Percurso: Arte Urbana
Com: Emol e Marcos Martins
Horário: Segunda, quarta e sexta, 14:30 – 17:30
Pré-requisitos: Ter acima de 16 anos e ensino fundamental completo.
Público alvo: Interessados em geral conforme os pré-requisitos.
Número de vagas: 25
Período de inscrições: 20 a 27/10
Processo seletivo: 28 a 30/10
1 – Módulo I – Arte de rua: da escrita à imagem
Introdução à arte de rua apresentando o graffiti contemporâneo e seu diálogo com outras formas de intervenção sobre suportes variados no meio urbano. Alternando teoria e prática, este módulo abordará técnicas de pintura mural, o desenvolvimento dos diversos estilos de escrita do graffiti, a confecção e aplicação de imagens com estêncil e lambe-lambe, além de colocar em discussão alguns temas relacionados a este universo.
Período: 04 de novembro à 25 de novembro (45h/a)
2 – Módulo II – Poéticas Urbanas: Performances e Intervenções na paisagem e no corpo.
Abordagem teórico-prática dos processos de expansão do campo escultórico desde a modernidade até a contemporaneidade. Propõe uma experiência criativa a partir da vivência na cidade de Fortaleza, abordando as relações do corpo com o espaço urbano para gerar um trabalho artístico (performances, intervenções urbanas e instalações) em consonância com as questões do Site Specific.
Período: 27 de novembro à 18 de dezembro (45h/a)
Minicurrículo do profissional:
Emol – Artista visual com intensa produção em intervenções urbanas por meio de múltiplas linguagens artísticas. Tem experiência em arte educação, realizando oficinas, cursos e palestras em diversas instituições que trabalham artes e questões socioculturais. (www.emol.art.br)
Marcos Martins – Artista visual, arquiteto e professor de Escultura na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Doutorando e Mestre em poéticas Visuais pela ECA/USP e Co-Gestor do espaço independente Contemporão. Integra o grupo 3P (Práticas e Processos da Performance) e participou dos coletivos de arte urbana EIA-Experiencia Imensiva Ambiental (SP) e Interatividade (Fortaleza). Idealizou o projeto InterUrbanos (2007) em parceria com o CCBNB dentro do programa Agosto das Artes. Tem abordado em suas pesquisas e práticas artísticas a reflexão sobre a inserção do corpo no espaço público através das transformações e tensões presentes nas paisagens construídas (ou desfeitas) das grandes cidades, atuando no processo dialógico entre espacialidade e corpo, por meio das Performances, das Intervenções Urbanas e das Instalações e seus estreitamentos com a Arquitetura e o Design.