Amanhã (17), Carlos Simioni apresenta uma demonstração técnica ‘Prisão para a Liberdade”, no auditório do Porto Iracema. às 19h. A apresentação, aberta ao público, aborda a trajetória do ator fundado do LUME – Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da Unicamp. O evento é promovido pelo Laboratório de Pesquisa Teatral do Porto, do qual Simioni integra como tutor do projeto “Memórias de Mestres”.
“Prisão para a Liberdade” demonstra o percursos de 26 anos das pesquisas do ator junto ao LUME. Simioni começa a demonstração abordando o treinamento físico cotidiano, a construção de técnicas de expansão e dilatação do corpo no espaço e no tempo, as técnicas de manipulação de diferentes qualidades de energias e sua distribuição no espaço; além do treinamento vocal do ator, o encontro com outros mestres de linhas de trabalho e sua assimilação; e a passagem do treinamento para a elaboração de personagens e construção de cenas.
Em um segundo momento, Simioni mostra ao público a prisão em que a técnica pode colocar o ator e a impossibilidade de se livrar da técnica, bem como a descoberta desta como tranpolim para a transcendência de seu trabalho, chegando ao período de hoje, quando suas pesquisas levam o ator para outro plano de representação e de comunhão com o espectador. Após a demonstração, o ator responderá a perguntas e dúvidas do público.
Serviço:
Demonstração técnica “Prisão para a Liberdade”, de Carlos Simioni
Quando: 17 de outubro, às 19h
Onde: Auditório do Porto Iracema (Rua Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema)
Aberto ao público