Escola de Formação e Criação do Ceará

Os Cursos Básicos de Cinema têm como foco a iniciação no campo cinematográfico. Com formatos variados – percursos, oficinas, palestras etc. -, a formação busca abordar as diversas dimensões da realização em cinema: Criação de Roteiro, Linguagem Cinematográfica, Direção, Câmera de Vídeo, Som Direto, Montagem e Edição, Produção, Direção de Arte, Direção de Atores, Realização Audiovisual, Documentário, História do Cinema e muito mais. No PREAMAR – Programa de Realização Audiovisual, os alunos que concluíram os percursos de formação básica têm a oportunidade de se engajar num projeto prático de curta-metragem, proporcionando uma imersão total num set filmagens.  

Percurso de Câmera 

Com 120 horas-aula, o percurso apresenta, numa perspectiva teórico-prática, noções básicas de operação de câmera em suas dimensões técnica e discursiva, tendo como fundamento a imagem digital. Ele é composto por três módulos:  
Módulo 1 – A narrativa no audiovisual (40 h/a)
De caráter prático e expositivo, apresenta o conceito de estrutura narrativa, com ênfase na forma aristotélica e na compreensão da jornada do herói. Por meio da leitura de filmes, discute-se a linguagem audiovisual como recurso de expressão criativa.  
Módulo 2 – Narrativas visuais (40 h/a)
O objetivo é sensibilizar o participante para o uso criativo da técnica em função da narrativa, explorando a câmera e a linguagem de vídeo como meio de contar experiências, sensações e ideias. Numa abordagem teórico-prática, apresenta os equipamentos e as técnicas de manuseio, os tipos de câmera para cinema e vídeo e os acessórios, a compatibilidade entre suportes diversos e formatos de janela. Discute os fundamentos da linguagem e da operação de câmera, considerando aspectos como o uso expressivo dos valores de quadro, eixos, sua composição e ações internas.  
Módulo 3 – Práticas Criativas em Câmera (40 h/a)
Aprofunda, por meio de exercícios práticos, a construção da imagem no audiovisual. Aborda o uso da câmera, as lentes e filtros, os refletores e lâmpadas, os medidores de luz, a temperatura de cor, os tipos de iluminação por pontos de reflexão, a compatibilidade entre diversos suportes.  

Percurso de Edição 

Com 120 horas-aula, o percurso apresenta os conceitos e técnicas fundamentais da edição cinematográfica, destacando a criação de sentidos por meio da articulação de planos e elementos sonoros. É composto por três módulos:  
Módulo 1 – A narrativa no audiovisual (40 h/a)
De caráter prático e expositivo, apresenta o conceito de estrutura narrativa, com ênfase na forma aristotélica e a compreensão da jornada do herói. Por meio da leitura de filmes, discute-se a linguagem audiovisual como recurso de expressão criativa.  
Módulo 2  – Criação de Sentidos pela Edição (40 h/a)
Apresenta as ferramentas de edição e as formas de organização do material filmado. Aborda a construção de sentidos pela edição cinematográfica e suas interferências na narrativa. Trabalha a escolha dos planos a partir métrica das ações internas e a correlação entre tomadas e planos. Práticas com softwares de edição, como importação, organização de material e edição básica.  
Módulo 3  – Práticas Criativas em Edição (40 h/a)
Apresenta e discute diferentes dinâmicas de edição de documentário e ficção, televisão e cinema. Práticas avançadas com software de edição, como multicâmera e codificações.  

Percurso de Som

Com 120 horas-aulas, o percurso consiste numa introdução ao som nos meios audiovisuais. Apresenta o campo da criação sonora e seus elementos para construção de narrativas e atmosferas, estimulando o aluno na percepção das nuances sonoras contidas nas obras audiovisuais através da realização de exercícios de captação de áudio. O percurso é composto por três módulos:  
Módulo 1 – A narrativa no audiovisual (40 h/a)
De caráter prático e expositivo, apresenta o conceito de estrutura narrativa, com ênfase na forma aristotélica e a compreensão da jornada do herói. Por meio da leitura de filmes, discute-se a linguagem audiovisual como recurso de expressão criativa.  
Módulo 2 – Narrativas Sonoras (40 h/a)
O objetivo é sensibilizar o participante para o uso criativo de técnicas de captação de som direto para o audiovisual, em função da narrativa. Apresenta noções introdutórias de acústica e psicoacústica.

Módulo 3 – Práticas Criativas em Som Direto (40 h/a_)
Aprofunda os conceitos, técnicas, equipamentos e softwares de captação e tratamento de som com ênfase no exercício de campo.  

Coordenação

Foto de Isaac Pipano, coordenador do programa de audiovisual da Escola Porta Iracema das Artes   ISAAC PIPANO doutor em Comunicação (PPGCOM UFF | Bolsa PDSE Capes | Paris 3), professor de Teorias do Cinema da Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e coordenador educacional na Semente – Escola de Educação Audiovisual. É um dos idealizadores do programa “Inventar com a Diferença: cinema, educação e direitos humanos” e foi coordenador acadêmico na Academia Internacional de Cinema (RJ). Desde 2010 atua como educador em programas de formação audiovisual em espaços não-formais de ensino em escolas livres, cursos técnicos e no ensino superior. No coletivo apenasbaleia dirigiu os filmes Súcubo (2021), Andante (2016), Imóvel (2015) e Berlin (2014) e co-escreveu o roteiro do longa Um Filme de Verão (2018), de Jo Serfaty. É co-autor do livro Cinema de Brincar, com Cezar Migliorin, com quem também dirigiu o filme Educação (2017).