezes surgem sem pedir permissão. Podem nos incomodar, violentar, oprimir e diminuir nosso poder de agir no mundo. Em outros momentos, nos apropriamos de sons e imagens para nos expressar, comunicar, viver, amar e experimentar a vida, o tempo, as relações. O Percurso Básico em Audiovisual convida os participantes a construírem experiências audiovisuais individuais e coletivas a partir de seus próprios contextos, recursos e equipamentos disponíveis. Através dessas experiências, orientadas por artistas de diversas áreas, são apresentadas as múltiplas possibilidades de criação audiovisual no mundo contemporâneo, em três eixos, independentes e complementares – Visualidades, Sonoridades e Montagens.
SOBRE O LAB CENA 15
O Lab Cena 15 é um laboratório de desenvolvimento de roteiros de longas-metragens e séries de ficção criado em 2013 pelos cineastas Karim Aïnouz, Marcelo Gomes e Sérgio Machado em parceria com a Escola Porto Iracema das Artes. Tem como proposta geral contribuir com o desenvolvimento do campo audiovisual regional, favorecendo a qualificação profissional de roteiristas, por meio de um intenso programa de formação prático e conceitual, com ênfase no desenvolvimento da escrita dramatúrgica de projetos de longa-metragem e séries de ficção para televisão. Com prioridade para projetos do Ceará e das regiões Norte e Nordeste do país, o programa prevê um processo imersivo de sete meses, que inclui tutorias, oficinas, aulas abertas e outras atividades formativas.
SOBRE A PORTO IRACEMA DAS ARTES
A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há nove anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.
SERVIÇO
Cineclube Âncora – Sessão Especial “Perspectivas Negras”
Quando: 18/11, às 18h
Onde: Auditório da Escola Porto Iracema das Artes
Classificação indicativa: 16 anos
Gratuito e aberto ao público
Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Conan Peixoto (estagiário) | Edição: Isabella Rifane (jornalista) | Supervisão: Gabriela Dourado (jornalista) | Publicado em 14 de novembro de 2025![]()