Em parceria com o Centro Cultural Dragão do Mar, a escola Porto Iracema das Artes recebe a oficina “Procedimentos de Pesquisa de um Trabalho Teatral”, que será ministrada pelo ator e diretor de projetos teatrais, Aury Porto, integrante da Mundana Companhia, de São Paulo (SP). A oficina que tem como público-alvo jovens artistas e estudantes de Artes Cênicas interessados em processos de pesquisas, vai acontecer no dia 28 de março, das 14h às 18h, no Porto. Os alunos serão selecionados por ordem de chegada, de acordo com a capacidade do espaço e será preciso trazer a documentação obrigatório: cópias do RG e CPF. Estão sendo ofertadas 25 vagas para esta oficina.
Na oficina será abordado uma exposição teórica e prática dos procedimentos de pesquisa que a Mundana Companhia vem adotando desde outubro de 2014 no processo de montagem e nas apresentações do espetáculo “Na Selva das Cidades – Em Obras”. A partir do texto de Bertolt Brecht e de referências da encenação que o Teatro Oficina realizou do mesmo texto em 1969, a a companhia está fazendo um trabalho de pesquisa que teve início mas que não terá finalização com um objeto artístico pronto e acabado, tendo o seu trabalho sempre em transformação até sua última sessão.
Essa transformação explícita e constante ocorre em todos os aspectos da encenação teatral: interpretação, treinamento e aquecimento, direção, dramaturgia, cenografia, figurino, iluminação, música e estrutura de produção. Depois da primeira fase da pesquisa, o grupo criou o conceito EM OBRAS que tem orientado todo o seu trabalho.
Aury Porto
Em 1990, Aury Porto fundou junto com o diretor e dramaturgo Paulo Faria a Companhia Teatro Dragão do Dito, estudou diversas técnicas de dança e de consciência corporal (técnica cunnigham, balé moderno, contato improvisação, técnica laban, body mind centuring e eutonia) e montou alguns trabalhos solos, tais como: Preso entre Ferragens de Fernando Bonassi com direção de Eliana Fonseca e Um Homem Comum a partir de textos do Livro do Desassossego de Fernando Pessoa com sua própria direção e adaptação. É um dos fundadores da Mundana Companhia, onde exerce as funções de ator, diretor idealizador de projetos e produtor. Atualmente está apresentando “Na Selva das Cidades – Em Obras” com texto de Bertolt Brecht e direção de Cibele forjaz.
Mundana Companhia
Inspirados pela militância política dos artistas de teatro da cidade de São Paulo junto ao movimento “Arte contra a Barbárie”, Aury Porto e Luah Guimarãez criaram em 2007 um núcleo artístico formado essencialmente por atores-produtores. A Mundana Companhia tem seus projetos idealizados e produzidos prioritariamente por atores. E, a cada projeto, um encenador com afinidades afetivas e estéticas com os membros da companhia pode ser chamado a integrar-se a esta. Assim, a cada projeto, a companhia tem um novo corpo forjado na ideia de continuidade na transitoriedade. Trabalhos da mundana companhia: A Queda (2007), Das Cinzas (2009), O Idiota – Uma Novela Teatral (2010), Tchekhov 4- Uma Experiência Cênica (2010), Pais e Filhos (2012), O Duelo (2013) e Na Selva das Cidades – Em Obras (2015).
SERVIÇO:
Oficina “Procedimentos de Pesquisa de um Trabalho Teatral”, com Aury Porto
Quando: 28/03, das 14h às 18h
Onde: Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160- Praia de Iracema)
Mais informações: (85) 3219.5842
Entrada gratuita