Escola de Formação e Criação do Ceará

cru

Laboratórios de Teatro e Dança do Porto Iracema promovem primeira edição de “Cru”

cru

A ideia é que a atividade ocorra pelo menos uma vez por mês até dezembro

Os Laboratórios de Teatro e Dança do Porto Iracema das Artes promoverão, na próxima quarta-feira (27), a primeira edição de “Cru – uma mesa para partilhar sabores e métodos de constituição”. A ação é voltada a artistas e pesquisadores da dança, do teatro e do circo e acontecerá às 19h, no pátio da escola. O acesso é gratuito.

A proposta de Cru é realizar uma mesa de conversa com a presença de quatro convidados que discutirão questões relacionadas à construção metodológica e aos processos de criação. O nome do projeto, Cru, é uma alusão à comida sem cozimento e à ideia de todos os participantes partilharem um alimento durante a conversa. O objetivo é, por meio dessa discussão mais informal, desmistificar a construção de obras artísticas.

A primeira edição parte da pergunta “Como começa o movimento?” e tem como convidados Alejandro Ahmed, Edmar Cândido, Fran Teixeira e Paulo Caldas. A ideia é que eles falem de seus processos mais íntimos de criação e, assim, façam uma troca com o público presente: de comida e de reflexões.


SOBRE OS CONVIDADOS

Alejandro Ahmed é coreógrafo residente, diretor artístico e bailarino do Grupo Cena 11 Cia. de Dança. Junto ao Cena 11, promoveu o desenvolvimento de uma técnica que objetiva produzir uma dança em função do corpo. Seu olhar sempre esteve voltado para os limites do corpo e as possibilidades que este propõe para a transformação do corpo do outro, sendo este outro um espectador e/ou um cúmplice da ação a que o corpo é submetido.

Edmar Cândido é bailarino, circense, intérprete criador, formado pelo Curso de Arte Dramática da Universidade Federal do Ceará (UFC), participou da IV Turma Curso Técnico em Dança do SENAC e Porto Iracema das Artes, em 2015, e do laboratório de Dança do Porto Iracema das Artes, em 2016. Participou de intercâmbios artísticos na Colômbia, Alemanha, França e Espanha. Desde 2006 dirige o Grupo Fuzuê e integra a diretoria da associação cultural Artelaria Produções.

Fran Teixeira é diretora de teatro e artista do Teatro Máquina. Tem graduação em Psicologia pela UFC, Mestrado em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP) e Doutorado em Artes Cênicas na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Participa dos Programas de Pós-Graduação em Artes da UFC e do Instituto Federal do Ceará (IFCE). É professora da Licenciatura em Teatro do IFCE, curso que atualmente coordena. Lidera o grupo de pesquisa “Drama, dramaturgia, cena: questões contemporâneas” (CNPq/IFCE) e participa do “Grupo Dramatis – Dramaturgia: mídias, teoria, crítica e criação” (CNPq/UFBA).

Paulo Caldas é formado em Dança Contemporânea na Escola Angel Vianna (Rio de Janeiro) e Bacharel em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), mestre e doutor em Educação (UFC). Sua produção artística é marcada pela aproximação entre dança e cinema/vídeo. É diretor e coreógrafo na companhia de dança Staccato. Sua produção artística (que envolve espetáculos, instalações e videodanças) já foi apresentada em diversas cidades no Brasil, e também em países como Alemanha, Argentina, Colômbia, Estados Unidos, França, Itália, Japão, México e Portugal.


SERVIÇO

O que: “Cru – uma mesa para partilhar sabores e métodos de constituição” com Alejandro Ahmed, Edmar Cândido, Fran Teixeira e Paulo Caldas

Quando: Quarta-feira, 27 de setembro, às 19h

Onde: Pátio do Porto Iracema (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)

GRATUITO