Search
Close this search box.

Escola de Formação e Criação do Ceará

Search
Close this search box.
paulo-freire-a-bombordo_capa-site

Projeto Paulo Freire a Bombordo celebra o legado do patrono da educação brasileira no Porto Iracema

paulo freire a bombordo capa site

O filósofo e pedagogo é um dos mais citados e homenageados pensadores brasileiros no mundo.

Com o objetivo de celebrar a obra do filósofo, pedagogo e patrono da educação brasileira, o Porto Iracema das Artes lança o Projeto Paulo Freire a Bombordo com atividades até setembro, mês de aniversário do educador, quando o país todo se engajará na “Marcha Amorosa”, evento que reverenciará o legado de Freire. A programação iniciará com duas aulas abertas das educadoras Gleyce Kelly Heitor e Ruth Cavalcante nos dias 24 de junho e 6 de julho, respectivamente. Ambas atividades são gratuitas.

O projeto Paulo Freire a Bombordo tem como objetivo “reafirmar a importância da obra do educador, num momento em que o pensamento crítico virou alvo preferencial dos grupos de direita no país” – observa a Diretora de Formação do Instituto Dragão do Mar, Elisabete Jaguaribe. “A ideia é estabelecermos uma esfera permanente de debate em torno da obra de Paulo Freire, refletindo nossas práticas de formação, numa perspectiva muito clara de garantirmos o livre pensamento no processo construção de uma sociedade mais justa”, complementa a diretora.

O nome do programa, Paulo Freire a Bombordo, segue a tradição que o Porto Iracema das Artes criou, no processo de nomeação dos projetos da escola, sempre inspirados em referências da cultura do mar. A ideia vem de uma analogia com os navios que, ao descerem o Atlântico ao longo da costa africana, terem à sua esquerda a terra e os respectivos portos – bom bordo – enquanto que do lado direito só existia o mar e o desconhecido. O projeto acontecerá num movimento de articulação entre as quatro escolas que integram a Rede de Escolas Criativas do Instituto Dragão do Mar: Porto Iracema das Artes, Escola de Gastronomia Ivens Dias Branco, Escola Thomaz Pompeu e Centro Cultural Bom Jardim.

ATIVIDADES INICIAIS DO PROJETO

No dia 24 de junho, às 19h, a educadora e pesquisadora Gleyce Kelly Heitor ministrará aula aberta com o tema “Paulo Freire e Arte Contemporânea”. A ação, que acontecerá no Auditório da Escola, também abre a temporada formativa do Laboratório de Artes Visuais, integrando o módulo ” Circuito, Instituições e Anti-institucionalidade”.

A aula aberta traçará um percurso histórico da relação de Paulo Freire com a arte, destacando sua atuação e a influência de suas ideias em movimentos culturais e processos artísticos. Para além de traçar um panorama das relações deste educador com a arte, também serão abordados os diferentes usos dos pensamentos e métodos deste autor por parte de artistas, curadores, circuitos e instituições de arte.

A segunda atividade que marca a abertura do projeto é a aula aberta “Ruth Cavalcante e Paulo Freire: Poéticas da Existência”. Quem ministrará a aula é a própria psicopedagoga Ruth Cavalcante, que trabalhou com o educador e desenvolve projetos a partir da inspiração conceitual de Paulo Freire. A aula também será no Auditório, no dia 6 de julho, às 8h30.

Mais do que uma aula aberta, o encontro com Ruth Cavalcante será um momento de partilha da comovente trajetória em que se cruzam duas pessoas que dedicaram suas vidas à educação libertária. Um momento de reafirmação da importância do legado, e da presença de Paulo Freire para todas as esferas do conhecimento.

AS FACILITADORAS

Gleyce Kelly Maciel Heitor

Gleyce Kelly é educadora e pesquisadora. Tem licenciatura em História pela UFPE, mestrado em Museologia e Patrimônio pela Unirio-Mast e experiência com projetos de mediação cultural, educação e programas públicos em museus, exposições e demais instituições de arte. Atualmente é Coordenadora de Ensino da Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Foi professora substituta do Bacharelado em Museologia da Universidade Federal de Goiás (2017 – 2018). Dentre suas recentes experiências em museus e instituições culturais destacam-se: sua atuação como coordenadora pedagógica do Programa CCBB Educativo Arte e Educação – 2018, realizado pelo JA.CA Centro de Arte e Tecnologia, onde trabalhou na elaboração do programa pedagógico, na implementação, formação e acompanhamento das equipes de educação (RJ, SP, DF e BH) e no desenvolvimento de materiais pedagógicos; seu trabalho como parte da equipe de implementação da Escola do Olhar – Museu de Arte do Rio, onde foi assessora e coordenadora pedagógica (2012-2017) frente aos projetos Escola e Museus, Acessibilidade e Inclusão, Ações Educativas e Formação Continuada de Equipes. Além de ter sido contemplada, em 2016, com a bolsa de qualificação profissional da CAPES para o Intercâmbio Acadêmico IBRAM – Escola do Louvre, oferecida pelo Instituto Brasileiro de Museus, que viabilizou um período de estudos e estágio, respectivamente na Escola do Louvre e na Diretoria de Mediação e Programação Cultural do Museu do Louvre (2016), onde desenvolveu pesquisas sobre metodologias e referências em mediação cultural na América Latina. Estão entre os seus principais temas de pesquisa: as relações entre os museus, a arte contemporânea e a educação; as interfaces entre a museologia e o pensamento social brasileiro e as relações entre os museus e os movimentos sociais.

Maria Ruth Barreto Cavalcante

Ruth Cavalcante é graduada em psicopedagogia na escola de Pedagogia Social de Colônia, Alemanha. Pós-graduada em Educação Biocêntrica e em Psicologia Transpessoal. Professora dos cursos de pós-graduação em Relações Humanas e Dinâmicas Grupais, e Educação Biocêntrica na Universidade Estadual do Vale de Acaraú e na Universidade Estadual do Ceará. Consultora em Método de Processo em Empresas, escolas, Organizações e Comunidades. Diretora Pedagógica do CDH- Centro de desenvolvimento Humano, desde 1981 Professora da Escola Pública Municipal de Fortaleza desde 1981. Ruth foi a primeira presa política do estado do Ceará, nos anos de chumbo da ditadura militar. Nascida no Ceará em 1943, iniciou aos 21 anos a trajetória na educação com jovens e adultos, quando conheceu o Movimento de Educação de Base (MEB), aplicado de acordo com os fundamentos do educador Paulo Freire.

SERVIÇO

O que: Aula aberta “Paulo Freire e Arte Contemporânea”, com Gleyce Kelly Heitor
Quando: Segunda-feira, 24 de junho de 2019, às 19h
Onde: Auditório do Porto Iracema (R. Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema)
GRATUITO

O que: Aula aberta “Ruth Cavalcante e Paulo Freire: Poéticas da Existência”, com Ruth Cavalcante
Quando: Sábado, 6 de julho de 2019, às 8h30
Onde: Auditório do Porto
GRATUITO

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Myke Guilherme

Publicado em: 19/06/2019