
A iniciativa é um incentivo às artes por meio de programas de formação básica em diversas linguagens artísticas para jovens entre 15 a 29 anos
Entre os dias 01 e 18 de julho, a Escola Porto Iracema das Artes — instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), abre inscrições para a primeira oferta de cursos do Projeto ABarca, no município de Quixadá. O projeto aBarca é uma iniciativa que percorrerá dez cidades do interior do Ceará com o objetivo de realizar programas de formação básica em diversas linguagens artísticas para jovens de 15 a 29 anos, estudantes ou egressos da rede pública de ensino e em situação de vulnerabilidade social. Em Quixadá, o projeto inicia em 26 de julho, com a oferta de formações nos campos das Artes Visuais e Audiovisual, incluindo fruição, criação artística e orientação sobre a inserção na economia criativa. Pessoas interessadas podem se inscrever presencialmente na Casa de Saberes Cego Aderaldo ou clicando AQUI
Cada percurso será dividido em 5 módulos, que vão de julho a outubro de 2022. Serão disponibilizadas 15 vagas para pessoas residentes em Quixadá. Em cada curso os estudantes terão acesso a uma bolsa remunerada no valor de 200 reais durante o período formativo. Para todos os cursos serão adotadas as diretrizes do Plano Plurianual (PPA) 2020-2023 sobre políticas afirmativas e de acessibilidade para promoção da cidadania cultural e desenvolvimento da economia da cultura do Estado, sendo reservadas 50% das vagas a pessoas autodeclaradas pretas, pardas, indígenas, quilombolas, com deficiência, travestis, transexuais, transgêneros e não binárias.
No Percurso Básico em Audiovisual, as pessoas participantes vão vivenciar e construir experiências individuais e coletivas mobilizadas a partir de seus próprios contextos, recursos e equipamentos disponíveis. Por meio dessas experiências, orientadas por artistas de diversas linguagens, serão apresentadas as múltiplas possibilidades de criação audiovisual no mundo contemporâneo.
O percurso é dividido nos seguintes módulos: Navegações Estéticas, Narradores de Imagens e Memórias, Crônicas Sonoras, Filmes-Carta e, por fim, o Preamar, processo de criação artística que ocorre com objetivo de aprofundar os estudos desenvolvidos.
Já nas Artes Visuais, o principal objetivo é criar espaços de mediação entre as diversas linguagens possíveis das Artes Visuais na cidade de Quixadá, a partir de experiências com o Desenho e Pintura, Gravura, Arte Urbana, Poéticas Contemporâneas e de um Projeto Expográfico em parceria com a Casa de Saberes Cego Aderaldo. Para isso, as pessoas participantes passarão pelos módulos de Navegações Estéticas – Paisagens, Corpo e Território nas Artes Visuais, Gravura – Escritas em Relevo, Pintura e Desenho – Narrativas de Si Nas Escritas da Cidade, Arte Urbana – Demarcando Territórios com a Arte Urbana e o Preamar.
Ao todo, o projeto aBarca realizará 100 cursos de iniciação às artes em 10 municípios: Fortaleza, Maranguape, Maracanaú, Caucaia, Itapipoca, Sobral, Quixadá, Iguatu, Crato e Juazeiro do Norte, estando seis regiões do estado assistidas pelo projeto. Serão dois cursos por município, com oferta de 1.500 bolsas remuneradas, 30 para cada localizada. Para todos os cursos serão adotadas as diretrizes do Plano Plurianual (PPA) 2020-2023 sobre políticas afirmativas e de acessibilidade para promoção da cidadania cultural e desenvolvimento da economia da cultura do Estado, sendo reservadas 50% das vagas a pessoas autodeclaradas pretas, pardas, indígenas, quilombolas, com deficiência, travestis, transexuais, transgêneros e não binárias.
Os cursos em Audiovisual e Artes Visuais no município de Quixadá iniciam no dia 27 de julho. Além das ofertas de cursos nos dez municípios cearenses, o projeto aBarca conta ainda com o Laboratório de Música Porto Vila Cariri, já em andamento, e com duas Mostras de Arte.
Financiado pelo FECOP (Fundo Estadual de Combate à Pobreza), as atividades serão trabalhadas de forma integrada e articulada com diversas instituições parceiras, tanto públicas como não governamentais, para que sejam articulados espaços e ações nos municípios selecionados.
Nas dez localidades do Ceará que recebem o projeto foram estabelecidos diálogos com gestores municipais, com as Secretarias de Cultura e do Trabalho e Desenvolvimento Social, além de lideranças comunitárias e artistas locais visando construir e articular as formações e estabelecer estratégias para uma busca ativa dos jovens que farão partes dos cursos do projeto aBarca. O critério de seleção dos territórios levou em conta as cidades com maiores índices de vulnerabilidade social.
Sobre a Escola
A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação do Governo do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há oito anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.
SERVIÇO
O quê: Escola Porto Iracema das Artes abre inscrições para primeira oferta do Projeto ABarca em Quixadá, a partir de 01 de julho
Quando: 01 a 18 de julho de 2022
Onde: Presencialmente na Casa de Saberes Cego Aderaldo (Rua Pascoal Crispino, 167 – Centro, Quixadá) ou virtualmente pelo link
Gratuito e aberto ao público
Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Marina Solon (jornalista) | Publicado em 30 de junho de 2022
 
				 
															