Nos últimos dois dias, Fortaleza sediou mais um encontro de trabalho do Núcleo Criativo de Audiovisual da REC-Produções, formado por um dos mais importantes grupos de cineastas do país. Reunindo artistas já consagrados como Karim Ainouz, Marcelo Gomes e Cao Guimarães, além de novos realizadores cearenses como Alisson Lacerda e Tarcísio Rocha, o núcleo foi aprovado no edital PRODAV do Fundo Setorial do Audiovisual da Ancine e desenvolve neste momento 06 projetos de audiovisual.
Com o apoio institucional do Porto Iracema das Artes, o Núcleo Criativo realiza seus encontros trimestrais na cidade de Fortaleza, em virtude da maioria de seus participantes terem relações diretas com a escola, na condição de professores e/ou alunos. As reuniões contam com palestras sobre as temáticas dos projetos em desenvolvimento.
Neste segundo encontro, os roteiristas do Núcleo-REC envolveram-se com o debate em torno do gênero melodrama, facilitada pelo Dr. Samuel Paiva, pesquisador do tema. A reunião foi aberta para os integrantes do Laboratório de Audiovisual do Porto Iracema das Artes.
O Núcleo Criativo reúne os renomados roteiristas Marcelo Gomes (líder criativo); Cao Guimarães; Karim Aïnouz; Sérgio Machado; Armando Praça; Hilton Lacerda; Alisson Lacerda e Tarcísio Rocha. Estes dois últimos foram participantes do Laboratório de Audiovisual 2014 da Escola Porto Iracema, com o roteiro “Clandestinos” e são estreantes na realização de um longa-metragem.
Conheça a REC – Produções
Fundada em 1998, a REC Produtores Associados nasceu a partir de ideais comuns entre um núcleo de produtores recifenses: realizar produções audiovisuais independentes pautadas na excelência técnica e artística para o mercado publicitário e os públicos de Cinema e TV.
Referência no mercado cinematográfico brasileiro, a REC se interessa pelo cinema autoral, pelo desafio em desenvolver projetos de diretores estreantes e por projetos socioeducativos que viabilizem o acesso do público ao cinema.
A Rec-Produções é considerada uma das mais importantes produtoras do cinema autoral do país, sendo responsável por filmes como “Cinema, aspirinas e Urubus”, “O homem das Multidões”, “Tatuagem”, “Viajo porque preciso, Volto porque te amo” e “Baixio das Bestas”.