Escola de Formação e Criação do Ceará

DUPLO (6)

Porto Iracema das Artes promove aula gratuita sobre construção de roteiros com os diretores Camila Agustini e Gualberto Ferrari

DUPLO 6

(Fotos: Alan Sousa; Divulgação)

Parte das ações promovidas pelo workshop Produire au Sud, a aula aberta pretende explorar o processo de concepção e desenvolvimento de roteiros para produções audiovisuais

Ao pensar em uma ideia para um filme ou série, é comum ter dificuldades para desenvolver os pensamentos e transferi-los para o papel. Para ajudar no processo, a Porto Iracema das Artes – equipamento da Secretaria de Cultura do Estado (Secult CE), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) – promove, na próxima quarta-feira (20), a aula aberta “Escrevendo roteiro: pode onde começar, como continuar?”, ministrada pelos diretores Camila Agustini e Gualberto Ferrari. A ação faz parte da programação do workshop de capacitação Produire au Sud, que chega à Fortaleza, pela primeira vez, neste mês.

Gratuita e aberta ao público, a aula aberta pretende explorar o processo de construção de roteiros para produções audiovisuais, abordando desde os primeiros esboços ao desenvolvimento da trama. A atividade acontece às 16h30, no auditório da Porto Iracema das Artes.

Uma das responsáveis por ministrar a ação é a diretora e roteirista Camila Agustini. Formada pela cubana Escuela Internacional de Cine y Televisión e pela canadense Concordia University, Augustini já trabalhou em séries da Amazon Studios e do Globoplay, além de já ter atuado no desenvolvimento de projetos transmídia da TV Globo e ter feito parte do juri do International Emmy Awards, em 2022. Atualmente, Camila ainda integra o quadro de tutores do Lab Cena 15, o Laboratório de Cinema da Porto Iracema.

Com mais de três décadas de experiência como consultor e mentor de roteiros, o diretor de documentários e roteirista Gualberto Ferrari também compartilha ensinamentos durante a aula. Nos anos 1980 e 1990, o artista coescreveu longas como “Tango mío” e ‘Hotel du paradis” (Festival de Cannes, 1997) e, em 1996, realizou a adaptação de “Diario para un cuento”, de Julio Cortázar, premiada com o Cóndor de Plata de Melhor Roteiro Adaptado em 1999. Desde 2000, dedica-se à consultoria e à formação em cinema, conduzindo oficinas e programas de desenvolvimento na Europa, América Latina e Ásia.

PRODUIRE AU SUD

A aula aberta “Escrevendo roteiro: pode onde começar, como continuar?” é uma das atividades do workshop de capacitação Produire au Sud. Capacitando realizadores audiovisuais há mais de 25 anos, o programa é uma iniciativa do Festival des 3 Continents, da França. Pela primeira vez, nas mais de duas décadas do projeto, o workshop é realizado em Fortaleza, por meio de parceria entre a Embaixada da França no Brasil, o Institut Français, o Projeto Paradiso, a Secretaria da Cultura do Ceará, por meio do Instituto Mirante/MIS CE e Instituto Dragão do Mar/Porto Iracema das Artes a partir do Laboratório de Cinema da Escola, o Lab Cena 15. 

As atividades do Produire au Sud integram as ações do Ano do Brasil na França, celebrado em 2025 na Temporada Cruzada França-Brasil. A Escola Porto Iracema das Artes em parceria com o MIS-CE reforça essa conexão cultural promovendo oficinas, mostras e parcerias entre artistas cearenses e franceses.

No decorrer da edição em Fortaleza, realizada entre os dias 18 e 23 de agosto, os artistas  selecionados receberão treinamentos de capacitação em ferramentas essenciais e técnicas internacionais de coprodução a partir de atividades em grupo e mentorias individuais aplicadas diretamente aos projetos escolhidos.

“O Produire au Sud, além de reunir especialistas nas áreas de produção, pitching e roteiro, conecta realizadores de diferentes lugares ao longo de uma semana de trabalhos imersivos e cria um espaço de articulações que é muito favorável para a trajetória profissional dos participantes. Focado em coprodução internacional, o evento apresenta estratégias e estudos de caso que ajudam produtores e diretores a compreender os caminhos possíveis para acessar recursos e estabelecer parcerias que viabilizem seus projetos”, explica Manoela Ziggiati, coordenadora do Lab Cena 15.

SOBRE CAMILA AGUSTINI

Camila Agustini é roteirista e consultora de roteiro brasileira. Trabalhou com diretores como Karim Aïnouz, Guillermo Arriaga, Marcos Schechtman, Ana Luiza Azevedo, entre outros, e desenvolveu projetos para empresas como Globo, Netflix e Amazon Studios. Como consultora de roteiro, atuou no desenvolvimento de diversos projetos de ficção audiovisual e colaborou com instituições como o Projeto Paradiso, ICAU, EICTV e Nuevas Miradas. É corresponsável pela curadoria do FRAPA, o maior festival de roteiro da América Latina, e foi convidada a integrar o júri do International Emmy Awards na categoria Short Form Series (2022).

Trabalhou como consultora de roteiro em filmes como Campus Santo (Marcio Curi, 2016), Greta (Armando Praça, Berlinale, 2019), Batalha de Shangrilá (Severino Neto, 2019), Menarca (Lillah Halla, Semaine de la Critique, Cannes, 2020), Mar de Dentro (Dainara Toffoli, 2021), Sansón (Pavel Quevedo, 2021), Um Doce de Família (Carol Durão, 2022), Ainda (Lillah Halla, 2022), Feito Pipa (André Araújo), La Nave (Belén Schneider), Las Quemadas (Paula Botana) e Power Alley (Lillah Halla, 2023), este último premiado pela FIPRESCI no Festival de Cannes. Mais recentemente, coescreveu Manas, de Marianna Brennand (premiado com o Director’s Award na Giornate degli Autori de Veneza, 2024), e é criadora e roteirista-chefe da série de TV Love Is For The Strong (Amazon Studios). Desde 2022, atua como tutora do Lab Cena 15 – Série de Ficção, da Escola Porto Iracema das Artes.

SOBRE GUALBERTO FERRARI

Gualberto Ferrari atua internacionalmente como roteirista, diretor de documentários, consultor e mentor de roteiros há trinta anos. Vive entre Paris e Valência (Espanha). Nas décadas de 1980 e 1990, coescreveu diversos roteiros de longas-metragens, incluindo Tango mío e Hotel du paradis (Festival de Cannes 1997), ambos com Jana Bokova. Em 1996, realizou uma adaptação livre de Diario para un cuento / Notes For A Story, conto de Julio Cortázar, que foi premiada como Melhor Roteiro Adaptado no Prêmio Cóndor de Plata, na Argentina, em 1999.

Desde 2000, Gualberto Ferrari atua como consultor em filmes de ficção e documentários, além de liderar importantes oficinas internacionais na Europa, América Latina e Ásia. Participou como consultor da Berlinale Talents / Script Station em 2016, e foi tutor de roteiro no Talents Buenos Aires, Argentina, em 2017.

Entre 2016 e 2017, foi coordenador geral e consultor de um programa de desenvolvimento de roteiros da SPCINE, empresa pública de cinema de São Paulo, Brasil. Também lidera uma oficina internacional de roteiros asiáticos em Taipei, Taiwan, desde 2015 até 2025, e, em 2020, trabalhou em Calcutá, Índia, com projetos do sul da Ásia. Além disso, colaborou com o Sources 2, laboratório de escrita do programa MEDIA (Creative Europe), entre 2012 e 2021.

SOBRE O PRODUIRE AU SUD

Criado em 2000 como uma das ações do tradicional Festival des 3 Continents (Nantes, França), o Produire au Sud tem como missão capacitar jovens produtores e cineastas emergentes da África, Ásia e América Latina. O programa oferece treinamento intensivo em ferramentas essenciais e técnicas internacionais de coprodução, por meio de atividades em grupo e mentorias individuais aplicadas diretamente aos projetos selecionados.

SOBRE A PORTO IRACEMA DAS ARTES

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há nove anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO

Aula aberta “Escrevendo roteiro: pode onde começar, como continuar?”, com Camila Agustini e Gualberto Ferrari.

Data: 20/08

Horário: 16h30

Local: Auditório da Porto Iracema das Artes

Gratuito e aberto ao público (com vagas sujeitas à lotação do local)

 

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Isabella Rifane (jornalista) | Supervisão e edição: Gabriela Dourado (jornalista)