A Escola Porto Iracema das Artes recebe nesta quinta-feira (05), a palestra Cândido Portinari: do cafezal à ONU, com o filho do artista brasileiro, João Cândido Portinari. É a terceira vez que a palestra vem à Fortaleza, apresentando-se em 3 três partes: (I) a vida e obra de Portinari (1903-1962); (II) o trabalho do Projeto Portinari; (III) e sua mais recente iniciativa, o “Projeto Guerra e Paz”.
A brilhante trajetória artística de Portinari começa em um humilde povoado perdido nas imensas plantações de café do estado de São Paulo e, após legar ao país um retrato emocionado e grandioso do povo, da vida e da alma brasileira em mais de 5 mil obras. Na segunda parte é apresentado o trabalho de mais de 36 anos do Projeto Portinari, do qual João Cândido é fundador e diretor-geral, empenhado no levantamento, catalogação, pesquisa e disponibilização da obra e vida do pintor.
A última parte focaliza o ápice de seu trabalho nos monumentais painéis “Guerra” e “Paz”, um presente do Brasil à Organização das Nações Unidas (ONU), em 1956. Após os esforços do filho, a guarda dos originais “Guerra” e “Paz” retorna durante o período 2010-2015, graças ao Projeto Portinari que trouxe a obra prima do pintor para restauro e exposição no Brasil, e em Paris. A reinauguração aconteceu depois no grande plenário da Assembleia Geral das Nações Unidas, em 8 de setembro de 2015.
João Cândido Portinari
João Candido Portinari é Ph.D. pelo Massachusetts Institute of Technology – MIT. A convite da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro — PUC-Rio, regressou ao Brasil, em 1966, após dez anos no exterior, com a missão inicial de ajudar a fundar o Departamento de Matemática da PUC-Rio. Em 1979, após 13 anos de atividades de pesquisa, ensino e administração desenvolvidas tempo integral no Departamento, o Professor Portinari concebeu e implantou o Projeto Portinari, trabalho universitário de equipe multi-disciplinar, empenhado no levantamento, catalogação, pesquisa e disponibilização de um vasto acervo documental sobre a obra, vida e época do pintor Cândido Portinari (1903-62).