(Foto: Micaela Menezes)
Projeto “Trabalho Fantasma” foi premiado com participação Marché du film, centro de negócios do Festival de Cannes.
Realizado no último sábado (22), o 12º Pitching de Roteiros do Lab Cena 15, laboratório de Cinema da Porto Iracema das Artes – Escola de Formação e Criação do Ceará, que integra a Rede Pública de Equipamentos da Secretaria de Cultura do Estado (Rece), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) – premiou projetos desenvolvidos na mais recente edição do programa imersivo. Pensados como formas de incentivar o desenvolvimento dos projetos, os prêmios contemplam os participantes com importantes oportunidades para a transformação dos roteiros em produtos audiovisuais.
Um desses incentivos é o Prêmio Projeto Paradiso, que agracia o produtor do projeto vencedor com participação no Marché du film, centro de negócios do Festival de Cannes. A premiação inclui passagem e credencial garantidas pelo Projeto Paradiso.
Outra importante oportunidade é o Prêmio Rede Paradiso de Talentos, que convida o ganhador a integrar a Rede Paradiso de Talentos, além de conceder R$ 5 mil para serem investidos em seu desenvolvimento e uma mentoria no âmbito do Paradiso Multiplica.
A série de premiações ainda inclui consultoria personalizada da Pródigo Filmes e participação no Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre (FRAPA).
Os responsáveis pela escolha dos vencedores foram nomes consagrados no audiovisual brasileiro: Aleksei Abib (diretor, roteirista e fundador do Sol Film Lab), Erika Candido (produtora executiva da Kilomba Produções), Gabriela Matarazzo (Head de Desenvolvimento da Pródigo Filmes), Joana Henning (Sócia e CEO da Escarlate) e Maria Angela de Jesus (produtora executiva associada da Conspiração Filmes).
Além do júri, Raphaela Leite (consultora da Rede Globo), Heitor Lorega (roteirista de “Ainda Estou Aqui”), Fellype Pontes (gerente de Pesquisa e Desenvolvimento de Talentos Artísticos dos Estúdios Globo) e o cineasta Sérgio Machado (diretor de “Cidade Baixa” e “O Rio do Desejo”) também marcaram presença no evento, como convidados.
O Pitching de Roteiros do Lab Cena 15 faz parte da 12ª Mostra de Artes da Porto Iracema das Artes (MOPI), evento que celebra os projetos desenvolvidos nos Laboratórios de Cinema, Teatro, Música, Dança e Artes Visuais da Escola, promovendo atividades culturais gratuitas durante todo o mês de março.
VEJA LISTA DE PROJETOS PREMIADOS
Prêmio Projeto Paradiso
- Prêmio: Participação do produtor no Marché du film, centro de negócios do Festival de Cannes, com passagem e credencial garantidas pelo Projeto Paradiso.
- Vencedor: Trabalho Fantasma
Prêmio Rede Paradiso de Talentos
- Prêmio: Convida o projeto vencedor a integrar a Rede Paradiso de Talentos, concede R$ 5 mil para serem investidos em seu desenvolvimento e fornece uma mentoria no âmbito do Paradiso Multiplica.
- Vencedor: Vote em Mainha!
Prêmio PORTO-FRAPA
- Prêmio: Participação Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre (FRAPA) e do Pitching de Laboratórios Convidados, com passagem, hospedagem e credencial.
- Vencedor: Quinta dos Lázaros
Prêmio Pródigo
- Prêmio: Dois projetos indicados pelo júri recebem consultorias de plano de ação personalizadas da Pródigo Filmes, que incluem dimensionamento de orçamento, mapeamento de laboratórios, traduções, preparativos para pitching, estratégias para desenvolvimento, casting de elenco, entre outros apoios.
- Vencedores: Vote em Mainha! e Rei da Rua
Prêmio B_arco
- Prêmio: O vencedor escolhe um curso do Centro Cultural b_arco, em São Paulo, para participar durante um semestre.
- Vencedor: O Monstro Atrás da Sombra
Prêmio Cinema do Dragão
- Prêmio: O vencedor recebe um ano de entrada gratuita no Cinema do Dragão, o principal espaço de exibição de cinema independente do estado do Ceará.
- Vencedor: Restauração
Prêmio Final Draft
- Prêmio: O vencedor recebe duas licenças do Final Draft 13, software profissional de escrita e formatação de roteiros, amplamente usado por roteiristas ao redor do mundo.
- Vencedor: Rei da Rua
Prêmio do Público
- Prêmio: Mais votado pelo público, o vencedor duas assinaturas gratuitas da FILMICCA, streaming nacional e independente de cinema autoral e cult, por um ano.
- Vencedor: Rei da Rua
Prêmio Sol Film Lab
- Prêmio: O vencedor participa do Sol Film Lab, primeiro laboratório de revisão de roteiro em língua portuguesa.
- Vencedor: Rei da Rua
CONFIRA SINOPSES DE TODOS OS PROJETOS
“Quinta dos Lázaros”, de Rogério Cathalá e Eva Freire
Longa-metragem
Sinopse: Depois do desaparecimento de seu filho Alex, a médica Juçara passa a ser assombrada por espíritos que lhe propõem um pacto: em troca de revelar o paradeiro de seu filho, exigem ajuda para se vingar de um paciente. Ao sofrer ataques sobrenaturais que colocam sua vida em risco, ela aceita o pacto e descobre uma estreita relação entre o paciente e o sumiço de Alex.
“Trabalho Fantasma”, de Fábio Baldo e Leonardo da Rosa
Longa-metragem
Sinopse: Em uma isolada região agrícola no interior de São Paulo, Alda trabalha como tratorista para uma usina de cana-de-açúcar que passa por uma transformação tecnológica para a substituição do trabalho humano. Quando seu namorado Marco desaparece após usar um aplicativo de alimentação de IAs, Alda passa a ser assombrada por um estranho espectro de luz que, aos poucos, a faz questionar se seu trabalho na usina ainda é seguro.
“Rei da Rua”, de Darlan Sousa e Dominik Angel
Longa-metragem, ficção
Sinopse: Durante a Copa do Mundo de 2014, Dinho, um garoto tímido e enjoado, passa as férias com o pai no caloroso interior do Ceará. Ele é arrastado para a rua pela destemida Dedé e, em meio a trambicagens e aventuras, a dupla se dedica a um objetivo comum: completar o álbum da copa antes de Sávio, o dono da bola e rei da rua.
“Vote em Mainha!”, de Saskia Lemos e Carol Uchôa
Longa-metragem, ficção
Sinopse: Após uma briga com a filha que está prestes a sair de casa, Mainha, uma mãe orgulhosa do interior do Ceará, bebe todas para afogar as mágoas e acorda de ressaca com uma surpresa: se candidatou a prefeita da cidade. Agora, ela tem uma casa e uma família para cuidar, enquanto tenta ganhar a eleição mais esculhambada que Juazeiro do Norte já viu.
“Restauração”, de Nathaniel Maia e Evaldo Santos
Longa-metragem, ficção
Sinopse: Enquanto lidera a restauração de obras de arte danificadas na invasão de 8 de janeiro em Brasília, Dalva descobre que seus próprios pais participaram dos ataques. Afastada do trabalho e incapaz de reparar as fissuras familiares, ela percebe que eles continuam tramando para escapar da justiça e decide denunciá-los.
“O Monstro Atrás da Sombra”, de Celina Ximenes e Maria do Céu
Longa-metragem, ficção
Sinopse: Após o misterioso desaparecimento da diretora Fernanda durante filmagens em uma caverna remota, o produtor decide retomar o projeto. Lúcia, a melhor amiga da Fernanda, suspeita que ela ainda está viva e junta-se à equipe para investigar o que realmente aconteceu. Quando a equipe adentra a caverna, Lúcia percebe que para descobrir a verdade terá que lidar com a força maligna das sombras que passam a cercá-la.
“Justa Causa”, de César Augusto, Alexandre Vale e Hugo Damasceno
Série de Ficção (8 episódios de 45 minutos)
Sinopse: Após uma estratégia errada, a advogada Manuela Freitas vê sua carreira desmoronar. Para tentar recuperar sua credibilidade, ela precisará se agarrar ao caso de Jéssica, uma mãe que não sabe se matou seu filho, mas que já foi condenada antes mesmo de ser julgada.
LAB CENA 15 INCENTIVA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL NO CEARÁ
Desde 2013, o Lab Cena 15 ofereceu o suporte e o espaço necessários para que 142 roteiristas desenvolvessem suas ideias, resultando na criação de inúmeros longas-metragens de ficção, séries de TV e documentários ou híbridos.
Durante a construção dos projetos, os artistas contaram com a tutoria dos cineastas e roteiristas Armando Praça, Jaqueline Souza, Nina Kopko e Murilo Hauser, além dos consultores Pablo Arellano e Luciana Vieira. Já a tutora do Programa Cena 15 – Série de Ficção é a roteirista Camila Augustini. A mentoria fica a cargo do premiado Karim Aïnouz, diretor de grandes filmes como Madame Satã, Praia do Futuro e Motel Destino.
“O Lab Cena 15 não só me forneceu ferramentas técnicas e criativas, mas também me abriu portas, como a oportunidade de integrar a Incubadora Paradiso. Eu também tive a oportunidade de conhecer e trocar com grandes nomes do nosso cinema, de quem sempre fui fã, como Karim Aïnouz e Sérgio Machado. Mais do que isso, o Laboratório me ajudou a entender que o cinema é uma construção coletiva, mas que parte de um lugar muito íntimo e pessoal”, conta André Araújo, roteirista do filme “Feito Pipa”, projeto desenvolvido pelo artista, junto a Allan Deberton, na 7ª edição do laboratório.
Entre os 73 roteiros finalizados ao longo das edições do Lab Cena 15, 53 foram produzidos por cearenses. O número reflete o comprometimento do laboratório com o fortalecimento do audiovisual no Ceará.
Para além do incentivo ao setor, o Lab Cena 15 também impulsiona os cineastas cearenses, projetando-os nacionalmente durante o Pitching, evento que reúne profissionais do audiovisual de todo o país. “Foi a partir dessa possibilidade de estudar mais e de compreender melhor seus mecanismos que comecei a me enxergar como roteirista. Essa pequena revolução se deu não só no nível de aprendizado, mas também na oportunidade que tive, depois do Cena 15, de circular pelo Brasil nos laboratórios de roteiro, de conhecer gente, de entender como as coisas funcionavam. Isso foi uma guinada na minha jornada profissional”, afirma a diretora e roteirista Luciana Vieira, participante da 3ª edição do laboratório.
SOBRE O LAB CENA 15 – LABORATÓRIO DE CINEMA DA PORTO IRACEMA DAS ARTES
Fundado em 2013, o Laboratório CENA 15 – Cinema integra o programa de Formação dos Laboratórios de Criação da Porto Iracema, escola de artes da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). O Lab Cena 15 promove, ao longo de 7 meses, a formação de roteiristas e desenvolve projetos de roteiros de longa-metragem de ficção por meio de um laboratório imersivo, sob a tutoria dos cineastas Nina Kopko, Armando Praça, Jaqueline Souza e Murilo Hauser, com a assessoria dos roteiristas Luciana Vieira e Pablo Arellano. Trata-se de uma experiência inédita de formação profissional e de lançamento exclusivo de novas histórias no circuito do cinema e audiovisual do Brasil inserida no Nordeste do país.
SOBRE O PROGRAMA CENA 15 – Série de Ficção
O CENA 15 – Série de Ficção dedica-se ao desenvolvimento da escrita dramatúrgica de obra seriada de ficção (live action), da ideia inicial à elaboração da bíblia e do roteiro do primeiro episódio. Seleciona um projeto por edição, para ser desenvolvido no período de 6 meses em dinâmica de uma sala de roteiro composta por três roteiristas cearenses, com orientação da roteirista e consultora Camila Agustini.
SOBRE A ESCOLA
A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há 10 anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.