Escola de Formação e Criação do Ceará

Aparições, UÝRA, Série Broto, 2016 a 2018, fotógrafos diversos (93)

Celebrando o Dia da Visibilidade Trans, Porto Iracema das Artes realiza vivência com a artista Uýra Sodoma

Aparicoes UYRA Serie Broto 2016 a 2018 fotografos diversos 93

Atividade, gratuita e aberta ao público, ocorre dia 29 de janeiro, segunda-feira, às 16h, na praia do Poço da Draga

Em celebração ao Dia Nacional da Visibilidade Trans, comemorado nesta segunda-feira, 29 de janeiro, a Escola Porto Iracema das Artes  – equipamento da Rede de Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) –, promove o encontro “Transpor do Sol”, com a artista e educadora, Uýra Sodoma. O momento, realizado por meio do Lab de Artes Visuais da Porto, ocorre de forma gratuita e aberta ao público, às 16h, na praia do Poço da Draga.

O encontro promove um momento de descontração e celebração do dia da Visibilidade Trans. Com brincadeiras, conversas e troca de experiências, a atividade busca o fortalecimento dos laços e a afetuosidade entre os presentes. Durante a ação, um piquenique será realizado com o público, aproveitando a vista do pôr-do-sol, e incentivando reflexões intimistas sobre a vivência trans.

“É sabido que água do mar ajuda a curar e cicatrizar as feridas, e que estar à beira-mar tem efeito terapêutico. Juntamos a isso a ideia de encontro como gesto coletivo, que potencializa a presença e o afeto, e desejamos que esse momento seja, sobretudo, uma experiência de celebração da vida”, explica a Coordenadora do Lab de Artes Visuais da Porto, Aline Mourão de Albuquerque.

Via Lei Federal de Incentivo à Cultura, os Laboratórios de Criação da Porto Iracema das Artes contam com o Patrocínio Master da Solar Coca-Cola

Sobre Uýra Sodoma:

Uýra Sodoma – Manaus (AM). É indígena em contexto de diáspora, dois espíritos (trans) e ativista de Direitos Humanos. Atua como artista visual e arte educadora. É bióloga e mestra em Ecologia da Amazônia. Através da arte, cria imagens que contrastam naturezas distintas: a da vida em estado de liberdade e a das violências contra a biodiversidade e grupos humanos vulnerabilizados. Em exposições no Brasil e pelo mundo, vem pesquisando, expondo e lançando ao debate o apagamento colonial e a resistência dos povos indígenas na História e mundo atual. Foi destaque da 34º Bienal de SP e 14ª Bienal Manifesta (Kosovo), participou da 13º Bienal de Arquitetura de SP e da 1ª Bienal das Amazônias. Foi vencedora do Prêmio PIPA 2022 e do Prêmio SIM à Igualdade Racial 2023. Seus trabalhos compõem acervos de instituições como Pinacoteca de São Paulo, Castello di Rivoli (Itália), Currier Museum of Art e Los Angeles County Museum (EUA).

Sobre a Escola

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, equipamento da Rede de Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há dez anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

O quê: Transpor do Sol – Celebrando o Dia da Visibilidade Trans, Porto Iracema das Artes realiza vivência com a artista Uýra Sodoma

Quando: segunda-feira, 29 de janeiro

Horário: 16h

Onde: Praia do Poço da Draga

Gratuito e aberto ao público

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Liv de Moraes (estagiária) | Supervisão e Edição: Gabriela Dourado (jornalista) | Publicado em 23 de janeiro de 2024