(Imagem: Alan Sousa)
Programação contará com oficinas, trocas com artistas convidados e exibição de filmes produzidos por estudantes das edições anteriores
A Porto Iracema das Artes – equipamento da Secretaria de Cultura do Estado (Secult CE), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) – realiza, entre os dias 4 e 8 de agosto de 2025, mais uma edição do Navegações Estéticas, oficina que marca a abertura dos Percursos Básicos da escola.
Voltada às turmas iniciantes, o evento promove vivências formativas conduzidas por artistas convidados que compartilham suas trajetórias, processos criativos e perspectivas sobre o fazer artístico.
Na formação em Teatro, a atriz e educadora Dedy Ricardo orienta a vivência Mpuannum – Teatro e Cultura Negra. A proposta acontece de 4 a 8 de agosto, às 14h, na Sala de Teatro Sidney Souto, e convida os participantes a explorar elementos das culturas africanas e afro-brasileiras como ferramentas pedagógicas no ensino da cena.
No campo das Artes Visuais, o fotógrafo Ratão Diniz conduz o módulo Fotografia e suas Artesanias, também de 4 a 8 de agosto, às 14h, no auditório da escola. A partir de sua prática como fotodocumentarista, Ratão compartilha experiências que conectam imagem, território e identidade, provocando reflexões sobre como vemos, sentimos e representamos nossas realidades.
Já no percurso do Audiovisual, o cineasta baiano Haroldo Borges, integrante da produtora Plano 3 Filmes, abre os trabalhos com uma série de encontros que acontecem diariamente, no mesmo período e horário. Em sua abordagem, Haroldo compartilha o processo de criação de obras que combinam sensibilidade estética, afetividade e conexão com o território. A atividade é destinada aos alunos da Porto Iracema e da Escola Clóvis Beviláqua.
A navegação continua com a nova turma do Curso Técnico em Dança (CTD), que participa do módulo Danças Urbanas I, ministrado pela artista carioca Thaisa Machado, de 4 a 8 de agosto, às 9h. A formação propõe um mergulho nas poéticas e fundamentos do funk, explorando suas raízes afro-brasileiras e expressões regionais. O percurso inclui práticas como afrofunk, guaracha, rebolada, passinho e jogos de improviso, além de introduções à direção de movimento e de espetáculo.
Poéticas de Territórios
Assim como outras ações realizadas pela Escola ao longo deste ano, a programação das Navegações Estéticas também está alinhada ao operador poético de 2025: Poéticas de Territórios. Incentivando a troca cultural e a partilha de conhecimentos entre artistas de diferentes localidades do país, o evento reforça o compromisso da Porto Iracema com a ampliação do acesso à arte e o fortalecimento do setor cultural no Ceará.
Sobre o programa de Formação Básica
O Programa de Formação Básica é destinado à jovens entre 15 e 29 anos, estudantes da rede pública de ensino, cursando ou tendo concluído o Ensino Médio. Está estruturado por percursos formativos, que propõem um conjunto de módulos de aprendizagem independentes, mas interligados, de maneira a construir uma experiência formativa de iniciação às artes que conecta o estudo das noções básicas das linguagens artísticas com os debates que envolvem a existência e a autoafirmação das juventudes na atualidade, estimulando a conexão das pessoas com seus próprios territórios, narrativas e recursos, relacionando-os com a vida social.
Os percursos em Artes Visuais, Audiovisual e Teatro incluem experiências de fruição e criação artística, bem como indicações de possibilidades de profissionalização no campo artístico.
Sobre a Escola
A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, equipamento da Rede de Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM).
Criada em 29 de agosto de 2013, há dez anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.
Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Mayra Carvalho (estagiária) | Supervisão e Edição: Gabriela Dourado (jornalista) | Publicado em 04 de agosto de 2025