Com presença de júri nacional, incluindo nomes como o da atriz Alice Carvalho e a roteirista, Camila Augustini, a Escola Porto Iracema das Artes promove a 11ª edição do Pitching de Roteiros, realizado pelo Laboratório de Cinema – Lab Cena 15, pioneiro no fomento do audiovisual. O evento acontece dia 9 de março, no Cinema do Dragão, a partir das 9h
Com mais de 20 convidados entre artistas, jornalistas, produtores de audiovisual e, ainda, 6 roteiros de longas-metragens e 1 série infantojuvenil desenvolvida, a Porto Iracema das Artes – Equipamento da Rede de Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) – promove a décima primeira edição do Pitching de Roteiros do Lab Cena 15. O Pitching é realizado pelo Laboratório Cena 15 – Cinema da Porto Iracema das Artes, uma das principais referências de formação em audiovisual do Brasil, e mostra a pluralidade e diversidade das produções audiovisuais da Escola. O evento, que integra a programação da 11ª Mostra de Artes da Escola Porto Iracema das Artes (MOPI), acontece dia 9 de março, a partir das 9h, no Cinema do Dragão.
O júri é composto por sete profissionais com trajetórias relevantes no cenário do audiovisual brasileiro. Desta vez, a Escola recebe Alice Carvalho, atriz, diretora e roteirista, cuja carreira ganhou notoriedade após interpretar Dinorah Vaqueiro na série da Amazon Prime Video, “Cangaço Novo”, com segunda temporada confirmada. Atualmente, Alice dá vida à personagem Joaninha, no remake da novela da Globo “Renascer”; Ana Paula Sousa, jornalista e editora de cultura da revista CartaCapital; Caroline Louise, produtora cearense do grupo Marrevolto; Leo Garcia, roteirista e diretor-geral do FRAPA, maior festival de roteiros do país; Tereza Gonzalez, produtora e Vice-Presidente de Conteúdo na Paramount Television International Studio e ex-CEO da empresa Porta dos Fundos / Viacom; Monique Rocco, produtora executiva da produtora Maria Farinha Filmes; e Gabriela Azevedo, representante da área de aquisição e projetos do Canal Brasil.
Representando o Projeto Paradiso, instituição parceira do Cena 15 desde 2018, o Pitching contará com a participação de Safo Nunes, analista de Comunicação e Gestão de Talentos.
Os roteiros desenvolvidos no Lab Cena 15 recebem diversos prêmios em cada Pitching e neste os vencedores serão agraciados com apoio de 5 mil reais, mais uma mentoria no âmbito do Paradiso Multiplica e entrada para a Rede Paradiso de Talentos; participação no BAL-LAB Festival de Biarritz – França; participação no FRAPA; curso da b_arco; consultoria de revisão de roteiro com Karim Aïnouz; Duas (2) licenças do software de escrita de roteiros Final Draft 13; até entrada gratuita no Cinema do Dragão.
De 2013 a 2023-24, o CENA 15 deu suporte formativo para que 120 roteiristas escrevessem seus primeiros longas-metragens de ficção, documentários ou híbridos, e até mesmo séries de TV. Os responsáveis pelas tutorias do Laboratório de Cinema são os cineastas e roteiristas Armando Praça, Jaqueline Souza, Nina Kopko e Murilo Hauser, além dos consultores Pablo Arellano e Luciana Vieira. Já a tutora do Programa Cena 15 – Série de Ficção é a roteirista Camila Augustini. A mentoria fica a cargo do premiado cineasta, roteirista de audiovisual, Karim Aïnouz, diretor de grandes filmes como Madame Satã e Praia do Futuro.
A diretora de criação e formação da Escola Porto Iracema das Artes, Bete Jaguaribe, enfatiza a importância do Lab Cena 15 e reafirma o compromisso em manter a qualidade do Laboratório, em cada uma de suas edições. “O êxito do nosso Laboratório de Cinema é evidente ao longo de sua trajetória. Nesta décima primeira edição, já alcançamos a marca de 10 projetos completamente filmados, com vários outros próximos de serem produzidos. Além disso, é gratificante observar o impacto que o laboratório teve na carreira de inúmeros profissionais, muitos dos quais agora estão se destacando e se consolidando no mercado de trabalho.”
A coordenadora do Laboratório Cena 15 – Cinema da Porto Iracema das Artes, Manoela Ziggiatti, detalha o evento como um ponto alto das ações da Escola: “Sentir a reação do público diante da apresentação dos projetos e ouvir e processar os comentários do júri são aprendizados valiosos. É um primeiro termômetro para medir como as histórias são recebidas por olhares externos, ao mesmo tempo em que nos aproximamos de práticas vigentes no mercado audiovisual. Os prêmios são um impulso para que os projetos sigam seu percurso de desenvolvimento até chegarem às telas. Além disso, é um momento emocionante, uma celebração por fecharmos um ciclo importante de muito trabalho e dedicação”.
A exemplo dos demais laboratórios da Porto Iracema das Artes, o Laboratório de Cinema funciona como espaço de desenvolvimento de projetos, com tutorias mensais, assessorias semanais, oficinas e aulas abertas com profissionais de referência no campo audiovisual. Além de promover processos de formação inovadores, o CENA 15 também contribui para a inserção profissional de roteiristas no mercado audiovisual nacional e internacional.
O participante desta edição, Vinícius Augusto Bozzo, enfatiza que, após o laboratório, seu projeto inicial foi transformado. “O trabalho sai hoje totalmente diferente do ponto de vista de maturidade de projeto, de roteiro e de texto, sem perder a essência inicial. Sou um outro roteirista após o Lab Cena 15. Muito mais focado naquilo que realmente importa no desenvolvimento de uma história, tendo seguido toda a metodologia, todos os passos, todas as técnicas, com a oportunidade de toda essa troca de experiência. Saímos muito mais empolgados”, finaliza Vinícius.
Roteiros com debates urgentes em questões raciais, políticas e de gênero
Quatro projetos desenvolvidos no Cena 15 abordam a esfera racial em várias instâncias. “AMA”, de Sunslly Marques e Ray Freitas, conta a história de uma jovem negra, babá e filha de uma empregada doméstica, que sonha em estudar História.
O roteiro da dramédia “Bolada”, de Vinícius Augusto Bozzo e Déo Cardoso, diretor e roteirista do filme Cabeça de Nêgo, também é atravessado pela temática racial, explorando o universo do futebol. “As rainhas do Baile”, de Erica Sansil, é um drama que lida com o funk e feminicídio no Rio de Janeiro a partir da perspectiva de uma jovem negra. E por fim, o longa “Couro Marcado”, de Lucas Souto e Nick Sanches, tece uma crítica ácida à exploração do trabalho na sociedade capitalista.
Também com um sentido de urgência, está o longa-metragem indígena desenvolvido por Karkará Tunga, “Suçuarana”, que aborda a luta por território em um drama fantástico. Já “Vermelho Escuro”, de Otávio Oliveira e Fernando Fiuza, se destaca na esfera religiosa e LBTQIA+, contando a história de um pastor evangélico dividido entre sua fé e a paixão por um ex-criminoso.
A série “O Radar do Tempo”, desenvolvida por Oziel Herbert, em parceria com Larissa Estevam e Litelton Firmiano, aborda questões raciais e de reescrita da história, mas com foco no público infantojuvenil. Conta as aventuras de dois irmãos negros que viajam no tempo em busca da avó que se perdeu no passado.
SINOPSES DOS ROTEIROS DA 11ª EDIÇÃO DO LABORATÓRIO DE CINEMA
AMA (CE)
Drama de amadurecimento
longa-metragem, ficção
De Sunslly Marques e Ray Freitas
Jasmim é uma jovem negra que trabalha como babá para a família Abrantes enquanto cursa o Ensino Médio. Quando surge a oportunidade de uma bolsa de estudos para um cursinho, Jasmim se vê dividida entre o sonho de estudar História e as pressões para que ela siga os mesmos passos de sua mãe, que trabalhou a vida inteira como doméstica.
AS RAINHAS DO BAILE (RJ)
Drama funk
Longa-metragem, Ficção
de Érica Sansil
Duda descobre que o pai está prestes a sair da cadeia e voltará a morar na casa onde ela vive com sua avó. Para não conviver com o assassino de sua mãe, a jovem vai fazer de tudo para vencer um concurso de funk e receber o prêmio em dinheiro que lhe permitirá se mudar dali.
BOLADA (CE)
Dramédia de Autodesconhecimento
longa-metragem, ficção
de Vinicius Augusto Bozzo e Déo Cardoso
Um emocionado jogador de futebol da série C recebe uma oportunidade inusitada na série A, mas para realizar o sonho de ser titular num time de alto nível terá que controlar sua falta de habilidade, suportar uma rotina regrada e superar o desafeto com um companheiro de time que lhe magoou no passado.
COURO MARCADO (CE)
Distopia Fabril
Longa-metragem, Ficção
De Lucas Souto e Nick Sanches
Após ser despejado, Matheus decide trabalhar em uma empresa têxtil que troca mão de obra por moradia. Ao se empenhar para subir de cargo, começa a desconfiar da procedência da matéria-prima usada na fabricação de uma linha exclusiva de tênis. Matheus terá de decidir entre continuar com o conforto que conquistou ou alertar os colegas de trabalho para escaparem vivos dos segredos escondidos ali.
SUÇUARANA (PE)
Drama de transmutação animal
Longa-metragem,Ficção
de Karkará Tunga
Após ser pega saindo escondida à noite, Josi, uma adolescente desconectada de suas raízes indígenas, é enviada à zona rural. Para voltar, precisa convencer a avó a vender a terra da família aos fazendeiros, mas tudo muda quando descobre ter uma herança diferente: a capacidade de transformar-se em suçuarana.
VERMELHO ESCURO
Romance Gay Neopentecostal
longa-metragem, ficção
de Otávio Oliveira e Fernando Fiuza
Um pastor evangélico se muda com a esposa para o interior do Ceará decidido a assumir o principal posto de trabalho em uma igreja neopentecostal . Na cidade, o religioso será confrontado por sua visão progressista da fé e pela paixão por um ex-criminoso.
O RADAR DO TEMPO
Ficção Afrocientífica
Série infantojuvenil (6 episódios / 30 minutos)
De Oziel Herbert, Larissa Estevam e Litelton Firmiano
Duas crianças negras se aventuram no tempo em busca da avó que se perdeu no passado. Quase sempre em pé de guerra, os irmãos precisarão se unir para desvendar os segredos da Máquina do Tempo, enquanto contam com a ajuda dos seus ancestrais.
CONHEÇA O MENTOR DO Lab Cena 15 – 11ª EDIÇÃO
CONHEÇA O GRUPO DE TUTORES DO LAB Cena 15 – 11ª EDIÇÃO
CONHEÇA A TUTORA DO PROGRAMA CENA 15 – SÉRIE DE FICÇÃO
SOBRE O LAB CENA 15 – LABORATÓRIO DE CINEMA DA PORTO IRACEMA DAS ARTES
Fundado em 2013, o Laboratório CENA 15 – Cinema integra o programa de Formação dos Laboratórios de Criação da Porto Iracema, escola de artes da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). O Lab Cena 15 promove, ao longo de 7 meses, a formação de roteiristas e desenvolve projetos de roteiros de longa-metragem de ficção por meio de um laboratório imersivo, sob a tutoria dos cineastas Nina Kopko, Armando Praça, Jaqueline Souza e Murilo Hauser, com a assessoria dos roteiristas Luciana Vieira e Pablo Arellano. Trata-se de uma experiência inédita de formação profissional e de lançamento exclusivo de novas histórias no circuito do cinema e audiovisual do Brasil inserida no Nordeste do país.
SOBRE O PROGRAMA CENA 15 – Série de Ficção
O CENA 15 – Série de Ficção dedica-se ao desenvolvimento da escrita dramatúrgica de obra seriada de ficção (live action), da ideia inicial à elaboração da bíblia e do roteiro do primeiro episódio. Seleciona um projeto por edição, para ser desenvolvido no período de 6 meses em dinâmica de uma sala de roteiro composta por três roteiristas cearenses, com orientação da roteirista e consultora Camila Agustini.
SOBRE A ESCOLA DE ARTES PORTO IRACEMA DAS ARTES
A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há 10 anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.
SERVIÇO:
O quê: Laboratório de Cinema da Porto Iracema realiza a 11ª edição do Pitching
Quando: sábado, 9 de março
Horário: A partir de 9h
Onde: Cinema do Dragão (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema)
Acesso: Gratuito e aberto ao público
Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Carol Danziger (jornalista) | Supervisão e Edição: Gabriela Dourado (jornalista) | Publicado em 04 de março de 2024