Roteiristas do filme “Ainda Estou Aqui” e colaboradores da Escola Porto Iracema das Artes vencem o prêmio de melhor roteiro adaptado na maior premiação do cinema brasileiro
(Divulgação: Academia Brasileira de Cinema)
Dois nomes em ascensão para o cinema contemporâneo brasileiro, Murilo Hauser e Heitor Lorega foram consagrados no Prêmio Grande Otelo do Cinema Brasileiro, principal premiação da Academia Brasileira de Cinema, em cerimônia realizada na quarta-feira (30). Tutor e colaborador, respectivamente, do Lab Cena 15 – Laboratório de Cinema da Escola Porto Iracema das Artes – os artistas saíram vitoriosos na categoria de “Melhor Roteiro Adaptado”, reafirmando a relevância de suas trajetórias e o impacto de projetos formativos na cena audiovisual nacional e internacional.
Murilo Hauser e Heitor Lorega receberam o troféu de Melhor Roteiro Adaptado pelo trabalho em “Ainda Estou Aqui”. Murilo é tutor na Escola e Heitor é membro da comissão de seleção do Lab Cena 15. A obra já havia conquistado o prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Veneza, melhor filme internacional no Oscars 2025, além de 16 indicações no Prêmio Grande Otelo, conquistando 13 estatuetas e se consolidando como uma das obras mais marcantes do cinema brasileiro recente.
Mais do que vitórias individuais, os prêmios celebram também a força coletiva de um projeto de formação que tem transformado a paisagem audiovisual do Brasil: o Lab Cena 15. Criado em 2013 por Karim Aïnouz, Marcelo Gomes e Sérgio Machado em parceria com a Escola Porto Iracema das Artes, o Laboratório tem como proposta contribuir com o fortalecimento da escrita dramatúrgica para cinema e TV, a partir de uma formação prática e conceitual que prioriza roteiristas do Ceará, Norte e Nordeste do Brasil.
Motel Destino, indicado em 7 categorias do prêmio, é fruto direto dessa proposta. O roteiro do longa nasceu da parceria entre Aïnouz e Wislan Esmeraldo, roteirista cearense participante da 2ª edição do Lab Cena 15. A produção reúne ainda diversos nomes formados ou ligados à Escola Porto Iracema das Artes: Iago Xavier, ator cearense revelado na turma de 2019 do curso básico “Práticas do Ator”; Nilo Rivas, responsável pela produção de elenco e participante da 10ª edição do Lab; David Santos, ator e ex-integrante do mesmo ciclo; Wagner Nogueira, storyboarder do filme e integrante do Lab em 2021; Yuri Yamamoto, da edição inaugural do Lab, em 2013; e Bruna Beserra, designer do filme e ex-assistente do Laboratório de Artes Visuais da escola.
A presença desses nomes reforça a atuação da Porto Iracema das Artes como um importante centro formativo do país. Vinculada à Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) e gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), a escola oferece desde 2013 formação gratuita nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro. O Lab Cena 15, parte do eixo de Laboratórios de Criação, já revelou talentos hoje reconhecidos dentro e fora do Brasil, e mantém uma estrutura de formação intensiva, com duração de sete meses, incluindo oficinas, tutorias, aulas abertas e o tradicional Pitching de Roteiros.
Com prêmios nacionais e internacionais acumulando-se nas trajetórias de seus mentores, tutores e egressos, o Lab Cena 15 reafirma seu papel como laboratório de excelência para o cinema brasileiro. A vitória de Murilo Hauser e Heitor Lorega no Grande Otelo não apenas consagra o talento individual, mas simboliza o alcance e a relevância de uma política pública comprometida com a descentralização da produção audiovisual e com a valorização dos saberes criativos do Ceará e do Nordeste.
SOBRE O LAB CENA 15
O Lab Cena 15 é um laboratório de desenvolvimento de roteiros de longas-metragens e séries de ficção criado em 2013 pelos cineastas Karim Aïnouz, Marcelo Gomes e Sérgio Machado em parceria com a Escola Porto Iracema das Artes. Tem como proposta geral contribuir com o desenvolvimento do campo audiovisual regional, favorecendo a qualificação profissional de roteiristas, por meio de um intenso programa de formação prático e conceitual, com ênfase no desenvolvimento da escrita dramatúrgica de projetos de longa-metragem e séries de ficção para televisão. Com prioridade para projetos do Ceará e das regiões Norte e Nordeste do país, o programa prevê um processo imersivo de sete meses, que inclui tutorias, oficinas, aulas abertas e outras atividades formativas.
Ao final de cada edição, o Lab Cena 15 promove uma apresentação pública dos projetos a importantes produtores e produtoras do Brasil e do mundo, num evento público chamado Pitching de Roteiros, no qual os projetos concorrem a prêmios frutos de parcerias com instituições relevantes na cena audiovisual, como Projeto Paradiso, FRAPA – Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre, Ventana Sur, Cinema do Dragão, centro cultural b_arco e, mais recentemente, Final Draft e Sol Film Lab.
SOBRE A PORTO IRACEMA DAS ARTES
A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, equipamento da Rede de Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há dez anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.
Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Conan Peixoto (estagiário) | Supervisão e Edição: Gabriela Dourado (jornalista) | Publicado em 31 de julho de 2025