Os Cursos Básicos de Cinema têm como foco a iniciação no campo cinematográfico. Com formatos variados – percursos, oficinas, palestras etc. -, a formação busca abordar as diversas dimensões da realização em cinema: Criação de Roteiro, Linguagem Cinematográfica, Direção, Câmera de Vídeo, Som Direto, Montagem e Edição, Produção, Direção de Arte, Direção de Atores, Realização Audiovisual, Documentário, História do Cinema e muito mais. No PREAMAR – Programa de Realização Audiovisual, os alunos que concluíram os percursos de formação básica têm a oportunidade de se engajar num projeto prático de curta-metragem, proporcionando uma imersão total num set filmagens.
ISAAC PIPANO doutor em Comunicação (PPGCOM UFF | Bolsa PDSE Capes | Paris 3), professor de Teorias do Cinema da Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e coordenador educacional na Semente – Escola de Educação Audiovisual. É um dos idealizadores do programa “Inventar com a Diferença: cinema, educação e direitos humanos” e foi coordenador acadêmico na Academia Internacional de Cinema (RJ). Desde 2010 atua como educador em programas de formação audiovisual em espaços não-formais de ensino em escolas livres, cursos técnicos e no ensino superior. No coletivo apenasbaleia dirigiu os filmes Súcubo (2021), Andante (2016), Imóvel (2015) e Berlin (2014) e co-escreveu o roteiro do longa Um Filme de Verão (2018), de Jo Serfaty. É co-autor do livro Cinema de Brincar, com Cezar Migliorin, com quem também dirigiu o filme Educação (2017).
Percurso de Câmera
Com 120 horas-aula, o percurso apresenta, numa perspectiva teórico-prática, noções básicas de operação de câmera em suas dimensões técnica e discursiva, tendo como fundamento a imagem digital. Ele é composto por três módulos:Módulo 1 – A narrativa no audiovisual (40 h/a)
De caráter prático e expositivo, apresenta o conceito de estrutura narrativa, com ênfase na forma aristotélica e na compreensão da jornada do herói. Por meio da leitura de filmes, discute-se a linguagem audiovisual como recurso de expressão criativa.Módulo 2 – Narrativas visuais (40 h/a)
O objetivo é sensibilizar o participante para o uso criativo da técnica em função da narrativa, explorando a câmera e a linguagem de vídeo como meio de contar experiências, sensações e ideias. Numa abordagem teórico-prática, apresenta os equipamentos e as técnicas de manuseio, os tipos de câmera para cinema e vídeo e os acessórios, a compatibilidade entre suportes diversos e formatos de janela. Discute os fundamentos da linguagem e da operação de câmera, considerando aspectos como o uso expressivo dos valores de quadro, eixos, sua composição e ações internas.Módulo 3 – Práticas Criativas em Câmera (40 h/a)
Aprofunda, por meio de exercícios práticos, a construção da imagem no audiovisual. Aborda o uso da câmera, as lentes e filtros, os refletores e lâmpadas, os medidores de luz, a temperatura de cor, os tipos de iluminação por pontos de reflexão, a compatibilidade entre diversos suportes.Percurso de Edição
Com 120 horas-aula, o percurso apresenta os conceitos e técnicas fundamentais da edição cinematográfica, destacando a criação de sentidos por meio da articulação de planos e elementos sonoros. É composto por três módulos:Módulo 1 – A narrativa no audiovisual (40 h/a)
De caráter prático e expositivo, apresenta o conceito de estrutura narrativa, com ênfase na forma aristotélica e a compreensão da jornada do herói. Por meio da leitura de filmes, discute-se a linguagem audiovisual como recurso de expressão criativa.Módulo 2 – Criação de Sentidos pela Edição (40 h/a)
Apresenta as ferramentas de edição e as formas de organização do material filmado. Aborda a construção de sentidos pela edição cinematográfica e suas interferências na narrativa. Trabalha a escolha dos planos a partir métrica das ações internas e a correlação entre tomadas e planos. Práticas com softwares de edição, como importação, organização de material e edição básica.Módulo 3 – Práticas Criativas em Edição (40 h/a)
Apresenta e discute diferentes dinâmicas de edição de documentário e ficção, televisão e cinema. Práticas avançadas com software de edição, como multicâmera e codificações.Percurso de Som
Com 120 horas-aulas, o percurso consiste numa introdução ao som nos meios audiovisuais. Apresenta o campo da criação sonora e seus elementos para construção de narrativas e atmosferas, estimulando o aluno na percepção das nuances sonoras contidas nas obras audiovisuais através da realização de exercícios de captação de áudio. O percurso é composto por três módulos:Módulo 1 – A narrativa no audiovisual (40 h/a)
De caráter prático e expositivo, apresenta o conceito de estrutura narrativa, com ênfase na forma aristotélica e a compreensão da jornada do herói. Por meio da leitura de filmes, discute-se a linguagem audiovisual como recurso de expressão criativa.Módulo 2 – Narrativas Sonoras (40 h/a)
O objetivo é sensibilizar o participante para o uso criativo de técnicas de captação de som direto para o audiovisual, em função da narrativa. Apresenta noções introdutórias de acústica e psicoacústica.Módulo 3 – Práticas Criativas em Som Direto (40 h/a_)
Aprofunda os conceitos, técnicas, equipamentos e softwares de captação e tratamento de som com ênfase no exercício de campo.Coordenação
