Escola de Formação e Criação do Ceará

Foto Alan Sousa-23

Feijoada dos Sanfoneiros marca encerramento do Curso Nacional de Sanfona do MST em parceria com a Porto Iracema das Artes

Foto Alan Sousa 23 1

Evento acontecerá no Centro de Formação Frei Humberto e contará com a presença da Secretaria de Cultura do Ceará, Luisa Cela

A “Feijoada dos Sanfoneiros” promete um momento de celebração pela conclusão do primeiro Curso Nacional de Sanfona, promovido pela Escola Porto Iracema das Artes  – equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM)  –  em parceria com o MST – Movimento dos Sem Terra. 

O pátio do Centro de Formação Frei Humberto vai ser palco para uma apresentação especial do clássico “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, executado pelos alunos e alunas do curso sob a supervisão do músico Nonato Lima. Desenvolvido no âmbito do projeto “aBarca Porto MST”, o curso envolveu 25 pessoas pré-selecionadas em todo o Brasil, que participaram de uma imersão de vinte dias nos estudos básicos do acordeon, com exercícios técnicos e análises rítmicas, passando pela história do instrumento no Nordeste. O projeto é uma articulação da Secretaria da Cultura do Ceará com o MST, em parceria com o Instituto Dragão da Mar, através da Porto Iracema das Artes.

A diretora de Formação do IDM/Porto Iracema das Artes, Elisabete Jaguaribe, fala sobre a inédita parceria. “Essa parceria Porto/MST insere-se no processo de expansão das atividades da Porto Iracema, através do projeto Abarca. São experiências formativas que incorporam novos territórios e novos públicos, consolidando esse movimento de expansão da escola”. 

O coordenador de Formação da Porto Iracema, Edilberto Mendes, ressalta a importância para o projeto aBarca dessa nova possibilidade de ação — viabilizada pela parceria com o MST: “O aBarca é pensado e realizado em perspectiva dialógica, com a participação de múltiplos e diversos agentes, num movimento em que todas as pessoas e instituições envolvidas são afetadas de alguma forma. Cada nova parceria, com as experiências específicas que ela abre, só enriquece e fortalece o projeto”. 

Luz Marin, da Direção Estadual do MST no Ceará e do Setor de Cultura, reforça que “o MST tem uma concepção de cultura na qual ela é o modo de ser, viver e estar no campo. A arte, a cultura e o lazer são direitos fundamentais de desenvolvimento do território. Temos como lema: ‘Todo e toda Sem Terra fazendo arte’, pois acreditamos que cada um tem a capacidade de desenvolver qualquer tipo de habilidade artística”.

Sobre o aBarca

É um projeto da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) que promove a expansão de atividades de formação básica em artes para o interior do Ceará desde 2022. Financiado pelo Fundo Estadual de Combate à Pobreza (FECOP) e executado pela Escola Porto Iracema das Artes, o projeto consiste na realização de percursos formativos de iniciação às artes, nas linguagens de Artes Visuais, Audiovisual e Teatro, para jovens entre 15 e 29 anos, em situação de vulnerabilidade social, residentes nos municípios de Fortaleza (Bairros Vicente Pinzón e Curió), Caucaia, Maranguape, Maracanaú, Itapipoca, Sobral, Quixadá, Iguatu, Crato e Juazeiro do Norte, com perspectiva de expansão para outros municípios.

Sobre o Porto Iracema das Artes

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, equipamento da Rede de Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há dez anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Sobre o MST 

Ao longo dos anos, o Movimento Sem Terra conseguiu se expandir em mais de 60 municípios em todas as regiões do estado, com mais de 200 assentamentos federais e estaduais. Conquistou escolas de ensino médio no e do campo, cooperativas, agroindústrias, rádios comunitárias, e a formação acadêmica de filhos e filhas de assentados e assentadas através do Programa de Educação na Reforma Agrária (PRONERA), dentre muitas outras conquistas. Tem, entre seus compromissos com a cultura, organizar espaços e metodologia de estudo para o aprofundamento e formação teórica e prática de artistas populares; fortalecer o trabalho com as artes e a música nos centros de formação, nas escolas de educação básica, cirandas infantis, nos territórios da reforma agrária; e incentivar e ampliar coletivos de compositoras e compositores, aperfeiçoando a poética do MST e da luta popular. 

Serviço:

Feijoada dos Sanfoneiros

Sábado (20), às 11h, no Centro de formação, capacitação e Pesquisa Frei Humberto (Rua Paulo Firmeza, 445 – São João do Tauape). 

Aberto ao público

Mais informações: 

Assessoria de Imprensa Porto Iracema das Artes

Gabriela Dourado 85.988959232