Escola de Formação e Criação do Ceará

gustavo-gelmini_beatrice-massin_capa-site

XI Bienal Internacional de Dança realiza ações em parceria com o Porto Iracema

gustavo gelmini beatrice massin capa site

As atividades são totalmente gratuitas e acontecem por meio de uma parceria entre a Bienal e o Curso Técnico de Dança (CTD) da escola.

 

A escola Porto Iracema das Artes recebe, durante este mês de outubro, algumas ações que integram a programação da XI Bienal Internacional de Dança do Ceará, contando com oficinas, palestra, curso e masterclass, totalmente gratuitas. As atividades fazem parte de uma parceria do Curso Técnico em Dança (CTD) do Porto com a Bienal, que em 2017 celebra 20 anos de existência, acontecendo em Fortaleza e mais seis cidades cearenses com 25 companhias locais, nove nacionais e nove de mais sete países.

A primeira oficina que integra essa parceria é a “Poética da Diferença: criar e conduzir uma oficina de movimento e voz com pessoas autistas”, com AnaMaria Fernandes, que está acontecendo na sala de Teatro do Porto até o dia 20 de outubro. A oficina tem como objetivo propor ferramentas para que os profissionais possam atender às características específicas de pessoas com autismo.

O curso ofertado será o “A Surprised Body”, que acontecerá nos dias 22, 23 e 24 de outubro, das 14h às 17h, na sala de dança do Sesc Iracema. A formação será ministrada pelo dançarino e coreógrafo italiano Francesco Scavetta e abordará a dança contemporânea baseada na técnica release e prática de tai chi chuan. Nos dias 24 e 25 de outubro, a dançarina Béatrice Massin ministra uma masterclass sobre ‘Dança Barroca”, no qual ela apresentará a importância e a história da dança barroca e qual o seu legado nos dias atuais. A aula acontecerá na Sala 20 do Sesc Iracema.

No dia 24 de outubro, às 10h, a coreógrafa e performer Fanny De Chaillé ministra, no auditório do Porto, uma palestra sobre Dramaturgia em Cena e nos dias 25 e 26 de outubro, das 9h às 12h, a artista vai realizar uma oficina abordando o mesmo tema, trabalhando com os participantes a voz como extensão do gesto.

Encerrando a programação de ações da Bienal no Porto Iracema, o coreógrafo brasileiro Gustavo Gelmini facilita a oficina “Dramaturgia Multidisciplinar em Dança” nos dias 26 e 27 de outubro, das 9h às 12h, no Centro de Narrativas Audiovisuais (CENA 15) do Porto. Por meio de exercícios e diálogos, Gustavo Gelmini irá elaborar cenas com os alunos a partir do pensamento de dramaturgia para dança e composição de cenas com diferentes linguagens artísticas.

Confira a programação completa da XI Bienal Internacional de Dança do Ceará no Porto Iracema.

 

Oficina Poética da Diferença: criar e conduzir uma oficina de movimento e voz com pessoas autistas, com AnaMaria Fernandes

O que se pretende, com esta formação, é propor ferramentas para que os profissionais de hoje ou de amanhã possam atender às características específicas de pessoas com autismo. Colocar em jogo o movimento e a voz é ir ao encontro de si mesmo, é habitar o próprio corpo. E é também compartilhar, inventar outras formas de expressão, de comunicação e de relação. É compor com a energia, o tempo, o espaço, o outro. Para a pessoa autista, essas invenções são preciosas para desenvolver seu potencial artístico, sua auto-realização, e para a criação de espaços inovadores de encontros e vínculos sociais.

AnaMaria Fernandes
Dançarina, coreógrafa e professora, obteve sua licenciatura em Dança na Unicamp, seu mestrado na Universidade de Rennes II, na França, onde defendeu a legitimidade artística da pessoa com deficiência mental profunda e doutorado em Artes Cênicas na Universidade de Rennes II e em Educação na Unicamp, com o tema Dança e autismo: espaços de encontro. Como dançarina, trabalhou com diferentes companhias no Brasil, de 1986 a 1993 – dentre os quais Totem, dirigido por Holly Cavrell ; Beleléu, grupo com direção coletiva; e Gira Corpus, dirigido por Oswaldo Rosa. Morou na França de 1994 a 2015, onde colaborou com vários artistas da imagem, teatro e música, dentre os quais Nicolas Lelièvre, Michel Aumont e Renaud Herbin, em diferentes projetos; e em diferentes companhias, como La Mauvaise Tête(s), Croche Pieds e UBI. Em 2005, fundou a Companhia Dana, na qual dirigiu diversas criações. No Brasil, entre 2006 e 2016, colaborou com as companhias mineiras Quik e Palácio das Artes; em 2017, voltou a colaborar com esta última companhia. Na França, desenvolveu um trabalho de dança com pessoas em situação de vulnerabilidade, deficiência ou distúrbio mental durante 18 anos, em diversas instituições. Sobre essa abordagem, co-dirigiu quatro documentários, na França e no Brasil, dois deles com o apoio do Governo francês. Desde 2006 tem proferido palestras sobre esse tema naqueles dois países e nos Estados Unidos. É hoje professora adjunta do curso de dança da Universidade Federal de Minas Gerais.Tem inúmeros artigos publicados.

Período: 16 a 20 de Outubro
Horário: 13h às 18h
Local: Sala de Teatro do Porto Iracema.
Público-alvo: Estudantes e profissionais da área artística, da educação, da saúde em geral e da saúde mental
Inscrições encerradas

 

////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

 

Curso “Surprised Body project”, com Francesco Scavetta

Na oficina Francesco Scavetta irá compartilhar a sua abordagem pessoal da dança contemporânea, baseada na técnica release e também influenciada pelas suas experiências como bailarino e coreógrafo, assim como pela sua prática de tai chi chuan. A oficina inicia com uma aula que combina tai chi chuan, trabalho de chão, exercícios práticos e sequências de movimento focadas na centralização do peso e na gravidade. O objetivo é despertar os apoios internos e externos e permitir um fluxo orgânico no movimento. Já em seu título, o “projeto do corpo surpreso” define um espaço metafórico. A imagem de um corpo em constante alerta, distanciando-se de um corpo diário habitual e de qualquer tipo de rotina. A pesquisa que levou à criação da performance Surprised Body Project irá fundamentar a oficina; trata-se de um projeto de dança que se concentra em uma qualidade de movimento específica, em improvisações estruturadas, em questões coreográficas e compositivas relacionadas à música e ao espaço.

 

Franceso Scavetta
Nascido em Salerno, Itália, Francesco Scavetta estudou na Academia Nacional de Dança de Roma, formou-se em Teatro e Artes Performáticas e pós-graduou-se em Ciências da Comunicação. Ao longo de sua trajetória artística, ele considera particularmente importantes seus encontros com coreógrafos, professores e encenadores como Anne Theresa De Keersmaeker / Rosas, Giorgio Rossi / Sosta Palmizi, Dominique Dupuy, Adriana Borriello, Lans Gries / Trisha Brown e Bernardo Bertolucci.
Como pedagogo, Scavetta tem dado aulas e workshops em iniciativas como IMPULSTANZ (Viena), PARTS / Performing Arts Research Studios (Bruxelas), Fundação Henny Jurriëns (Amsterdã), MTD (Amsterdã), SEAD – Salzburg Experimental Dance Academy, Tanzquartier (Viena), Greenwich Dance (Londres) e para muitos festivais e companhias de dança e teatro em todo o mundo.

Período: 22, 23 e 24 de outubro, das 14h às 17h
Local: Sala de dança do Sesc Iracema/Dragão
Publico: Estudantes e profissionais de dança.
Inscrições: O resultado da seleção será divulgado no dia 19 de outubro: www.bienaldedanca.com

 

////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

 

Masterclass sobre Dança Barroca, com Béatrice Massin.

A masterclass de Béatrice Massin apresentará inicialmente a dança barroca e sua importância para a corte de Luís XIV; o legado do barroco hoje e a estreita relação estabelecida entre música e dança, a arquitetura, o volume e a dinâmica de gesto. Em seguida será o momento de descobrir a escrita coreográfica de Béatrice Massin, baseada na diversidade de corpos e de saberes para construir um afresco espacial e polifônico como em Mass b. Sempre questionando o intérprete-criador do século 21 e fazendo essa matéria reverberar para revelar toda sua atualidade.

Béatrice Massin
Béatrice Massin é uma das maiores especialistas em dança barroca da atualidade. Sua escrita coreográfica é uma mistura sem precedentes entre dança barroca e dança contemporânea. Ela dirige a companhia Fêtes Galantes e nos faz apreciar, em nosso século, um barroco que interessa ao espectador de hoje.

Período: 24, 25 de Outubro
Horário: 10h às 12h
Local: Sala 20 Sesc Iracema/Dragão.
Público: bailarino(a)s adulto(a)s profissionais ou amadores.
inscrições no site da Bienal de Dança ww.bienaldedanca.com

 

////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

 

Palestra sobre Dramaturgia em Dança, com Fanny De Chaillé

Data: 24 de Outubro – Horário 10h – Local: Auditório do Porto Iracema – Aberto ao Público, não precisa de inscrições

 

Oficina Dramaturgia em Dança, com Fanny De Chaillé

A oficina A Dramaturgia na Dança é uma extensão do trabalho de Fanny de Chaillé no palco. Trabalhar a voz como extensão do gesto. Usar do texto, sendo ou não para o espaço cênico, como uma potencialização da voz. Inventar sistemas que permitam se afastar da psicologia e encontrar na forma outros modos de fazer sentido. Assim, a oficina tensiona o pensamento de dramaturgia na dança.

Fanny de Chaillé
Fanny de Chaillé gosta de separar o texto do movimento, para que os dois modos de comunicação se redescubram e componham essa separação. Estudou Estética na Sorbonne trabalhando com Daniel Larrieu, Matthieu Douze, Rachid Ouramdane e Gwenaël Morin. Participou de projetos dos artistas visuais Thomas Hirschorn e Pierre Huyghe. Desde 1995 cria suas próprias instalações e apresentações.

Período: 25 e 26 de Outubro
Horário:09h às 12h
Local: Sala de Dança 01 do Porto Iracema.
Público: alunos de dança e outras áreas da arte, dispostos a trabalhar o movimento e com idade acima de 16 anos
Inscrições no site da Bienal de Dança www.bienaldedanca.com

 

////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Oficina Dramaturgia Multidisciplinar em Dança, com Gustavo Gelmini

A partir do processo realizado com o espetáculo Toque, criação híbrida entre a dança urbana de Renato Cruz e a percussão corporal de Cyril Hernandez, o diretor Gustavo Gelmini, através de exercícios e diálogos, irá elaborar cenas com os alunos a partir do pensamento de dramaturgia para dança e composição de cenas com diferentes linguagens artísticas.

Gustavo Gelmini
Gustavo Gelmini, é artista multidisciplinar da dança com dez anos de atuação, tendo desenvolvidos trabalhos com renomados coreógrafos brasileiros, entre eles, Angel Vianna, João Saldanha, Esther Weitzman, Marcia Milhazes e Paulo Caldas. Em 2016, a frente da Cia Gelmini de Dança e Videodança, foi contemplado pela Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro com o projeto Espaço Tempo Movimento, video mapping de dança exibido na fachada do prédio do Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro, resultante da pesquisa de diálogo entre dança, cinema e física quântica, eleito entre os 10 melhores espetáculos de dança pela crítica especializada.

Período: 26 e 27 de Outubro
Horário: 09 às 12h
Local: Salão de Criação do Cena 15 (Rua José Avelino 495)
Público: alunos de dança e outras áreas da arte, dispostos a trabalhar o movimento e com idade acima de 16 anos
Inscrições no site da Bienal de Dança www.bienaldedanca.com

 

SERVIÇO:

O quê: Oficinas, masterclass e cursos da XI Bienal Internacional de Dança do Ceará no Porto Iracema
Quando: de 16 a 27 de outubro
Inscrições: www.bienaldedanca.com
Onde: Sesc Iracema (Rua Boris, 90 – Praia de Iracema), Porto Iracema das Artes (R. Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema) e Cena 15 (Rua José Avelino, 495, Praia de Iracema)