A Festa na Tenda reúne espetáculos cênicos e a criatividade dos grupos cearenses. Durante os dias 28, 29 e 30, coletivos locais e convidados apresentam ao público espetáculos gratuitos. Será necessário retirar ingressos apenas para os espetáculos do Teatro Dragão do Mar, uma hora antes do espetáculo.
Na sexta-feira (28), às 20h, no Teatro Dragão do Mar, Fábio Vidal apresenta o espetáculo “Joelma”. A encenação traz ao público a história de uma das primeiras transexuais da Bahia e do Brasil. Ao longo dos seus 70 anos de vida, ela transitou por várias cidades brasileiras, passando por diversos acontecimentos. Sua história resguarda elementos relativos a questões de gênero e de religiosidade. Uma narrativa sobre ética, respeito e dignidade e afirmação e reinvenção, fazendo frente a preconceitos e injustiças.
No sábado (29), os espetáculos cênicos começam às 17h, na Praça Almirante Saldanha, com o espetáculo “Final de Tarde”, criado no Laboratório de Pesquisa Teatral 2014, numa parceria entre o diretor André Carreira e o do grupo Teatro de Caretas. A proximidade e a intimidade são os elementos centrais dessa cena que foi construída a partir de experimentações por diversos espaços da cidade. Final de Tarde oferece aos transeuntes a história de uma mãe, seu filho e seu marido no dia-a-dia de Fortaleza, mas poderia ser em qualquer grande cidade brasileira.

Neste mesmo dia, às 20h, no Teatro Dragão do Mar, o coletivo No Barraco da Constância Têm! apresenta o espetáculo “Nada Como Quando Começou”, também fruto do Laboratório de Pesquisa Teatral 2014. A peça explora o espaço como campo de desdobramentos de ações cotidianas, possibilitando a geração de sentidos múltiplos de entendimento do outro. Entradas e saídas. Corpos passantes de um mundo estranho de descobrimentos. A invenção de novos lugares, com passos precisos e olhares desviantes. Insurreição.

No domingo (30), a partir das 18h, o Grupo Formosura apresentará o espetáculo “Boi Estrela”. Mateus, capataz de confiança do Capitão Melancia, recebe a ordem de tomar conta do Boi Estrela na ausência do patrão. Quitéria, mulher do Capitão, faz uma aposta com o marido, para convencê-lo que Mateus é mentiroso: quem ganhar a aposta será o único proprietário das terras. Aproveitando-se da ingenuidade de Catirina, mulher de Mateus, Quitéria a induz a comer a língua do pobre boizinho. Mateus sacia o desejo da esposa grávida e assina o seu decreto de morte. E agora? Como Mateus vai se livrar dessa enrascada?
Além das peças teatrais, o coreógrafo paulista, Eduardo Fukushima, apresenta, às 20h o espetáculo de dança “Homem Torto”. O coreógrafo volta a Fortaleza com o solo concebido e desenvolvido entre 2012 e 2013, durante sua residência artística no Cloud Gate Dance Theatre, sob a supervisão do coreógrafo Lin Hwai-Min.
SERVIÇO:
Ø DIA 28 – SEXTA –
20H – Espetáculo “Joelma”, de Fábio Vidal (Teatro Dragão do Mar)
Ø DIA 29 – SÁBADO –
17H – Espetáculo “Final de Tarde”, do Teatro de Caretas (Praça Almirante Saldanha)
20H – Espetáculo Nada como Quando Começou, do grupo No Barraco da Constância Tem! (Teatro Dragão do Mar)
Ø DIA 30 – DOMINGO –
18H – Espetáculo “Boi Estrela”, do grupo Formosura
20H – Espetáculo “Homem Torto”, de Eduardo Fukushima


